Oies Bookaholics!
4 ★
An American Marriage – Tradução: Alves Calado – Arqueiro – 2019 – 295 Págs.
Os recém-casados Celestial e Roy são a personificação do sonho americano e do empoderamento negro. Mas um dia os dois são separados por circunstâncias imprevisíveis: Roy é condenado a doze anos de prisão por um crime que Celestial sabe que ele não cometeu.
Mesmo impetuosa e independente, Celestial é dominada pelo desamparo e busca conforto nos braços de um amigo de infância.
Quando a condenação de Roy é anulada repentinamente depois de cinco anos, ele sai da prisão pronto para retomar a vida com a esposa. Um casamento americano lança um olhar perspicaz ao coração e à mente de três pessoas unidas e separadas por forças além do seu controle, e que precisam lidar com o passado enquanto seguem – com esperança e dor – em direção ao futuro.
A escrita da autora Tayari Jones é bastante envolvente. Além disso, os capítulos curtos mesclados com cartas tornam a leitura rápida. Entretanto, os personagens tornam a leitura um pouco travada. Foi muito difícil não detestar cada um dos protagonistas! E acredito que essa foi justamente a intenção da autora: criar personagens reais e cheios de defeitos.
Apesar do contexto em que estão inseridos, a prisão injusta de Roy, os personagens tomam decisões que nos fazem questioná-los o tempo todo. Não por acaso, a narrativa alterna entre os três pontos de vista para que conheçamos a fundo o que cada um pensa e sente.
Celestial, Roy e Andre carregam as suas bagagens emocionais e traumáticas, o que acaba trazendo consequências para o relacionamento entre eles: amor e amizade, traição e incertezas. Um casamento americano é uma história triste e necessária, um excelente drama que infelizmente se assemelha à realidade de muitos.
Coloca o racismo estrutural numa perspectiva que afeta não só as consequências de uma condenação injusta, mas a desestrutura familiar dos afro-americanos (semelhante às dos brasileiros).
Porém, como a autora dá tanta ênfase ao romance, senti falta de uma abordagem mais aprofundada sobre o sistema prisional. Acho importante que outros leitores (principalmente pessoas brancas) tenham maior conhecimento sobre o assunto.
Agradeço à leitura conjunta e ao debate incrível com a autora Tayana Alvez, Janaína Hannah (@alertadespoiler_) e Mari Canhoto (@capivararesenha).
Até o próximo post.
Compre na Amazon, utilizando este link você não paga nada a mais e eu recebo uma pequena comissão para continuar meu trabalho.
Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow
Gostei imensamente desse livro. Se tem interesse em conhecer mais como funciona o sistema prisional nos EUA recomendo a leitura de “Compaixão” de Bryan Stevenson.
CurtirCurtir