Oies Bookaholics!

Dificilmente eu assisto a uma adaptação sem ler o livro antes, mas com Normal People abri uma exceção. O livro Pessoas Normais da autora irlandesa Sally Rooney é um dos mais comentados nos últimos meses, mas por conta das opiniões muito divididas e o alto preço do livro, achei melhor não investir e correr o risco de me decepcionar.

A série tem 12 episódios, com 25 minutos em média, e eu só fui começar a gostar mesmo no sétimo, ou seja, mais da metade da série. E tudo porque eu não tenho paciência de ver relacionamentos, que poderiam muito bem ser resolvidos por uma simples conversa. Eu acho que a vida é muito curta para joguinhos e não demonstrar o que se sente. São tantas indas e vindas desnecessárias que fiquei com a impressão de que os protagonistas usavam outras pessoas para sanarem as suas necessidades: sexuais, emocionais e psicológicas.
Porém, quando a trama passa a abordar outros contextos a história ficou muito mais empolgante. Vários são os assuntos abordados: violência doméstica, abusos psicológicos e sexuais, e por fim transtornos mentais como a depressão. O problema é que tudo isso demora muito a ser mostrado, mas quando a série passam a abordar tais temas parece que toda a série vale a pena. O que não significa que a gente concorde com as inúmeras atitudes dos personagens, na verdade suas escolhas muitas vezes não nos faz sentir empatia por eles, causando inclusive muitos estranhamentos, e por isso entendo o porquê de muitos não gostarem desta história.
Cabe lembrar que a produção de Normal People se passa na Irlanda, um contexto diferente da hegemonia norte-americana, com os atores principais numa química incrível. Essa é uma história ao mesmo tempo comum e diferente que nos deixa refletindo por vários dias.
Até o próximo post.
Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow
Li o livro e adorei. Virei fã da Sally Rooney. A melhor parte dos livros dela é o não dito, os pensamentos dos personagens, ou seja, aquilo que dificilmente apareceria num filme ou série. Por isso, acho que vale muito a pena ler o livro, ainda que a história da série seja bem fiel.
CurtirCurtir
Ai Maria Clara, curiosidade eu tenho com os livros dela… Quem sabe um dia eu leia um outro dela para conhecer o estilo da autora 😉 E sim, na maioria das vezes os livros são muito melhores e completos que séries e filmes…
CurtirCurtir
Eu quero muito ver esta serie mas ainda não li o livro…por norma gosto primeiro de ler o livro! Gostei muito de ler este post!
CurtirCurtir
Nossa eu tbm sou muito assim, esse caso foi uma exceção! Tem várias séries que eu quero ver, mas queria ler o livro antes, como Por trás dos seus olhos e O inocente. Fico feliz que vc tenha gostado do post 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quero muito tanto ver a série como ler o livro!!
CurtirCurtir
Ah que mara! Se já assistiu ou leu, me dia o que achou, por favor?! 🙂
CurtirCurtir
[…] A Bookaholic Girl Indica | Vale a pena assistir Normal People? […]
CurtirCurtir