Resenha | Morri Para Viver, de Andressa Urach

Oies BOOKAHOLICS! Hoje resolvi trazer a minha humilde opinião sobre o livro mais polêmico do ano, acredito eu!

andressa urach

  • Título Original: Morri Para Viver: meu submundo de fama, drogas e prostituição
  • Autor: Andressa Urach
  • Gênero: Biografia
  • Lançamento: 2015
  • Editora: Planeta
  • 240 Páginas

Sinopse: As confissões surpreendentes de uma das personalidades da mídia que se tornou conhecida no Brasil por suas polêmicas. A insana obsessão por dinheiro e sucesso, a rotina no bordel onde construiu seu nome de guerra e os bastidores da vida de Andressa Urach. Está tudo descrito em Morri para viver, livro que narra a trajetória desta, que chegou a ser considerada uma das prostitutas mais caras e cobiçadas do Brasil. Dos casos secretos com clientes milionários e famosos, empresários, cantores, jogadores de futebol, artistas, bandidos, religiosos; passando por seu vício em cirurgias plásticas (Andressa chegou a cogitar amputar os dedos, só por que não gostava do tamanho dos pés!), o livro narra a chocante e constrangedora vida que ela levou até a inacreditável experiência de quase morte no coma e a sua busca por redenção.

Para começar nada do que eu diga sobre o livro pode ser considerado spoiler, já que  foi muito comentando antes mesmo de ser lançado.  Eu não tinha muita curiosidade em fazer essa leitura até que ganhei de presente de um amigo e pensei, por que não?

Não sei se já cheguei a mencionar em algum post aqui no blog, mas eu sou cristã protestante, e esse detalhe não alterou em nada a minha opinião sobre o livro antes e depois da leitura, independe de religiões e denominações, placas ou que quer que seja.

O maior ponto que quero levantar é: até que ponto é preciso se expor a fim de conquistar coisas ou pessoas? E digo isso não por tudo que a Andressa Urach fez a fim de conquistar a tão desejada fama, mas a exposição que fez de seus familiares e principalmente de seu filho de apenas 10 anos, que não pode escolher toda essa exposição.

É óbvio que não me compete julgar o erros que a Andressa mesma assume ter cometido no passado e nem questionar se a sua transformação é real ou não, se é algo passageiro ou mais uma “estratégia” de se manter na fama.

“Minhas lembranças são dolorosas demais. Machucam meu interior. Só aceitei escrever isso porque tantas recordações servirão para ajudar quem deseja se reencontrar na vida com o apoio da fé que nos transforma para valer.” (Pág. 72)

Por outro lado acho super válido a pessoa assumir seus erros e no caso dela que sempre teve uma vida tão expostas com tantas polêmicas encontrar uma forma pública de se “redimir” através de um livro,  é um aro de muita coragem e determinação.

Um último detalhe que me chamou a atenção e meio que me incomodou no livro foi o tempo todo uma defesa da imagem e promoção da igreja que acolheu a Andressa (vocês já devem saber qual é). Várias passagens falam que a “tal igreja” sempre foi muito criticada, mas era a única que fazia um trabalho de evangelismo no pior setor das penitenciárias, e também ser o Deus da “tal igreja” que salvou Urach.  Fiquei me perguntando se não existe por trás de todo esse livro uma forma de manipulação, ou seja, fazer crer naquilo que a mensagem do livro está passando.

Não sei se alguém já leu ou tem a curiosidade de ler, mas esse é aquele tipo de livro que me deixa com uma incógnita: será?! Se você já leu me diga nos comentários o que achou.

Até o próximo post!

Camila Melo

 

16 Comentários

  1. Cami, não li o livro e nem tenho a pretensão de ler, pois não é o tipo de leitura que me agrada. Mas pelo pouco que ouvi as pessoas comentarem e com a sua resenha maravilhosa, acredito que muita coisa escrita tem um caráter promocional…
    Ninguém vira santo da noite para o dia e apaga todo o seu rastro, pelo menos na minha opinião.
    Um grande beijo pra ti, minha amiga querida.
    Alex

    Curtido por 1 pessoa

    1. Alex seu fofo, muito obrigada! Pois é, eu nem sei o que pensar a respeito dessa “transformação” dela, só o tempo mesmo dirá. Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  2. Ca ainda não li o livro, mas fiquei um tanto curiosa para ler, embora não seja o tipo de leitura que me agrada tanto.
    A resenha ficou ótima, adorei :))
    Beijinhos :*

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigada Naty! 🙂 O único tipo de biografia que eu curto é sobre empreendedorismo, mas como ganhei o livro quis ter as minhas próprias conclusões, mas sei lá, não é o tipo de livro que eu recomendaria, rs Se vc ler depois me conta o que achou 😉 Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  3. Não li o livro, mas tenho curiosidade pela história. Embora não ache que seja um livro que se enquadre nos que costumo ler. Mas, de fato, deve ser interessante para ver como os valores podem ser perdidos por fama e dinheiro! É o auge desse século, afinal, não?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente Van, é até meio assustador algumas das posturas dela não só pela fama mas pela busca do “corpo perfeito” que a mídia e a sociedade define como padrão de beleza. Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  4. Melo… Melo…
    Sábias palavras!!!
    Ainda não li o livro,mas confesso que tenho vontade de ler,pois o MSM causou mta polêmica,polêmicas essas que vc MSM citou!
    Acredito sim na mudança do ser humano,e acredito tbm q ela esteja buscando se redimir e viver uma nova vida.
    Porém… Tantas menções a tal “igreja”, nos leva a crer que boa parte dessa “mudança “,está direcionada a marketing de ambos!
    Será???
    Bjo minha gatona

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é Bru, tbm acredito na mudança do ser humano, mas só o tempo pode dizer né? rs Bjos

      Curtir

  5. Evelin Queiroga · · Responder

    Amei a resenha Camilinha, quero ler o livro por mera curiosidade, mas me nego à pagar! Não gosto dela e na minha opinião o livro tem sim caráter promocional e não vou cooperar com isso… Hehehe! Um dia eu leio e troca idéia contigo do que achei 😉

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Evelin ❤ Só li mesmo pq ganhei, hahaha Se eu dia ler a gente debate sobre! rs Bjos

      Curtir

  6. Nossa adorei sua resenha!!! Então estou começando um blog e acabei de postar uma resenha de livro também. Se quiser dar uma olhadinha lá eu ia adorar. Muito obg 😘
    http://Www.enough4.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada 😉 já vou conferir. Bjos

      Curtir

  7. Só li esse livro porque ganhei também! Hahaha
    Mas adivinha? O pastor da Igreja Universal que a minha avó frequenta distribuiu vários exemplares dele, e a minha avó foi e me deu um, coincidência?!
    Esse desejo de exibir a Universal também me incomodou, pois foi como se eles quisessem omitir todos os escândalos que essa instituição já se envolveu e mostrar que somente ela, com a ajuda de Deus, é capaz de salvar e abençoar vidas.
    P.S: Eu acredito em Deus, mas sou agnóstica. Minha religião é o amor rs

    É certo que todo livro também tem fins lucrativos, mas, em alguns momentos eu achei que eles exageraram para causar mais impacto; foi tanta polêmica, que foi até difícil de acreditar que tudo realmente aconteceu daquela forma. Mas, tirando esses pontos, eu gostei bastante da leitura e conheci um lado dela que eu não conseguia compreender. Em momento algum do livro pensei em julgá-la; é surpreendente como o passado pode determinar quem nos tornaremos.
    Aliás, acho que dessa vez ela conseguiu se encontrar de uma vez por todas.

    Um beijo! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa Marcela, entendi a sua colocação e concordo muito! Também não sou de julgar se ela mudou ou não, mas como eu disse, o livro tem seu valor por servir de exemplo para pessoas que estão / estiveram nas mesmas situações vividas por ela. Bjos da Cah! ❤

      Curtido por 1 pessoa

  8. […] religiosa e além de criticar outras denominações, há uma espécie de competição. (Sugiro: Resenha | Morri Para Viver, Por Andressa Urach). O autor descreve alguns momentos da sua trajetória ao lidar com as decepções com líderes […]

    Curtir

Deixe um comentário