Leituras de Dezembro 2019 | Recesso, aqueles resgatados da estante, prazer pela leitura e 9 livros lidos

Oies Bookaholics!

Leituras de Ago 2019 (2).png

2020 chegou, mas antes de começar com os trabalhos desse novo ano quero compartilhar com vocês as minhas últimas leituras de 2019. Dezembro foi o mês que eu mais li no ano, eu estava esgotada com o fim do semestre na faculdade e assim que entrei em recesso no estágio só queria dormir, assistir filmes e séries.

Entretanto depois de uma semana nesse ritmo eu senti saudades dos livros e no último final de semana de dezembro eu resolvi tirar alguns livros esquecidos na estante e adorei a experiência. Essa última semana não tinha sido muito boa para mim e meu consolo foram os livros, me aprofundei nas leituras para não ter que lidar com certas situações e os livros me acolheram, mais do que isso, voltei a ler com prazer, coisa que com a faculdade se torna cada vez mais difícil. As leituras foram de gêneros  e estilos variados, o que também contribuiu para tornar as leituras ainda mais agradáveis.

Por fim, vamos às 9 leituras do mês de dezembro de 2019 😉

1. Você (Caroline Kepnes) ★★★★

VOCE_1555618239748991SK1555618240B

Não resisti ao hype da série e antes de assistí-la eu li o livro. Confiram: Resenha | Você, de Caroline Kepnes 😉

 

2. Pare de tentar me fazer feliz (Gael Rodrigues)

PARE_DE_TENTAR_ME_FAZER_FELIZ_1570964927990877SK1570964928B

Esse também foi o mês em que mais li autores nacionais e um deles foi essa leitura que me tocou bastante. Confiram: Resenha | Pare de tentar me fazer feliz, de Gael Rodrigues.

 

3. Mensageira da sorte (Fernanda Nia) ★★★★

MENSAGEIRA_DA_SORTE_1530328158790289SK1530328158B

Falando em livros nacionais, mais um que estava esquecido na estante há mais de um ano. Confiram: Resenha | Mensageira da sorte, de Fernanda Nia 😉

 

4. O peso do pássaro morto (Aline Bei) ★★★★

O_PESO_DO_PASSARO_MORTO_1504308630710256SK1504308631BLivro vencedor do “Prêmio São Paulo de Literatura 2018” na categoria “Melhor Romance de Autor Estreante com Menos de 40 anos”. A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim “O peso do pássaro morto”, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.

Eu sou assinante do Amazon Prime e resolvi testar o Prime Reading, um dos livros disponíveis no catálogo era esse premiado e que eu só ouvia elogios. O peso da pássaro morto é um romance escrito em versos, mas tem uma potência tão forte em tão poucas palavras para retratar uma períodos da vida de uma mulher. Apesar de ser bem curto esse é um livro pesado e toca em diversas feridas, tanto que em diversos momentos a minha vontade era de chorar diante das situações em que essa mulher passa. Recomendo muito a leitura e quero ler os próximos livros da autora Aline Bei, um grande nome da literatura brasileira contemporânea.

 

5. Agora eu entendo (Pam Gonçalves) ★★★★

AGORA_EU_ENTENDO_15771438851046896SK1577143885BBianca não aguenta mais as brigas de família durantes as festas de fim de ano. Por isso, ela decidiu passar o Natal sozinha, ou quase, já que sua gata terrorista a acompanhará na maratona de filmes do Harry Potter. Mas o que a garota não esperava era que o destino iria ensiná-la a ser mais paciente e compreensiva com aqueles que a amam.

Minha única leitura temática nesse último natal foi este conto da Pam Gonçalves e como a escrita da autora tem evoluído a cada livro! Eu realizei a leitura na véspera do natal e o conto se tornou ainda mais tocante nessa data, eu não sou muito fã dessa comemoração como a protagonista Bianca, (gosto das comidas apenas hahaha), mas há uma mensagem muito importante e necessária sobre o valor do natal que serve para os outros dias do ano também. O e-book está disponível na Amazon 😉

 

6. O grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald) ★★★★

O_GRANDE_GATSBY_1368245193B

Outro livro que estava esquecido na minha estante por eu ter alguns receios de ler clássicos, mas esse me surpreendeu e eu adorei! Confiram: Resenha | O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald + Considerações sobre o filme.

 

7. Sorte grande (Jennifer E. Smith) ★★★★

SORTE_GRANDE_1680946568B

Desde que perdeu os pais, Alice não acredita na sorte. Mas ela acredita no amor. De seus tios, de seu primo Leo, de seu melhor amigo, Teddy. Quando precisa decidir o que dar a Teddy em seu aniversário de 18 anos, a ideia parece chegar naturalmente: um bilhete de loteria. Com todos os números importantes para ambos: número dos anos que estiveram juntos, datas importantes e endereços marcantes. Quando a combinação se prova vencedora e o menino ganha quase 150 milhões de dólares, os dois se envolvem em um redemoinho de loucuras juvenis, interesseiros e sonhos de infância realizados. Tudo estaria perfeito, não fosse um beijo trocado no auge das comemorações. Um beijo que mudaria tudo. Mas o dinheiro não pode comprar o amor. Mas será que pode dar uma ajudinha?

Que saudades que eu estava de ler romance Young Adult, e sendo mais uma vez repetitiva, esse livro também estava esquecido na minha estante há mais de um ano. A escrita da autora Jennifer E. Smith é uma delícia e em poucas páginas eu já estava envolvida na trama, e também ficava me perguntando o que faria se ganhasse uma bolada na loteria. Mas Sorte grande é muito mais que isso, fé um livro que toca em assuntos profundos com uma abordagem sensível sobre perdas irreparáveis e as relações problemáticas entre família e os amigos. Os personagens são apaixonantes e é impossível não torcer por eles, mesmo com algumas atitudes problemáticas. Ah, e claro, também há romance e sobre o primeiro amor.

 

8. Placas tectônicas (Margaux Motin) ★★★★

PLACAS_TECTONICAS_1456447853566589SK1456447853B.jpg Aos 35 anos, Margaux Motin narra os erros e acertos que abalaram sua existência em páginas repletas de realidade e humor. Uma separação e um novo amor mudam radicalmente sua vida de mulher com trintas e poucos anos de idade, uma época em que decisões abruptas podem levar a consequências desastrosas.

Eu não tenho o hábito de ler quadrinhos / hq / graphic novels e tinha até esquecido esse na estante e peguei para ler. A história é uma espécie de não-ficção ou autoficção sobre a própria autora francesa Margaux Motin. Me diverti muito e dei várias gargalhadas ao longo da leitura. Nas páginas podemos ver o tom irônico e sarcástico da autora, essencialmente sobre o ser mulher por volta dos 30 anos. Mais do que isso é uma graphic novel sobre o universo feminino: as dúvidas nos relacionamentos, a vida profissional, as preocupações com o corpo e o ser mãe solteira. Adorei!

 

9. Flores ao mar (Lavínia Rocha, Lorrane Fortunato, Olívia Pilar e Solaine Chioro) ★★★★

FLORES_AO_MAR_15773821121049003SK1577382113BAh, a virada do ano: aquela época de renovar os votos e comemorar ao lado de quem a gente ama — ou passar por várias confusões ao lado da família, né? Em “Flores ao Mar”, Lavínia Rocha, Lorrane Fortunato, Olívia Pilar e Solaine Chioro apresentam as irmãs Rios em um cruzeiro de Réveillon.
Lírio sempre escuta que precisa aproveitar mais a vida e, mesmo não gostando da ideia viajar no fim do ano, ela embarca nessa aventura. Ainda mais agora que conheceu Vinícius em um clube do livro online e, por ordem do destino, o navio irá atracar na cidade do rapaz.
Tudo o que Tulipa queria era passar o Réveillon ao lado de Lucas, garoto por quem é apaixonada desde o sétimo ano, e conseguiu convencer os pais a enviarem as irmãs Rios para um cruzeiro. Mas alguma tragédia está para acontecer na noite da virada, e ela e Lucas entram em uma investigação para salvar a vida de todos a bordo.
Violeta é a irmã rebelde e não está nada empolgada para a viagem. Ela resolve que a melhor forma de passar por esses sete dias é se afastar das outras garotas Rios, e assim conhece Alice, uma tripulante que trabalha na piscina do cruzeiro. Com Alice, Violeta aprende algumas coisas sobre ela mesma, inclusive que não é tão diferente assim das irmãs.
A última coisa que Bromélia, a mais velha das irmãs Rios, queria era ter que cuidar das três caçulas em um cruzeiro de fim de ano. Porém, quando as três garotas desaparecem e Bromélia acaba reencontrando um ex-namorado, ela percebe que não precisa controlar cada passo das irmãs e que tem todo o direito de cuidar de si mesma.

A última leitura do mês e do ano foi realizada no dia 31 e para combinar com a data, escolhi essa coletânea por ser temática sobre a virada do ano num cruzeiro. Quero destacar que as autoras nacionais e negras,  e trazem para a suas histórias personagens negras e tocam de uma forma ou outra na questão da raça. Confesso que gostei mais dos contos das irmãs mais velhas por me identificar melhor com a idade delas, ainda assim foi uma boa leitura. O e-book está disponível na Amazon 😉

 

Em breve sairá o post sobre filmes e séries, aguardem! 😉 Me digam nos comentários quais foram as leituras que vocês fizeram durante o mês de dezembro, vou adorar saber! 😉

 

Até o próximo post.

 

Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow

Publicidade

2 Comentários

  1. Nossa você leu muitos livros no final do ano hahaha, meu dezembro só teve dois livros terminados, mas posso dizer que esse ano que passou foi o que eu mais me dediquei a autores nacionais e cada vez mais me apaixono pela nossa própria cultura, eu sempre me sinto muito representado quando você fala sobre a faculade e a dificuldade de leitura e tal e tbm aproveitei esse tempinho livre de fim de ano pra por as leituras em dia ahahah, ah a propósito eu amei a estética do seu blog, está lindaaaaaa

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Guilherme! Olha, confesso que a minha intenção era só ficar assistindo filmes e séries, mas aí me veio um vazio e uma saudade dos livros. E acho que ler sem me pressionar e sem ser por obrigação de ter que entregar algo me ajudou muito a ler mais que o habitual nesse último mês. Em 2020 tenho projeto de leitura de livros nacionais e como vc mesmo disse: a nossa cultura é super enriquecedora e precisamos aprender a valorizá-la! Fico feliz que vc tenha gostado dos posts sobre as minhas experiências com a faculdade, saiba que #tamojunto rs. Obrigada pelo carinho por aqui, aproveito para te desejar um 2020 simplesmente incrível e cheio de realizações, vai com tudo!

      Bjos

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: