Resenha | Ruby, de Cynthia Bond

Oies Bookaholics!

4 ★

Tradução: Natália Klussmann – Intrínseca – 2017 – 288 Págs.

Esse foi um livro que eu descobri por acaso. Ele estava disponível junto com outros livros a R$ 5 no stand da Intrínseca na Bienal de 2018. Me interessei porque, além do preço, gostei da capa e do livro ser escrito por uma mulher negra. Só depois descobri que “Ruby” foi um dos livros do Clube de Leitura da Oprah.

É difícil falar sobre um livro que pode causar gatilhos de violência doméstica e abusos sexuais, por isso, fica aqui o alerta. Eu amo histórias dramáticas, mas acredito que essa supera todas as que eu li anteriormente. As atrocidades cometidas, majoritariamente pelos homens, são de provocar nojo e repulsa. Inclusive, o capítulo 17 foi o pior que já li em toda a minha vida!

Essa é uma história que vai muito além da protagonista Ruby, mas que envolve diversas esferas da sociedade. Estamos falando de uma comunidade negra no sul dos Estados Unidos, em que a religião é o pilar para a sustentação dos bons costumes.

Por isso, a insanidade está diretamente relacionada às manifestações ditas demoníacas, e não, aos traumas sofridos por essa mesma comunidade. Uma vez que é mais fácil acreditar que tudo é o diabo e não lidar com os problemas de caráter, por meio dos crimes escondidos. 

Com uma narrativa viciante, Cynthia Bond expõe a realidade cruel das meninas e mulheres negras. O desenvolvimento se mostra constantemente contra “o perigo da história única”, em que é preciso buscar a verdade, por mais dilacerante que ela seja. 

Até o próximo post.

Compre na Amazon, utilizando este link você não paga nada a mais e eu recebo uma pequena comissão para continuar meu trabalho.

Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow

um comentário

  1. […] mês foram:📚 Verity com a Colleen Hoover arrasando na estreia de thrilers 😍 💜 5 🌟📚 Ruby um livro extremamente triste! Fazia parte do meu projeto #desencalhandoosencalhados […]

    Curtir

Deixe um comentário