Resenha | Escrito nas estrelas?, de Aione Simões

Oies Bookaholics!

Nesse post quero indicar uma leitura que de forma surpreendente mexeu muito comigo: Escrito nas estrelas? da autora nacional Aione Simões, livro este publicado no formato digital e disponível na Amazon.

Não há spoilers nessa resenha!

ESCRITO_NAS_ESTRELAS_1553786012865408SK1553786013B

2019 – 340 Páginas – 4,5/5

Aos 21 anos, Nanda já viveu algumas decepções amorosas, mas nenhuma se compara ao recente e inesperado término com Vinícius, com quem namorou pelos últimos dois anos. Procurando uma maneira de lidar com sua dor, acaba percebendo algo em comum em seu desastroso histórico amoroso: o signo de Leão. Assim, ela resolve que não só não se envolverá novamente com um leonino no futuro como também cria um plano completamente maluco (e astrológico) para encontrar seu par ideal. Contudo, sua busca pode acabar revelando algo bastante diferente do que ela espera, trilhando seu caminho em direção ao que realmente importa quando o assunto é sua felicidade.
“Uma constelação de emoções e aprendizados, mas um único astro: o amor próprio. É impossível não terminar a leitura com o coração transformado.” — Paola Aleksandra, autora de Volte Para Mim e booktuber no Livros & Fuxicos.

 

Meu primeiro contato com a escrita da Aione foi na coletânea Vidas na noite e com o seu primeiro romance percebi o quanto a escrita da autora evoluiu. Escrito nas estrelas? se encaixa no gênero chick-lit e mostra o quanto a autora bebeu desta fontes criando uma história típica do gênero com diversas cenas engraçadas, outras reflexivas, mas o primordial: o cotidiano e desafios da mulher ao lidar com os estudos, a vida profissional e claro as paixões.

A autora adotou um tom na medida para contar a história de Nanda, tanto pelos fatores que descrevi anteriormente, mais ainda pela construção e desenvolvimento da trama mostrando que os elementos foram trabalhados de forma cuidadosa, dando profundidade aos personagens fazendo com que nos identificamos com um ou outro nas diferentes situações. E foi por isso que essa leitura acabou mexendo tanto comigo, não esperava levar alguns incentivos (ou tapas na cara para deixar bem claro) em relação ao amor próprio e as incertezas do futuro profissional.

Eu me diverti muito em diversas cenas, principalmente uma que ocorre num show de rock e eu simplesmente gargalhava no ônibus enquanto lia e das próprias situações inusitadas da protagonista, além de me emocionar num diálogo bem forte entre Nanda e sua melhor amiga Dani, além da relação tão amorosa entre a protagonista e sua mãe, muito parecida com a minha relação com a minha mãe, inclusive (não que minha mãe fosse tão doce assim, rs). Acho que um dos pontos que mais gostei foi justamente esse: a relação entre as mulheres sem precisar dos estereótipos de disputa e rivalidade feminina que são tão impregnados, mostrando que é possível sim manter os relacionamentos com amigas e a mãe mesmo com suas diferenças.

Gostei muito da forma com que a vida profissional, acadêmica e amorosa foram trabalhadas de forma equilibrada na narrativa, mostrando que sim é possível que nós mulheres podemos e devemos investir em fatores que permitam o nosso desenvolvimento e amadurecimento. E principalmente, aprender a entender quem nós somos e buscar pelas coisas que nos fazem bem, e já estou elaborando a minha lista para o Projeto Camila 😉

Claro que os relacionamentos são a temática principal da história e aprendemos tanto não só pelas experiências de Nanda a fim de encontrar o amor da sua vida num projeto um tanto que inusitado e de forma mais aprofundada a partir seus relacionamentos anteriores, mas até mesmo por outras perspectivas, como a de Dani e Cadu, este último seria meu sonho de consumo? hahaha. Algumas quotes em relação ao assunto:

Infelizmente gostar de alguém não é o suficiente para um relacionamento começar. Aliás, nem ao menos para um relacionamento ser mantido. Você precisa de duas pessoas dispostas a fazer dar certo para que aconteça…

 

Além disso, você não precisa buscar um relacionamento para ser feliz, amiga, você não é incompleta por não estar com alguém. Eu sei que você quer alguém ao seu lado, mas vocês não precisa. 

 

Estou cansada de só me decepcionar com relacionamentos… Eu só preciso acreditar que algo vai dar certo. Só isso. 

 

Mas a pessoa ao seu lado precisa ser um acréscimo na sua vida. não uma parte essencial sem a qual você não é capaz de viver. Essa parte essencial não é uma parte. É você inteira. E você só depende de você para ser feliz e fazer o que for com sua própria vida. 

 

Essa é uma das coisas difíceis em se nascer menina (…) Quantos exemplos a gente não tem ao nosso redor nos ensinando que a gente precisa encontrar nosso príncipe para ser feliz? E é claro que eu concordo que que é possível ser feliz assim. Mas não seria muito triste se só pudéssemos ser felizes desse jeito? Se nossa felicidade dependesse inteiramente de outra pessoa?

 

Por fim posso dizer que essa leitura me proporcionou uma experiência maravilhosa, e super recomendo a leitura e estou ansiosa pela próxima história da autora Aione Simões 😉

 

Até o próximo post!

 

Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow

7 Comentários

  1. Menina, adorei a resenha! Conheci a Aione na Flipop e comecei a seguir ela, mas nunca tinha lido nada que ela escreveu e a tua resenha me deixou doidinha pra ler esse livro. Vou colocar na minha lista do Kindle 😀

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Pam! Eu já conhecia o trabalho da Aione pelo desafio Fuxicando sobre chick-lits, e acredita que já fizemos algumas matérias juntas na faculdade? rs e daí que começamos a conversar. Espero muito que goste do livro, e aproveita pq ele está no Kindle Unlimited 😉

      Curtir

  2. Sua resenha me deixou com MUITA vontade de ler esse livro!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ahhh fico muito feliz por isso! Espero que vc goste tanto da história quanto eu gostei 😉 Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  3. Sua querida! É uma honra pra mim ser lida por você e fiquei feliz demais que você tenha curtido a leitura!
    Obrigada pelo carinho comigo e com a história da Nanda!
    Beijão!
    P.S: Cadu é meu sonho de consumo também hahahaha

    Curtido por 1 pessoa

  4. […] Essa foi uma leitura que deu quentinho no meu coração, além de me fazer gargalhar em diversos momentos e chorar em outros, confiram: Resenha | Escrito nas estrelas?, de Aione Simões 😉 […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: