Oies BOOKAHOLICS! Último livro da Maratona Literária de Inverno 2016 e estou muito feliz que consegui finalizar esta leitura, e por conseguir encaixar o liro na minha TBR ❤ Eu estava muito ansiosa porque sigo os canais da Pam Gonçalves e da Bel Rodrigues, e até fui ao evento O amor nos tempos de #likes | Lançamento em São Paulo 🙂
Os demais livros que li na maratona já tem resenha aqui no blog, sendo: Trilogia: Destino / Travessia / Conquista – Por Ally Condie, Os Bons Segredos – Por Sarah Dessen e Battle Royale – Por Koushun Takami (confiram! 😉 ) A última semana da maratona tinha como tema “diversidade” que incluíam temas na esfera LGBT, etnias, etc.
MARATONA LITERÁRIA DE INVERNO 2016 – SEMANA IV “DIVERSIDADE”
DESAFIO ANUAL: 36/50
- Título original: O amor nos tempos de #likes
- Autores: Pam Gonçalves, Isabel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira
- Editora: Galera Record
- Gênero: Romance
- Lançamento: 2016
- 272 Páginas
- Classificação: 5/5 ❤ ❤ ❤
Sinopse: Quatro grandes booktubers se unem em uma coletânea que reinventa contos românticos na era digital. Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em O Amor nos tempos de #likes, quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam Orgulho e Preconceito (Pam Gonçalves), Dom Casmurro (Bel Rodrigues) e Romeu e Julieta (Pedrugo).
KEEP CALM: NÃO HÁ SPOILERS NESSA RESENHA!
As editoras têm investido muito no segmento de livros de contos com vários autores em um só volume e parece que o resultado tem funcionado bem. Ano passado a editora Gutemberg publicou Um Ano Inesquecível – Por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças que fez muito sucesso. A ideia da Galera Record foi um projeto com contos escritos por booktubers para ser lançado na semana do dia dos namorados, tendo como base livros clássicos.
Foi muito legal acompanhar o Diário de Escrita no canal da Pam e também vídeos de perguntas e respostas sobre o livro que me deixaram tão ansiosa, porque é muito inspirador ver pessoas realizando os seus sonhos! ❤
Eu confesso que amei toda a edição do livro, a capa é linda, as cores, as fontes utilizadas e todos as ilustrações que remetem ao estilo utilizado na internet ❤ Esse livro é daqueles que você começa a ler e gostar tanto e não quer que termine ❤ Eu simplesmente amei os contos e cada um deles conseguiu abordar várias questões que realmente precisam ser dialogadas. Nos dois primeiros contos pude perceber muito da personalidade da Pam e da Bel em suas personagens, já que acompanho os canais delas há dois anos 😉 O legal foi que mesmo as histórias são independentes acabam se ligando pelo ambiente da rede, a Internet internet e o YouTube. Vou abordar a resenha de modo a comentar as minhas experiência em cada um dos contos separadamente 😉
Próximo destino: amor (Pam Gonçalves)
Eu confesso que tive certo receio ao ler este conto por ouvir ouvir um comentário de que era exatamente igual ao livro “A probabilidade estatística do amor à primeira vista”, mas quando a leitura começou percebi que era muito melhor. A autora conseguiu criar uma história emocionante e motivadora em tão poucas páginas, nos fazendo torcer muito por seus personagens <3. O conto tem seus capítulos alternados entre o ponto de vista de Liz e William, ou melhor Will, rs. Liz é uma famosa youtuber que não acredita na ideia do casamento como o padrão a ser seguido para a sua vida, assim, sua mãe tenta em todas as oportunidades mudar a cabeça da filha no intuito de lhe arrumar um marido que tenha preferencialmente uma excelente renda. Além disso, Liz ainda precisa lidar com o fato de sua profissão não ser “adequada” para os padrões que tanto sua mãe, como a sociedade conservadora têm sobre os profissionais da internet, especialmente os profissionais do YouTube.
“As pessoas seriam mais felizes se não vivessem a expectativa de outras pessoas.” (Pág. 30)
Liz resolve passar o final de semana em Florianópolis para visitar sua família já que resolveu se mudar para São Paulo e no dia da viagem tudo começa parecer dar errado até uma tempestade deixando-a presa no aeroporto e aí conhecemos William. Will tem 23 anos e está assumindo os negócios da família desde que seus pais morreram, com muita responsabilidade Will ainda cuida da irmã mais nova que está doente. Há muitos mal entendidos e acredito que a ideia principal na relação desses personagens é justamente o julgamento que se tem de uma pessoa só pela sua aparência ou algum momento de suas vidas sem conhecer a história que está por trás.
Outro ponto que achei interessante foi a Pam destacar o “outro lado” que há na vida de youtubers,as cobranças e a obrigação de não poder reclamar da vida “perfeita” que eles têm, pois ganham muito (aparentemente).
Além disso, o conto também nos faz refletir sobre o medo de se abrir de verdade aos relacionamentos e as oportunidades que aparecem na vida, mesmo nos lugares mais imprevisíveis que um aeroporto.
“O ódio e o amor caminham juntos. Muitas vezes eles são usados como disfarce. Pessoas que nos odeiam se fingem d amigas para aplicar o bote. E pessoas que nos amam fingem odiar por ter medo de amar. É muito mais fácil odiar do que amar. No ódio, você se fecha. No amor, se abre e fica vulnerável. ” (Pág. 35)
(Re)começos (Bel Rodrigues)
“Acreditamos que, quando entregamos nossa alma a uma pessoa, receberemos algo à altura. Ninguém nos ensina como evitar uma decepção.” (Págs. 89 e 90)
No conto da Bel conhecemos a Maria Eduarda, ou melhor a Madu. Narrado em terceira pessoa, mas com acesso aos pensamentos e sentimentos da garota, acompanhamos o recomeço de sua vida, se recuperando do seu último relacionamento que a deixou muito desestabilizada pelos abusos psicológicos e machistas que sofreu.
“As coisas precisavam acontecer, mágoas antigas precisavam ser curadas para que novas mágoas fossem construídas. E assim continuaria a vida, porque ela nunca se interrompe para que você levante de uma queda; é justamente essa continuidade que faz as feridas cicatrizarem. ” ( Pág. 86)
Às vésperas de completar 18 anos, Madu faz uma viagem à Búzios, no Rio de Janeiro, nas férias de julho do último ano do ensino médio. Saindo de São Paulo a garota com estilo digamos que mais alternativo acredita que essa viagem será um tempo para si mesma, longe de tudo e com novas oportunidades depois de tanto tempo em terapia tentando se curar.
Em busca de novas experiências Madu resolve se aventurar num encontro às escuras, e acaba se divertindo muito com uma voz que lhe soa muito familiar, conversam sobre livros, filmes, séries, e percebem que tem muito em comum mesmo sem se verem na escuridão que domina o bar do encontro.
Como o conto é baseado em “Dom Casmurro” de Machado de Assis, o que mais gostei é que a autora focou a história no ponto de vista de Capitu a partir da personagem Madu, não por acaso, olhar de Madu é muito evidenciado como uma das características da garota, semelhante a Capitu que tem “olhos de cigana oblíqua e dissimulada, olhos de ressaca”.
O conto nos faz refletir sobre as novas oportunidades que a vida pode trazer após os momentos ruins, e a importância de tentar buscar o remédio para curar as feridas do coração e da alma. ❤
“Seria terrível ter que conviver com palavras que não foram ditas e com beijos que não foram dados, não é? Nós não sabemos de nada, não sabemos como as coisas podem mudar se deixarmos o orgulho de lado. Nunca sabemos quando tudo pode dar errado.” (Pág. 154)
337 km (Hugo Francioni e Pedro Pereira)
O terceiro conto também é muito bom e muito fofo, trata de relacionamento à distância, relacionamento entre os pais quando se é gay. Narrado em primeira pessoa e com capítulos alternados entre os personagens Ramon e Júlio.
“Julgamos um sorriso sem saber quanta dor é emitida para mantê-lo no rosto” (Pág. 234)
Ramon é estudante de jornalismo, deixou sua cidade natal para estudar, trabalha numa livraria e é apaixonado por toda cultura geek. Júlio é filho de um, casal dono de uma rede de hotéis, mas diferente do que seus pais esperam o sonho do rapaz é ser escritor e não assumir os negócios da família. Os dois rapazes se conhecem pela internet num grupo de escrita criativa. A amizade começa com os gostos em comum que eles têm entre filmes, livro e séries.
Júlio luta para provar aos pais que ser escritor pode ser sim uma profissão tão digna como administrador da rede de hotéis da família, mas tem insegurança sobre os seus textos e muita dificuldade em encontrar uma editora para publicar seu primeiro livro.
Após alguns desencontros, mal entendidos e uma viagem finalmente os dois podem se reencontrar após tantas horas conversando durante a madrugada. Os dois finalmente dão lugar ao sentimento, deixam o medo e ansiedade, mas será que a distância será um problema com eles morando em estados diferentes?
Neste conto há várias referências, entre elas Tiago Iorc <3, a chefe de Ramon se chama Miranda e aparentemente é tão megera como a Miranda Priestly de “O diabo veste Prada” e Cristina, amiga de Júlio é tão sincera quanto a Christina da série “Divergente” 😉 hahaha.
Eu simplesmente amei o livro e mais interessante é que todos os contos dão margem a uma possível continuação, vai que rola não é?
Esse livro mostra que livro de youtuber pode sim ter qualidade e questões pertinentes para serem discutidas, principalmente num público mais jovem que é a maioria de seus leitores! ❤
Eu super recomendo essa leitura e espero que gostem muito da mesma forma que também amei!
Até o próximo post!
Camila Melo
Esse está na minha fila. Quem sabe até seja o próximo!. bjs
CurtirCurtir
Eu adorei Reh! ❤
CurtirCurtir
Já li o da Pam e o da Bel e super gostei dos dois, agora falta ler do casal ❤ Ótimas resenhas, abraços e sucesso 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aiiii que linda! Muito obrigada pelo carinho, fico muito feliz que você tenha gostado, depois me diga o que achou do conto de Pedrugo 😉 Bjos da Cah 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ta certo flor, nads ^^
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você é rapida a ler!!! 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tem livros que consigo ler bem rápido, rs 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quando gostamos de verdade… Tenho seguido o seu blog e tenho lido frequentemente os seus posts!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico muito feliz que você está gostando dos meus post João, significa muito para mim, de verdade! ❤ Tenha uma ótima semana… Bjos da Cah! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Todos os bloggers sabem que significa muito Cah! 🙂 Espero também que goste dos meus post!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, sempre vejo suas citações do dia! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado do fundo do coração por seguir e por ser um seguidor ativo no blog!! Espero que leia os meus textos e que goste… claro!! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
❤
CurtirCurtir
Ainda bem que continua seguindo!! E nao se esqueça de deixar o like ehehehehe 😂😂😂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza! 😉 rs
CurtirCurtido por 1 pessoa
😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Cah 🙂
Eu quero muito ler esse livro!
Amei sua resenha, só me despertou mais curiosidade, rs.
Beijinhos ♥
CurtirCurtido por 1 pessoa
Biaaa! Tenho certeza de que você não irá se arrepender 😉 Muito origada pelo carinho ❤ Tenha uma ótima semana… Bjos da Cah! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom diia, tenha uma ótima semana também! Beijinhos ♥
CurtirCurtido por 1 pessoa
Caa, quero muito ler este livro!! Amei sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler hehe. Adoro demais o canal da Pam :))
Um beijão ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Naty! ❤ Eu tbm e estou apaixonada pelos contos! Tenha uma ótima semana! Bjos da Cah! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sou muito fã da Pam. E adoro os vídeos do Pedro e do Hugo, quero muito ler esse livro. Depois de ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa!! ‘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Raquel fico muito feliz por você ter voltada! 🙂 Obrigada, eu estou apaixonada pelos contos! ❤ Tenha uma ótima semana… Bjos da Cah! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Cah!! Eu já estava com saudades desse mundo totalmente novo pra mim. E dessa vez espero não precisar parar de novo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obaaaa! 🙂
CurtirCurtir
[…] Semana IV: Diversidade – livros com personagens, elementos temáticos, costumes ou etnias diferentes – O amor nos tempos de #likes – Por Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira […]
CurtirCurtir
[…] livro foi tão amor!❤ Na resenha falo sobre um dos livros que já se tornaram um dos meus preferidos do […]
CurtirCurtir
[…] Rodrigues, youtuber e uma das autoras de O amor nos tempos de #likes divulgou que vai lançar seu primeiro livro solo🙂 Após o projeto da Galera Record, selo do […]
CurtirCurtir
muito amorzinho (a resenha e o livro) 😚
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigadaa! 🙂 Amei de verdade e minha leitura atual é “Boa noite” o novo livro da Pam ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
arrasou! já quero aliás. to terminando um ano inesquecível pq to na vibe de escritor brasileiro de novo hahahaha ☺️
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hahaha. Eu tbm li “UAI” esse ano pq não conhecia a escrita dessas autoras e foi uma ótima experiência 🙂 O meu conto preferido foi o da Babi Dewet, tanto que já comprei o novo livro dela “Sonata em punk rock” e detestei o conto da Thalita Rebouças, rs 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] só para finalizar: se o livro O amor nos tempos de #likes não tivesse obtido sucesso suficiente, porque a Editora Galera Record iriam publicar um livro […]
CurtirCurtir
[…] já disse em vários posts aqui no blog que gosto muito do trabalho da Pam Gonçalves, e após ler O amor nos tempos de #likes fiquei ainda mais curiosa. Sem contar nos diários de escrita que a autora disponibilizava no seu […]
CurtirCurtir
[…] é formada em Publicidade. Escritora, teve dois livros publicado pela Galera Record nesse ano: O amor nos tempos de #likes e Boa noite ❤ Seu canal no YouTube tem quase 200.00 inscritos e seus vídeos abordam não […]
CurtirCurtir
[…] 36 – O amor nos tempos de #likes (Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira) […]
CurtirCurtir
[…] Tenho muito orgulho de ver os booktubers que eu acompanho realizarem o sonho de escreverem e publicarem seus livros, ao ver que grandes editoras estão possibilitando que novas vozes apareçam no mercado nacional. Destaco também: Resenha | Boa noite, por Pam Gonçalves, Resenha | Azeitona, Por Bruno Miranda e Resenha | O amor nos tempos de #likes, Por Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Per…. […]
CurtirCurtir
[…] Ah, e antes de mais nada: eu apoio todo o tipo de literatura, e destaco o trabalho dos booktubers brasileiros, confiram: Resenha | Boa noite, por Pam Gonçalves, Resenha | Azeitona, Por Bruno Miranda e Resenha | O amor nos tempos de #likes, Por Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Per… […]
CurtirCurtir
[…] é o quarto livro da autora, sendo já lançados O amor nos tempos de #likes (em parceria com Bel Rodrigues e Pedrugo), Boa noite e Turma da Mônica Jovem: Uma viagem […]
CurtirCurtir
[…] proposta da editora é muito semelhante ao livro O amor nos tempos de #likes ao repensar histórias clássicas para os tempos atuais, mas em Heroínas, o conceito gira em […]
CurtirCurtir
[…] como uma das temáticas da autora que já tinha desenvolvido no seu conto (Re)começos no livro O amor nos tempos de #likes, e que agora em 13 segundos ganhou muito mais profundidade e perspectivas sobre. Entender como esse […]
CurtirCurtir