A Bookaholic Girl Indica | 3 livros para começar a ler poesia contemporânea

Oies Bookaholics!

A minha relação com a poesia sempre foi de distanciamento. Na escola eu nunca tive muito contato, não aprendi a contar as sílabas e muito menos a trabalhar de forma profunda as figuras de linguagem usadas. Já na faculdade tive duas disciplinas obrigatórias sobre poesia, e aí vi que meus conhecimentos acerca desse gênero estava muito limitado, o que me fez “fugir” de todas as demais disciplinas optativas voltadas à análise poética. 

Digo isso porque muito da minha perspectiva da poesia ainda se faz de modo a considerá-la como algo “sublime”, que eu não teria condições de compreender aquilo que os poetas tentam dizer por meio de suas obras. 

Nesse mês de setembro resolvi aproveitar alguns títulos que estavam disponíveis no Kindle Unlimited para desmistificar o meu preconceito sobre as obras poéticas. Por isso, escolhi três títulos de autoria feminina e contemporânea, dois são de autoras nacionais e pretas. Ao embarcar nessa jornada fui cercada de sentimentos que me tocavam e correspondiam muito com experiências que vivi. Percebi que a poesia é algo muito subjetivo e que a relação com o leitor é algo intrínseco a cada um, que pode ou não corresponder aos mesmos níveis de significação do eu lírico. 

A obra surgiu a partir da página @ondejazzmeucoracao e foi a minha leitura favorita das três. Me identifiquei bastante com os poemas que tratam muito da experiência da mulher negra: aceitação do corpo e traços físicos, além de temas relacionados à cultura e raízes africanas e afro-brasileira. 

A obra começou de forma muito profunda, mas ao longo da leitura me pareceu se limitar muito às questões de relacionamentos amorosos partindo de muitas frases clichês. Também tive a impressão que ler a tradução pode ter influenciado a minha experiência. Entendo a importância pela autora ser indiana e dos temas de teor feminista, mas não me tocou tanto.

Obra escrita por duas mulheres em que a gente consegue diferenciar bem o estilo de cada uma das autoras que versam seus textos sobre diferentes temas e experiências.

Até o próximo post.

Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow

Para apoiar meu trabalho, sem pagar nada além disso, use meu link para comprar qualquer item no site da Amazon, acesse: Link Comissionado na Amazon. Desde já agradeço!

um comentário

  1. […] A Bookaholic Girl Indica | 3 livros para começar a ler poesia contemporânea […]

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: