Resenha | Um Ano Inesquecível, Por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças

Oies BOOKAHOLICS! O desafio do calendário do Vitor Martins (calmaaa, se você não sabe do que eu estou falando basta conferir o meu post sobre as * Metas e desafios para 2016 *) nesse mês era ler um livro com autor nacional, já que é comemorado o Dia da Independência do Brasil. Resolvi ler esse livro que me chamou à atenção desde o seu lançamento no ano passado, inclusive ele fazia parte da minha wishlist (que aos poucos estou tentando ler).

DESAFIO ANUAL 16/50 

um ano inesquecível

  • Título Original: Um Ano Inesquecível
  • Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
  • Lançamento: 2015
  • Editora: Gutenberg
  • 400 Páginas
  • Classificação: 4/5

Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar. Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!

Tantas coisas para falar sobre esse livro, mas antes queria dizer algo! Esse livro é pensado para um público mais jovem, sim para adolescentes, e até as personagens dos contos tem idade entre 14 e 17 anos, e estava pensando comigo mesma o quanto livros desse público cresceram na última década, sim pessoas, não é nenhum exagero da minha parte. Tenho quase 26 anos e há 10 anos atrás livros dessa temática não eram tão frequentes e de fácil acesso, muito mais um livro de algum autor nacional. E mesmo os livros que “bombaram” (e continuam bombando) são de fantasia e princesas como a série Harry Potter (ok, eu sei que tem mais de 10 anos, rs) e o Diário da Princesa. Então sim, o cenário mudou e não é à toa que muito mais jovens começam a ler e se interessam pela leitura cada vez mais cedo, não tem como negar! Queria eu ter a possibilidade de na minha adolescência poder ter as inúmeras opções que hoje existem e não ficar limitado nos livros clássicos impostos nas salas de aula, que não tem atrativo como os livros contemporâneos.

Depois desse quase desabafo vamos falar sobre o livro 🙂

Eu simplesmente me apaixonei pela capa, é muito linda, super colorida e um capricho da editora! ❤ Também achei super interessante a ideia de juntar 4 autoras para escreverem sobre contos, cada um passado em sua estação do ano favorita, o resultado não poderia ter sido melhor, a recepção do público foi imensa, podia perceber pelos eventos de lançamento em todo país e entrevistas em programas de televisão (acompanhei tudo, haha). Foi interessante conhecer a escrita, estilo e característica de cada autora, que eu não tinha lido nada antes de nenhuma delas.

Como é um livro de contos e as histórias não tem ligação entre si, a ordem da leitura pode ser feita à critério do leitor, mas eu fui lendo na sequência em que foram publicados.

Enquanto a neve cair – Paula Pimenta 

O primeiro conto do livro se passa no inverno e logo de cara gostei muito da escrita da Paula Pimenta, mas o problema foi gostar da Mabel, gente que garota chata no começo, rs! Mas depois ela acaba amadurecendo e dando valor às pequenas coisas, momentos e pessoas que realmente se importam com ela, às vezes é preciso viver algum acontecimento (traumático) para repensar e refletir a vida. O romance é muito fofo, mas além disso, outros pontos são abordados, como o relacionamento familiar e amigos. E por se tratar de amigos, as amigas MM’s da Mabel são amigas mesmo, amigas que tentam mostrar a realidade das coisas. Eu super gostei e sim, vou começar a ler os demais livros da autora ❤

O som dos sentimentos – Babi Dewet 

Pessoas! Esse foi de longe o meu conto favorito dos 4! ❤ ❤ ❤ A história se passa em São Paulo, tendo como cenário a Av. Paulista e arredores, na estação do outono, então eu super me identifiquei com as loucuras de temperatura e clima da cidade e me senti muito próxima da história. Me identifiquei muito com a personalidade da Anna Júlia, muito mesmo, com as seus questionamentos e o como encara a vida até conhecer o João ❤ É um conto sobre descobertas e aproveitar cada oportunidade, sendo elas boas ou não no início. A história conta uma playlist muito fofa, com várias músicas para embalar o romance do casal. O conto também trata de escolhas, e li o conto super rápido, pois queria saber qual seria o destino desse casal tão fofo. É óbvio que vou ler os demais livros da Babi porque simplesmente me apaixonei pelo seu estilo e espero não me decepcionar. 😉

A matemática das flores – Bruna Vieira

Esse é um conto que parece uma novela mexicana, tem de tudo: romance, intrigas, brigas. Conhecemos Jasmine, uma adolescente de 17 anos que não vê a hora de se livrar do ensino médio e ir para faculdade, porém, ela precisa se recuperar em matemática, sua matéria mais odiada. Além disso, a garota dos cabelos cacheados precisa enfrentar o dilema de escolher qual faculdade cursar, entre as opções dos pais e sua própria opção. Jasmine ainda tenta ser independente, sem contar com a ajuda dos pais e vê que nem sempre as coisas são do jeito que ela pensa, vê que talvez essa independência não diz respeito a resolver seus problemas sozinhas e sim contar com ajuda quando não saber o que fazer.  Ah e se não mencionei ainda, o conto se passa na primavera, a personagem principal tem nome de uma flor e sua mãe tem uma floricultura, rs.

Amor de carnaval – Thalita Rebouças

Confesso logo de cara que não gostei nada desse conto, rs. A história se passa no carnaval do Rio de Janeiro, contando a história de Flávia, a Inha, e suas amigas Tati e Kaká, é o conto que trata muito da relação de amizade entre essas 3 amigas. Esse é o único conto dos 4 que foi narrado em terceira pessoa, e esse narrador tenta interagir com o leitor o tempo todo com frases “olha o que vai acontecer agora”, ou “olha que cena dramática” e sério isso me irritou muito! Haha. Outro ponto também é que não curti muito todo o clima de holofotes, paparazzis e a busca pela fama, na verdade detestei, rs.

Espero que tenham gostado e me contem nos comentários se já leram algum outros livros dessas autoras me dizendo se vale a pena ler o ou não 😉

Até o próximo post!

Camila Melo

 

18 Comentários

  1. Esse livro já ta na minha wishlist desde o ano passado também Ca, e espero lê-lo algum dia hehe. Fiquei ainda mais curiosa a respeito dos contos, e também acho a capa desse livro maravilhosa e ah simplesmente adoro a escrita da Paula Pimenta *-*
    Um beijão!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Naty eu aproveitei uma promoção na Saraiva e comprei, muito bom. Vou começar a ler os livros únicos da Paula Pimenta e depois tomar coragem para as duas séries, rs 😉 Bjos da Cah ❤

      Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa, temos gostos parecidos! hahaha
    De longe o da Babi foi o que eu mais amei e recomendo muito SAN! hahahahaah
    E o da Thalita acheio meio méeh. hahahahaah
    Quanto à Paula, não curti muito o conto, mas os livros dela… Recomendo MUITO!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Caracaa Tatiana, muito parecidos mesmo, agora quero muito mais ler SAN, e acho que o “problema” no conto da Paula Pimenta foi a questão da idade mesmo, era muito “mimimi” até que suportável, mas o da Thalita Rebouças me incomodou muito ficar rolando sobre fama, affsss Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  3. Fiquei louquinha para comprar esse livro hoje na Saraiva, mas acabei optando por outros dois que já estão na minha meta faz tempo. Estou realmente curiosa com os contos da Bruna e da Babi, pois são autoras que eu não conheço muito a escrita. Acompanhava a Bruna na época em que ela tinha só o Blog do depois dos quinze, depois parei. Fiquei ainda mais curiosa com a sua resenha, vontade de voltar na Saraiva e comprar hahaha, beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hahaha sério? Obrigada, que bom que gostou ❤ Assim que puder comprar compre sim, como eu disse na resenha o conto que não gostei foi o da Thalita Rebouças, o da Paula Pimenta foi mais pela idade da personagem, mas eu super amei e estou louca para ler a trilogia Sábado à noite da Babi Dewet ❤

      Curtir

  4. Também estou fazendo os desafios do calendário do Vitor e acredita que esse foi um dos livros que escolhi para ler no desafio desse mês?
    /may

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sério? Que legal 🙂 Eu achei os desafios desse calendário muito legais, estou conseguindo seguir direitinho até agora, rs Já conseguiu ler “Um ano inesquecível”? Super recomendo 😉 Bjos da Cah

      Curtido por 1 pessoa

      1. Também estou adorando os desafios, torna a leitura mais legal. Ainda não, comecei esses dias, antes dele li Minha Vida Fora de Série

        Curtir

  5. […] Na resenha vocês conseguem ver qual foi a minha experiência ao ler pela primeira vez essas quatro autoras😉 Gostei muito! […]

    Curtir

  6. […] E assim que peguei os autógrafos e tirei fotos com autores dou de cara com a Babi Dewet❤ E esse foi o segundo lançamento que ela também estava, tive a oportunidade de conhecê-la no Vamos Juntas? | Encontro e Lançamento do Livro. O legal foi poder conversar com ela sobre como amei o seu conto no livro Um Ano Inesquecível – Por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças <3❤ […]

    Curtido por 1 pessoa

  7. […] achei linda a capa de Um Ano Inesquecível – Por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças e essa edição de Surpreendente! – Por Maurício Gomyde é um colírio azul para os meus […]

    Curtir

  8. […] Esse livro já tem resenha no blog, confiram: Um Ano Inesquecível – Por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças […]

    Curtir

  9. […] um só volume e parece que o resultado tem funcionado bem. Ano passado a editora Gutemberg publicou Um Ano Inesquecível – Por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças que fez muito sucesso. A ideia da Galera Record foi um projeto com contos escritos por booktubers […]

    Curtir

  10. […] livro da série “Cidade da Música” da Babi Dewet. Eu adorei a escrita da autora em Um Ano Inesquecível, livro de contos juntamente com a Paula Pimenta, Thalita Rebouças e Bruna Vieira. O mais legal é […]

    Curtir

  11. […] da Série Cidade da Música 🙂 Eu adorei o conto “O som dos sentimentos” do livro  Um Ano Inesquecível, Por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças e me interessei muito em conhecer a escrita e trabalho da autora Babi […]

    Curtir

  12. […] 16 – Um Ano Inesquecível (Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças)  […]

    Curtir

  13. […] quem não conhece, Babi Dewet é uma das autoras do livro Um Ano Inesquecível, juntamente com a Paula Pimenta, Thalita Rebouças e Bruna Vieira. E lançou no ano passado Sonata […]

    Curtir

Deixe um comentário

