Oies Bookaholics!
5 ★ ❤
Here comes the sun – Tradução: Heci Regina Candiane – Morro Branco – 2018 – 416 Págs.
Em um resort luxuoso nas belas praias de areia branca da Jamaica, Margot luta para manter Thandi, sua irmã mais nova, na escola. Ensinada desde pequena a usar o corpo para sobreviver, ela está determinada a proteger Thandi do mesmo destino. Mas quando a construção de um novo hotel ameaça sua vila, Margot enxerga uma oportunidade de independência financeira e a chance de admitir um segredo chocante: seu amor proibido por outra mulher. Bem-vindos ao paraíso é um romance de estreia poderoso e um hino sensível aos dramas de um mundo escondido na vasta extensão de mar turquesa, um lugar que muitos turistas veem apenas como um paraíso.
“Isso aqui não é o paraíso. Pelo menos, não para nós.”
Desde que passei a procurar livros escritos por autores pretos, me abri para conhecer também histórias que se passam fora dos centros hegemônicos Estados Unidos e Europa. Não me lembro ao certo onde vi essa indicação, mas “Bem-vindos ao paraíso” foi um livro que me chamou a atenção e que fiz questão de comprar.
Além de ser escrito por uma mulher negra e lésbica, a história é ambientada na Jamaica, país este da origem da autora. Assim, a história passa a tratar de questões críticas sobre, essencialmente, a imagem da mulher preta. Por ser um país tropical, a Jamaica é destino de muitos gringos que buscam se aventurar por um país “exótico”.
De maneira crua, a autora trata da exploração e turismo sexual, ao mesmo tempo em que as desigualdades sociais são exacerbadas: de um lado o império de grandes resorts de luxo, enquanto a população da comunidade vive em situação de miséria.
O livro tem como ênfase a geração de três mulheres de uma mesma família, sendo que Margot, a filha mais velha ganha mais destaque na narrativa. Os traumas do passado colocam ela e a mãe em conflitos, enquanto a irmã mais nova é vista como aquela que vai salvá-las de uma vida marcada por abusos. Para quem gosta de histórias dramáticas em torno da (des)estrutura familiar dificilmente sairá decepcionado com essa experiência.
A narrativa também trata de questões voltadas ao racismo e de como o branqueamento de meninas pretas é visto como uma estratégia para diminuir o peso de ser uma mulher preta. É doloroso acompanhar os procedimentos adotados e a falsa ilusão que as jovens mulheres se submetem.
Por fim, o livro também aborda de questões voltadas à sexualidade, como a descoberta do sexo e o relacionamento homoafetivo. Isso num cenário marcado por preconceitos e violência contra tudo que não segue a ordem natural das coisas.
Com uma narrativa envolvente, dramática e crua, “Bem-vindos ao paraíso” traz personagens marcantes que ficam por muito tempo na nossa memória. Esse é um livro que merece mais espaço, que precisa de mais atenção e que mais leitores tenham acesso. Todos deveriam ler para conhecer a realidade de países tropicais conhecidos como paraísos, quando na verdade estão longe de ser.
Até o próximo post.
Compre na Amazon, utilizando este link você não paga nada a mais e eu recebo uma pequena comissão para continuar meu trabalho.
Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow
Muito bom, fiquei com vontade de ler!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sou suspeita para falar, mas eu amei essa leitura! Recomendo para todo mundo
CurtirCurtir
Uma história dramática em um lugar paradisíaco. Achei bem interessante a trama, ainda quero ler. ♥
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um livro que eu recomendo para todos, acho que muito do contexto a gente pode relacionar com o Brasil, infelizmente 😥
CurtirCurtido por 1 pessoa
Qro mto ler esse
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho certeza de que vc vai amar a experiência 💜
CurtirCurtir
[…] Bem-vindos ao paraíso: um livro dolorosamente maravilhoso! 5 🌟 💜📌 Talvez um dia: história mediana da CoHo, com […]
CurtirCurtido por 1 pessoa