Diário da Faculdade | Iniciei a Licenciatura, e agora?

Oies Bookaholics!

Esse é o meu último semestre no bacharelado e o primeiro da Licenciatura e acho legal compartilhar algumas coisas em relação a isso. Eu já mencionei em alguns posts que a maior diferença entre o curso de bacharel em Letras em universidades públicas e a licenciatura em Letras é muito mais comum nas faculdades privadas e isso por quê?

É preciso ter em mente que as universidades públicas têm como principal objetivo a pesquisa e um menor interesse, digamos assim, na educação básica, foco este que as universidades privadas focam na formação de professores e não em pesquisadores. Essa diferença é essencial no momento em que ao escolher cursar Letras qual será o seu foco. Na USP todos os cursos são de bacharelado (exceto Pedagogia) e a licenciatura é algo opcional, e na Letras é possível cursar essas disciplinas a partir do 2º ano. Como meu objetivo ao ingressar em Letras era o de trabalhar na área de editoração, o ser professora nunca foi uma prioridade para mim, enquanto que para vários colegas essa era a maior motivação.

 

Diferenças significantes entre o bacharelado e a licenciatura

Cursar a licenciatura é, de modo geral, se aprofundar nas políticas de educação e metodologias específicas para o ensino dentro da área do bacharelado, e com isso, obter a certificação para lecionar em escolas públicas (principalmente) e privadas do ensino fundamental e médio.

A licenciatura estrutura-se pela formação do bacharel complementada pelas disciplinas pedagógicas, o objetivo fundamental do curso de licenciatura é formar professores como sujeitos de transformação da realidade brasileira, comprometidos com a busca de respostas aos desafios e problemas existentes em nossas escolas, especialmente nas da rede pública.

Aqui na USP a maioria das disciplinas são oferecidas pela Faculdade de Educação, com uma carga horária maior que as disciplinas do curso de Letras, isso porque as minhas aulas no bacharelado duram 2 horas e na licenciatura 4, dizendo especificamente do curso de Letras porque outros cursos dentro da própria FFLCH como Ciências Sociais e História também têm a duração de 4 horas.

Outro ponto essencial é que são exigidas e oferecidas aulas de Libras, uma quantidade de horas de estágio supervisionado em escolas públicas e 200 horas de AACC’s (Atividades Acadêmico-Científico-Culturais), estas últimas são contabilizadas com todos os certificados a partir do bacharelado. Ou seja, eu iniciei o bacharel em 2015 e deste então venho guardando todos os certificados de eventos que participei, assim, quando precisar apresentar essas horas não vou ter que ficar no desespero de ir atrás das horas faltantes.

A licenciatura tem a duração de 1 ano e meio, e o aluno pode cursar em até 3 anos para concluir. Aproveitando, lembro de uma polêmica que ocorreu há uns 2 anos que consistia em não validar os diplomas de licenciatura da USP porque diferente tinha duração de apenas 1 ano e meio, enquanto as demais universidades tinham 4 anos. Mas, vamos com calma, esse argumento não faz o menor sentimento, porque a licenciatura qui serve como uma complementação, ou seja, no meu caso além dos 5 anos da graduação em Letras eu teria mais uma ano e meio de licenciatura, o que totaliza no mínimo 6 anos e meio de graduação, dá para entender?

 

Por que eu resolvi cursar a Licenciatura?

Como eu disse anteriormente a licenciatura nunca foi uma prioridade, mas resolvi iniciar agora por vários motivos. O primeiro é que mesmo que dar aulas não seja a minha prioridade, se já estou aqui, por que não fazer? Além disso, ainda tenho aquela consciência (não tão exacerbada) de responsabilidade social de compromisso com a educação, ainda mais por ser por conta dessa educação que me possibilitou ter acesso a espaços e lugares que jamais pensei que alcançaria por pertencer a um ambiente marginalizado na sociedade. Eu ainda acredito no papel transformador da educação que diminui as desigualdades.

Mas mesmo assim eu não estava confiante e nem “feliz” / “satisfeita” em cursar a licenciatura, muito pelo cansaço e a pressão do ambiente universitário, e acho que por isso eu só resolvi iniciar no último momento possível. Outras questões práticas envolvem essa escolha: conseguir conciliar bacharelado, licenciatura e estágio supervisionado com trabalho seria uma missão quase impossível para mim. Não sei o que esperar, mesmo porque escuto muitos comentários negativos sobre a licenciatura, tenho diversos colegas que optaram por não fazer, outros que fazem obrigados e poucos que amam de verdade. Até o momento não me senti apaixonada pela educação e tenho receio em como será assumir uma sala de aula, mesmo porque o panorama de professor na rede pública no Brasil não é nada favorável e infelizmente a tendência é piorar.

Não sei como será o ano que vem e até tenho alguns momentos de ansiedade pensando nisso. Estou compartilhando de forma muito verdadeira (como espero que sempre transmito) os meus questionamentos e experiência em relação à minha jornada na USP. Espero que os próximos posts sobre essa nova etapa sejam mais positivos e esperançosos.

 

Até o próximo post!

 

Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow

 

 

5 Comentários

  1. Gio - Atraídos Pela Leitura · · Responder

    Eu cursei Licenciatura, pois na minha cidade não tem Bacharelado e aqui o foco é a formação de professores. Eu já trabalhei como professora alguns anos atrás, mas quando conclui o curso não estava mais em sala de aula e já não tinha mais interesse tb. Hoje não penso mais em lecionar. Mas todo aprendizado é válido e se você está tendo essa oportunidade de conhecimento, aproveite!
    Não vejo pq o questionamento sobre a duração do curso, pois creio que muito do que se estuda no bacharelado tb é estudado na Licenciatura, estou certa?!! ♥♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Gio! Legal poder conhecer pessoas que já tiveram experiência semelhante, ajuda a ter uma noção do que esperar ou não rs. E sim, super concordo, todo o conhecimento é muito válido, independente se vamos seguir na carreira ou não. Em relação a esse questionamento, foi uma polêmica que rolou e fizeram algumas manifestações contra essa ideia que foi barrada. No que diz respeito ao conteúdo não necessariamente, sabe? No bacharelado os conteúdos de linguística, literatura são muito mais aprofundados do que numa graduação de licenciatura me letras, muito mais aprofundados, por exemplo, aqui temos 4 semestres obrigatórios de Literatura Brasileira, estudando diversas obras do movimento, e por ter colegas que fazem a licenciatura acaba sendo mais reduzido, porque tbm são 4 anos para ver as questões das políticas da educação + literatura + linguística… mas sei lá

      Bjos ❤

      Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Camila,
    Eu cursei Licenciatura em História pela UNIRIO, e olhando para trás hoje, à luz do que você escreveu eu lembro que de início eu queria Bacharelado, mas o CEDERJ (consórcio de Universidades Públicas que levam vários cursos para o interior do Estado em formato EAD) não disponibiliza essa formação, somente licenciatura. Meu foco não era a educação e te confesso que as disciplinas de pedagogia não faziam o menor sentido para mim (na verdade, até hoje não fazem sentido). Me formei e cheguei até a dar algumas aulas particulares e até gostei da experiência.
    No fim, até que fazer licenciatura valeu a pena.
    Faço ideia de como deve estar sendo para você manobrar tantos sentimentos.
    Vai com calma! Você está fazendo uma boa escolha.
    Abraço grande.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Gabriel! Caraca, fico muito grata por vc compartilhar a sua experiência, me ajudou bastante a ter mais parâmetro. Acho que não vai ser ruim fazer a licenciatura, quem sabe até o final a minha concepção mude e eu me apaixone pela área da educação. 😉

      Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: