Diário da Faculdade | Método de avaliação, como funciona?

Oies Bookaholics!

Já faz um tempo em que eu penso em falar como funciona o método de avaliação no curso de Letras mas sempre me faltava alguma motivação para escrever sobre. No entanto, como estou na reta final do 9º semestre e comecei a me organizar para dar conta de tudo resolvi compartilhar aqui com vocês.

Logo de início preciso esclarecer que nós não temos uma semana específica de avaliação, e que na verdade tudo depende das escolhas de cada professor, e isso vocês entenderão melhor quando detalhar como tem sido nesse semestre. Outra coisa, é que eu não tenho prova, e tenho a impressão de que os professores optam pela alternativa de trabalhos já que avaliar o aluno por apenas um dia pode não ser a melhor opção, visto que talvez aquele dia o aluno pode não estar no seu meu dia, ou por estar doente, ansioso ou com algum outro problema. Além de que, muitos também consideram essas provas mais tradicionais como algo muito mecanizado e decorado, sem de fato exigir um conhecimento do aluno.

Isso significa que muitos acabam aplicando trabalhos para que façamos em casa. Essa é a opção que eu mai gosto, principalmente nas disciplinas de literatura, já que muitas vezes é inviável desenvolver uma prova com apenas 1h30. E apesar do que o nome já diz, realmente dá trabalho, pois é necessário a realização de muitas leituras, no caso da literatura o livro + os textos teóricos básicos indicados pelo professor e as discussões realizadas em classe, por exemplo.

Para quem tem curiosidade a média para ser aprovado é 5 e para não ficar muito abstrato vou descrever os métodos de avaliação das disciplinas que estou cursando nesse semestre.

 

  • Leituras do Cânone 3
– Romance Amada (Toni Morrison) – Paper >> 02/04
– Romance Andrew’s Brain (E. L. Doctorow) – Paper >> 07/05
– Romance 10:04 (Ben Lerner) – Paper >> 11/06
– Romance Os lança-chamas (Rachel Kushner) – Paper >> 25/06
– Trabalho final (análise comparativa dos 4 romances do programa) >> 29/06
  • Tópicos de Semântica

Esse professor tem um estilo não muito convencional e nos incentiva a escrever trabalhos utilizando qualquer assunto ou material, desde que além de usarmos a parte teórica da disciplina expressamos a nossa própria vez, além de que tenhamos um posicionamento crítico diante dos temas abordados. Outra forma que ele considera para avaliação são as produções em classe em que temos que entregar alguma atividade.

– Response Paper 1 (Eu optei falar sobre a minha experiência com o cabelo crespo utilizando o significado sobre em diferentes segmentos da sociedade, como a televisão, redes sociais, o mercado e marcas que têm desenvolvido produtos) >> 24/04
– Atividade filme Her >> 12/06
– Response Paper II (semântica computacional + semântica cultural: e optei por escolher um episódio de Black Mirror) >> 19 ou 26/06
– Seminário em grupo (meu grupo também optou por um episódio de Black Mirror) >> 19 ou 26/06
  • Movimentos do Teatro
– Resenha de espetáculo assistido (Peça: Música para cortar os pulsos – Dir. Rafael Gomes)  >> 09/05
– Avaliação final (questões serão enviadas no dia 20/06) >> 27/06
  • Literaturas Africanas de Língua Portuguesa I – Angola
  • Avaliação final (análise comparativa de contos e/ou romances trabalhados em classe) >> 27/06

 

Esse é apenas um exemplo, e como vocês podem notar meu mês será bastante corrido. Eu tento me organizar para facilitar a minha vida e não deixar que os conteúdos se acumulem. Outra coisa que aprendei ao longo da graduação foi não pegar muitas disciplinas no semestre, se não fica muito difícil dar conta de tudo, já passei noites escrevendo trabalhos e prometi a mim mesma respeitar o meu corpo e meus limites.

Se você também faz faculdade, me diga nos comentários como funciona o método de avaliação do seu curso e se considera essas opções não tão tradicionais como algo muito diferente, vou adorar saber 😉

 

Até o próximo post!

 

Redes sociais *Skoob/ *Goodreads/ *Instagram/ *Facebook/ * Filmow

12 Comentários

  1. Você falou sobre respeitar os nossos limites. Concordo inteiramente. Nos falamos diariamente sobre respeitar nosso tempo e nossa capacidade indivídual. Mas de fato é muito complicado saber até onde podemos ir para superar nos mesmos e crescer, e até onde estamos abusando de nós. Eu faço engenharia ambiental, e hoje em dia muita coisa mudou. Nem todos os professores são rígidos sem noção. Mas os métodos de provas e decorar fórmulas e mais fórmulas exaustivamente ainda é predominante.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies! Super concordo, realmente difícil delimitar o limite da superação, mas acredito que é algo que vem com o tempo mesmo e principalmente nos conhecer, entender e equilibrar com as demais obrigações que temos no cotidiano. Obrigada pelo comentário, principalmente por vc ser de outra área e ver que nem sempre algumas inovações podem ser implementadas. Força aí!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Gio - Atraídos Pela Leitura · · Responder

    Muito bom conhecer um pouco mais sobre como funciona a sua faculdade. Faz tanto tempo que eu fiz um paper que não sei mais nem o que é 🙂 🙂 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies! Ah mulher, fico feliz por isso 🙂 Reta final, pelo menos para o bacharelado e ficarei livre dessa pressão hahaha.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Sei bem como é esse acúmulo de trabalhos e como nós nos desgastamos tentando dar conta do mundo e de tudo. Agora que terminei a pós ( foi bem mais tranquila que a graduação), percebo como me fez bem ter um tempo para elaborar as atividades e estudar para as provas e como eu internalizei mais os conteúdos. A graduação era praticamente apagar incêndio e delimitar as datas das entregas. Um dos métodos que eu utilizo atualmente é ir desenvolvendo um escopo ( resumo de como vou escrever o trabalho científico), costumo fazer mapas mentais e ir acrescentando as referências que quero utilizar. Quando chega a semana para entrega, sinto-me mais confiante em redigir, pois já tenho o esquema pronto. 😊 bjs, Agnes

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Agnes! Nossa, o que mais faço nessa graduação é apagar incêndios, rs Mas com o passar dos semestres fui aprendendo a me organizar melhor e não deixar os conteúdos acumularem ou ter que fazer trabalhos na véspera, pq eu odeio fazer as coisas na correria, além disso tento absorver bastante conteúdo nas aulas. Gostei muito desse seu método de organização e vou tentar utilizar na licenciatura 😉 Obrigada! ❤ Bjos da Cah

      Curtido por 1 pessoa

  4. Para começar: “Atividade filme Her >> 12/06”. Fazer uma atividade sobre esse filme justamente no dia dos namorados, se isso foi uma coincidência, eu passo a acreditar em coincidências, rsrsrsrsrs.
    Essa visão da avaliação é muito interessante, principalmente porque em um curso presencial um leque de possibilidades se abre. Acho sempre válido “deixar” o aluno escolher, mesmo que esse “deixar” seja, na verdade, um direcionamento para o tema da disciplina.
    E também não posso deixar de comentar sobre a pluralidade de reflexões que esse curso proporciona, trazendo a experiência de pensar vários temas, aparentemente desconexos, mas que possuem muitos assuntos transversais.
    A minha experiência com avaliação foi/está sendo peculiar: eu me formei mestre em Filosofia no ano passado e iniciei uma faculdade de Sistema de Computação, saí da abstração para o ‘decoreba’ de fórmulas e códigos, rsrsrsrsrs.
    Grande abraço, e boa sorte nesse fim de semestre.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Gabriel! Nossa, até vc falar eu tinha esquecido dessa coincidência hahaha. Na verdade o prazo final para a entrega é no dia 12, mas como eu já assisti Her 3 vezes, inclusive para uma disciplina no semestre passado sob uma perspectiva mais relacionada à comodificação dentro do sistema capitalista fui pegando um ranço do Theodore hahha. E sim, é como vc disse, por ser um curso de humanas e com a possibilidade de trabalhar com diferentes materiais torna as coisas mais abstratas, mas nem tanto, visto que é necessário relacionar com a parte teórica, com textos muitas vezes densos e mais técnicos. E sabe, acho que o maior desafio dos profs dessas disciplinas é justamente essa: abordar temas e materiais até então desconexos e esperar que nós alunos possamos criar uma linha de raciocínio, a partir tbm de outras áreas, não por acaso, em literatura acabamos inserindo para a análise textos da filosofia, psicologia, economia, etc. E poxa, estou chocada com essa diferença que vc precisou se adaptar, deve ter sido um choque, rs. Vai com tudo! Obrigada pelo apoio, como sempre! Contagem regressiva para as férias 😉

      Curtido por 1 pessoa

  5. Uau, achei tão diferente! A minha, dependendo do professor, varia muito os trabalhos. Alguns amam seminários, e sempre passam mais de um por semestre (para o o meu terror, odeio falar em público rs) mas sempre tem prova (V1, V2 e a VS que é a temida recuperação). Gostaria que fosse mais “aberto” assim na minha, porque ainda é muita decoreba e dor de cabeça para lembrar dos conceitos. Tem professor que só aceita as respostas se colocar palavra por palavra, igual aos livros, e isso me irrita, não dá pra interpretar, nem tentar um “jogo de cintura” quando não lembrar dos termos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. OIes Geo! Ah mulher, sei bem como é 😦 No começo já tive muito dessas provas decorebas, o que me deixava muito mais estressada. Nos últimos semestre têm sido mais livre, mas confesso que não aguento mais fazer análise literária hahaha. Sobre seminários: tenho uma relação de amor e ódio, kkk e posso imaginar como deve ser um pesadelo pra vc que é tão tímida, mas força, afinal, a faculdade em si nos tira da nossa zona de conforto em diversos aspectos! Vai com tudo, com o passar dos semestres vc vai lidando melhor 😉

      Curtido por 1 pessoa

  6. […] da Faculdade 😉 Enfim, numa forma de organizar tudo o que eu precisaria entregar eu fiz o post Diário da Faculdade | Método de avaliação, como funciona?, eu entreguei os últimos trabalhos na semana passada, tive reunião de grupo de pesquisa e agora […]

    Curtir

  7. […] acertada, isso porque eu tive uma quantidade enorme de avaliações para serem entregues (confiram: Diário da Faculdade | Método de avaliação, como funciona?), e ainda porque 3 matérias eram de literatura o que exige mais tempo para ler as obras indicadas […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: