Resenha | Bem-vindos ao paraíso, de Nicole Dennis-Benn

Oies Bookaholics!

5 ★ ❤

Here comes the sun – Tradução: Heci Regina Candiane – Morro Branco – 2018 – 416 Págs.

Em um resort luxuoso nas belas praias de areia branca da Jamaica, Margot luta para manter Thandi, sua irmã mais nova, na escola. Ensinada desde pequena a usar o corpo para sobreviver, ela está determinada a proteger Thandi do mesmo destino. Mas quando a construção de um novo hotel ameaça sua vila, Margot enxerga uma oportunidade de independência financeira e a chance de admitir um segredo chocante: seu amor proibido por outra mulher. Bem-vindos ao paraíso é um romance de estreia poderoso e um hino sensível aos dramas de um mundo escondido na vasta extensão de mar turquesa, um lugar que muitos turistas veem apenas como um paraíso.

“Isso aqui não é o paraíso. Pelo menos, não para nós.”

Desde que passei a procurar livros escritos por autores pretos, me abri para conhecer também histórias que se passam fora dos centros hegemônicos Estados Unidos e Europa. Não me lembro ao certo onde vi essa indicação, mas “Bem-vindos ao paraíso” foi um livro que me chamou a atenção e que fiz questão de comprar. 

Além de ser escrito por  uma mulher negra e lésbica, a história é ambientada na Jamaica, país este da origem da autora. Assim, a história passa a tratar de questões críticas sobre, essencialmente, a imagem da mulher preta. Por ser um país tropical, a Jamaica é destino de muitos gringos que buscam se aventurar por um país “exótico”. 

De maneira crua, a autora trata da exploração e turismo sexual, ao mesmo tempo em que as desigualdades sociais são exacerbadas: de um lado o império de grandes resorts de luxo, enquanto a população da comunidade vive em situação de miséria. 

O livro tem como ênfase a geração de três mulheres de uma mesma família, sendo que Margot, a filha mais velha ganha mais destaque na narrativa. Os traumas do passado colocam ela e a mãe em conflitos, enquanto a irmã mais nova  é vista como aquela que vai salvá-las de uma vida marcada por abusos. Para quem gosta de histórias dramáticas em torno da (des)estrutura familiar dificilmente sairá  decepcionado com essa experiência.

A narrativa também trata de questões voltadas ao racismo e de como o branqueamento de meninas pretas é visto como uma estratégia para diminuir o peso de ser uma mulher preta. É doloroso acompanhar os procedimentos adotados e a falsa ilusão que as jovens mulheres se submetem.

Por fim, o livro também aborda de questões voltadas à sexualidade, como a descoberta do sexo e o relacionamento homoafetivo. Isso num cenário marcado por preconceitos e violência contra tudo que não segue a ordem natural das coisas. 

Com uma narrativa envolvente, dramática e crua, “Bem-vindos ao paraíso” traz personagens marcantes que ficam por muito tempo na nossa memória. Esse é um livro que merece mais espaço, que precisa de mais atenção e que mais leitores tenham acesso. Todos deveriam ler para conhecer a realidade de países tropicais conhecidos como paraísos, quando na verdade estão longe de ser. 

Até o próximo post.

Compre na Amazon, utilizando este link você não paga nada a mais e eu recebo uma pequena comissão para continuar meu trabalho.

Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow

7 Comentários

  1. Muito bom, fiquei com vontade de ler!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sou suspeita para falar, mas eu amei essa leitura! Recomendo para todo mundo

      Curtir

  2. Uma história dramática em um lugar paradisíaco. Achei bem interessante a trama, ainda quero ler. ♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Um livro que eu recomendo para todos, acho que muito do contexto a gente pode relacionar com o Brasil, infelizmente 😥

      Curtido por 1 pessoa

  3. Dayane A. Nishimura · · Responder

    Qro mto ler esse

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tenho certeza de que vc vai amar a experiência 💜

      Curtir

  4. […] Bem-vindos ao paraíso: um livro dolorosamente maravilhoso! 5 🌟 💜📌 Talvez um dia: história mediana da CoHo, com […]

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: