Oies BOOKAHOLICS! Pela primeira vez consegui combinar um livro com a estação do ano e como é legal essa experiência, parece que fiquei tão próxima do clima, do ambiente e das personagens 🙂 Sugiro que tentem fazer o mesmo 😉 Já falei em vários posts aqui no blog sobre o livro fofo Para Todos Os Garotos Que Já Amei, então resolvi ler os demais livros da autora Jenny Han

DESAFIO ANUAL 4/50

SÉRIE VERÃO – LIVRO I

o verão que mudou minha vida

  • Título Original: The Summer I Turned Pretty
  • Autor: Jenny Han
  • Gênero: Romance / Young Adult
  • Editora: Galera Record
  • Lançamento: 2009 – Lançamento Brasil 2011
  • 288 Páginas
  • Classificação: 4/5

Sinopse: A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós…

**NÃO HÁ SPOILERS NESSA RESENHA**

A primeira coisa que preciso compartilhar com vocês é sobre o título, quando postei no Facebook uma frase desse livro uma amiga percebeu que a tradução fiel seria: “o verão que fiquei bonita” rs achei estranho mas lendo o quarto capítulo vi que fazia muito sentido com a estória, mas um título assim seria um tanto bizarro, concordam? rs

Vale ressaltar mais uma vez que livros do gênero Young Adult não tem a pretensão de ser algo comparado aos clássicos, eles retratam a vida de uma personagem geralmente no período da adolescência, uma fase de transformações e descobertas, crises, angústias e dúvidas que quem já passou por essa fase já sabe do que estou falando 😉 Eu amo esse gênero porque fico naquele momento de nostalgia relembrando minha adolescência e também por ser um livro um pouco mais leve e com uma leitura super envolvente.

Mas agora vamos direto ao livro em si 😉

“Contava os dias até o verão voltar. Para mim era quase como se o inverno não contasse. O verão era para valer. Eu media a minha vida em verões, como se realmente só começasse a viver em junho, quando chegava àquela praia, àquela casa.”

A Série Verão conta com três livros e nesse primeiro livro conhecemos a personagem principal Belly, que sempre passa as férias de verão (início de junho até o começo de agosto nos Estados Unidos) numa casa de veraneio de uma amiga da família com seu irmão Steven e sua mãe, além da dona da casa Susannah e seus filhos Conrad e Jeremiah. Sempre foi assim, todos os verões eram dessa forma, todos  compartilhavam momentos e muitas estórias ao longo de todos os verões, mas Belly sempre se sentiu excluída dos meninos por ser a única menina e a mais nova entre eles.

Porém, esse verão foi diferente, Belly está num momento de transição, perto de completar 16 anos tem mudanças no seu corpo que despertando a atenção dos garotos, ela cresceu e não só ela consegue lidar com tantas mudanças, como as pessoas que estão mais próximas a ela. Como o livro é narrado pela perspectiva dela, confesso que teve horas que eu não conseguia aguentar tantos “mimimis” mas gostei do livro por causa do Jeremiah ❤ Ele é amigo, brincalhão, sabe ouvir e é muito sensível, aquele que dá vontade de abraçar por ver como ele sofre em algumas situações, é um amor (ok, sim, me apaixonei por ele!) ❤ ❤ ❤

“São as imperfeições que tornam as coisas belas.”

Por outro lado Conrad sempre foi o oposto do irmão mais novo Jeremy, com uma personalidade forte e o mais velho deles também sofre algumas transformações, começa a beber e fumar e tem alguns momentos de isolamento e frieza com todos na casa, e aí que começa um dos mistérios do livro.

Belly tinha suas próprias conclusões a respeito da mãe e tinha um relacionamento melhor com Susannah, não conseguia entender e compreender o quanto sua mãe era tão diferente do que ela imaginava. Aliás, muitas coisas no livro que pareciam ser previsíveis mudaram e tiveram o momento de surpresa e reviravolta na trama que vamos descobrindo junto com a garota.

Tem um drama muito forte como pano de fundo da estória e a forma com que a autora desenvolveu não quis que o livro girasse em torno dele, mas no verão de Belly e suas transformações, achei até que essa estratégia revelou muito a personalidade da garota e em achar que tudo gira em torno de si mesma. Outro ponto que preciso destacar sobre a escrita da Jenny Han foi mesclar alguns momentos de verões passados para explicar o presente e a ideia foi muito boa, tornou a leitura mais dinâmica.

Eu sinceramente não gostei muito da escolha de Belly no final da estória, porque ela tentar lutar contra aquilo o tempo todo desde o primeiro verão e não consegui acreditar! Porém, já iniciando o segundo livro vi que as coisas vão mudar, obrigada Jenny Han! haha 🙂

Em breve vou trazer a resenha do segundo livro da série 😉 Espero que tenham gostado e me contem nos comentários se já leram algum livro de verão no verão, ou alguma outra combinação de outra estação!

Até o próximo post!

Camila Melo 

Anúncios

15 comentários em “Resenha | O Verão Que Mudou Minha Vida, Por Jenny Han

      1. Já li o “Para todos os garotos que já amei” ♡ E li tbm dois livros que ela escreveu com a Siobhan Vivian, “Olho por Olho” e “Dente por Dente” que são ótimos ♡
        Dos que lançaram no Brasil só falta eu ler essa trilogia de “o verão que mudou minha vida”

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s