Resenha | Surpreendente!, Por Maurício Gomyde

Oies BOOKAHOLICS! Eu fiquei super interessada em alguns Lançamentos de 2015 e esse livro fazia parte da minha wishlist. Como no mês de abril seria o desafio de ler um livro nacional, acabei colocando como meta também na Vedatona 2016 que rolou nessa última semana.

DESAFIO ANUAL: 20/50

**NÃO HÁ SPOILERS NESSA RESENHA**

surpreendente

  • Título original: Surpreendente!
  • Autor: Maurício Gomyde
  • Lançamento: 2015
  • Editora: Intrínseca
  • 272 Páginas
  • Classificação: 4/5

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme – a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

A premissa do livro me agradou logo de cara e ainda essa capa linda nesse azul com certeza contribuíram ainda mais, a Editora Intrínseca caprichou na edição abusando desse azul que deixaram o livro muito caprichado! ❤

Resenha-Surpreendente-03

O olho turco na capa faz referência a um colar que o personagem principal usa desde os 12 anos, quando ganhou da sua vó, um amuleto da sorte que enquanto ele estivesse usando nada de mal lhe aconteceria.

A leitura se dá de forma muito rápida, já que os capítulos são bem curtos e a escrita do autor é bem leve e fluída. Na história conhecemos Pedro, um jovem de 25 anos apaixonado por cinema, que tem o sonho de vencer um prêmio na direção de um filme. Pedro é sonhador, acredita sempre no lado bom da vida, mesmo em meio às dificuldades que a vida lhe impõe, e ainda tenta transformar a vida das pessoas a partir da sétima arte, o cinema.

“Acho que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.” (Pág. 76) 

Narrado em 3ª pessoa o livro descreve a jornada do cineasta, conhece Cristal, a estudante de física nuclear de olhos verdes e cabelos de fogo, e logo de cara começa a nutrir sentimentos por ela. Entretanto, Pedro tem de enfrentar alguns segredos e revelações do seu passado que podem mudar para sempre a sua vida.

“Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?” (Pág. 49) 

Outro ponto que o livro aborda é a possível cegueira na vida de Pedro, e a forma como o autor abordou o tema quase me fez chorar (aguentei firme, rs) pois me coloquei no lugar do personagem principal, não sei ao certo qual seria minha reação se tivesse que lidar com uma doença dessas, na verdade não sei se saberia lidar com qualquer doença que me fizesse depender dos outros, ou que mudaria drasticamente a minha liberdade e rotina.

“Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada.” (Pág. 50) 

A aventura também se faz presente no livro, Pedro sai em viagem de carro com os amigos em busca da tal revelação sobre o seu passado, e descobre quanto o poder da amizade é importante e essencial para enfrentar qualquer adversidade.

“O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo da vida. Afinal de contas, a própria vida é uma busca.” (Pág. 90) 

E por falar em amigos, Fit, Mayla e Cristal tem um papel super importante no decorrer da história, a relação dos quatro é muito forte e a união que tem é muito bonita. Fit fez faculdade com Pedro e sempre tem algum jargão dos desenhos animados para iniciar uma conversa, Mayla é sobrinha da dona do Centro Cultural onde trabalha com Pedro.

Outra relação muito bonita é a de Pedro com seus pais, o que no final do livro se faz mais forte ainda, mesmo com tantos altos e baixos. Essa relação foge muito dos clichês da relação entre pais e filhos, sobre desentendimentos e compreensão. É muito amor mesmo, de verdade! ❤

A história aborda ainda o conceito de CHANCE, seis letras que podem ter vários significados dependendo do jeito que se vê as coisas, sendo positivas ou negativas.

Para finalizar quero deixar uma citação de Victor Frankl que o autor utilizou no texto:

“Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.” (Pág. 147) 

Foi o primeiro livro que li do autor e super recomendo! Se vocês por acaso já leram me digam o que acharam nos comentários 😉

Até o próximo post!

Camila Melo 

Anúncios

8 Comentários

  1. Oi Camila! Essa é a segunda vez que ‘escuto’ falar sobre esse livro. E mais uma vez foi algo positivo.
    Gostei muito da resenha!

    beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Lívia eu super recomendo! Eu simplesmente adorei 😉 Bjos da Cah! ❤

      Curtido por 1 pessoa

  2. Eu já estava interessada em ler esse livro e agora estou ainda mais!!! O que mais me chamou atenção nele foi a sua cor azul!!! Já dei uma folheada nele e realmente ele está bem bonito. Colocarei na minha lista que não tem fim… rsrs
    bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hey Reh! 🙂 Esse livro me conquistou de cara por esse azul apaixonante, super recomendo, e a leitura é bem rápida! Bjos ❤ Saudades! 😉

      Curtir

  3. […] um desafio da Vedatona e também gostei muito. Mais um autor nacional de ótima qualidade😉 Na resenha conto os […]

    Curtir

  4. […] – Por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças e essa edição de Surpreendente! – Por Maurício Gomyde é um colírio azul para os meus olhos e como não mencionar o último livro da Série “A […]

    Curtir

  5. […] mas como toda a edição do livro. ❤ Li esse livro no ano passado e vocês podem conferir a resenha aqui. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: