Resenha | Tipo uma história de amor, de Abdi Nazemian

Oies Bookaholics!

Tipo uma história de amor foi a leitura de abril do #Clubedocuringa. Fazia muito tempo que eu não lia uma história Young Adult, porque para ser bem sincera eu enjoei do gênero. Além de ser uma leitura coletiva, esse livro me despertou interesse por três motivos: a nacionalidade iraniana do autor, a temática LGBTQ e a questão da AIDS.

Nesse sentido, esses aspectos tornaram este livro baseado em representatividade. Além disso, cabe destacar que temos também a tradução do Vitor Martins, trazendo ainda mais significado para a história. 

Sobre a leitura, a narrativa do autor Abdi Nazemian é muito envolvente, fazendo que logo nas primeiras páginas nos imergimos na trama. Além disso, temos uma trama sob a perspectiva dos três personagens principais: Reza, Art e Judy. E assim, podemos acompanhar suas jornadas de autoconhecimento, amizade, relacionamentos amorosos e a relação com o corpo, principalmente sobre a gordofobia. 

Tudo isso em meio ao clima do final dos anos 1980, principalmente pelo envolvimento dos jovens na causa contra a homofobia e o direito do acesso ao tratamento da AIDS. Além disso, podemos também compreender a figura da Madonna (que eu mal conhecia, confesso) como principal ícone pop e sua relevância para essas causas. 

Eu adoro as tramas que tratam de famílias disfuncionais, por isso, outro ponto alto do livro foi o desenvolvimento de diferentes relações familiares, principalmente por conta do tabu sobre a sexualidade dos filhos. O autor trata sobre o assunto em diferentes contextos, sociais, culturais e socioeconômicos, e em diferentes épocas. 

Acho que o único ponto que me incomodou um pouco foi a forma como Art e Reza “enganam” a Judy. Porém, com o debate em grupo pude compreender melhor esse aspecto, e sair um pouco da perspectiva da Judy, sem desmerecer o sofrimento dela. 

Agradeço muito ao debate, de quase duas horas, as experiências compartilhadas a partir dessa obra. Foi maravilhoso demais!

Até o próximo post.

Compre na Amazon, utilizando este link você não paga nada a mais e eu recebo uma pequena comissão para continuar meu trabalho.

Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: