Retrospectiva A Bookaholic Girl 2018 | Desafios, metas e projetos de leitura

Oies Bookaholics!

retrospectiva

Neste último post de retrospectiva e último post do ano de 2018, resolvi conferir se cumpri ou não as mestas que estipulei no começo do ano (confiram: Sobre as metas para 2018?).

Let’s go?!

> Meta de leitura? Depois de 3 ou 4 anos eu resolvi não estipular um número de livros para serem lidos, porque apesar de ser uma maneira de me motivar a ler, não adianta ficar me auto-pressionando, estou aprendendo a respeitar o meu tempo e o meu ritmo com as demais coisas que estou comprometida no momento. Meu foco será ainda maior na faculdade e quero fazer outras coisas que amo muito, como ver séries ❤

Depois de 4 anos eu resolvi não estipular um número de leituras e foi muito melhor. Acho que ler sem ficar pensando em número e na obrigação de bater uma meta me deixou mais tranquila e consequentemente um ritmo de mais leve de leitura. Já bastam os textos e livros obrigatórios da faculdade. No fim acabei lendo mais do que em 2017. E assisti também muito mais filmes e séries! Cheguei a conclusão que muitas vezes a gente se cobra e se pressiona com números quando na verdade o que é mais importante é a experiência com a leitura e o que pode levar e aprender com elas.

 

> Que tipo de livros quero ler? Eu levantei algumas análises dos livros que li no ano passado (confiram: Retrospectiva A Bookaholic Girl 2017 | Todos os Livros Lidos) e quero me empenhar em ler os livros que estão “mofando” aqui na minha estante, ler mais livros nacionais e ler mais livros escritos por mulheres, tomar vergonha na cara e ler em inglês, além de “ressuscitar” os livros clássicos do Projeto de Leitura | Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura e até as leituras para o Mês do Horror em outubro. 🙂 Outra ideia que eu gostei muito e já tinha visto algumas vezes foi o Desafio Fuxicando sobre Chick-Lits da Aione (Minha Vida Literária), que é um gênero que eu amo, mas que infelizmente eu não tenho lido tanto.

Essa foi uma meta bem mais ou menos! No post sobre as leituras de 2018 (confiram: Retrospectiva A Bookaholic Girl 2018 | Os 62 livros lidos + as 10 melhores leituras do ano) tem uma análise mais detalhada do que eu consegui ler. Só não citei sobre os livros da Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura, e foram apenas 5 😦 E sobre o desafio Fuxicando sobre Chick-Lits eu desisti no 3º ou 4º mês. haha

 

> Comprar livros? Mesmo gastando menos em 2017, esse ano quero gastar o menos possível. Eu acabo comprando mais livros do que lendo, e tenho vários livros “mofando” na minha estante, assim vou comprar quando for realmente essencial: aqueles cruciais para a faculdade, quando houver evento de lançamento de autores que eu realmente goste / admire, e se for alguma escolha para o Projeto Quatro Por 4 que eu queira muito ter a edição física. Fora essas situações, só na Festa do Livro da USP, em que os livros têm 50% de desconto, no mínimo.

Fracasso total! Eu gastei mais em 2018 do que em 2017! Confiram: Retrospectiva A Bookaholic Girl 2018 | Book Haul: todos os livros que comprei (ou meu desequilíbrio comprando livros)

 

> Projeto Quatro Por 4? Foi uma experiência maravilhosa no ano passado e continua firme e forte em 2018! Atualmente com as meninas do Coelho da Lua, Books and Birds e Inícios Marcantes, a ideia do projeto é semelhante a clube de leitura, só que virtual. A cada mês uma de nós apresenta algumas opções de livros e o mais votado será lido pelos 4 blogs, resultando em 4 pequenas resenhas em um post, além das conversas sobre o livro escolhido (e algumas outras coisas) pelo Whatsapp, já que não moramos próximo, somos de 5 estados diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás.

Houveram algumas mudanças nesse ano. A Geo (Inícios Marcantes) parou as atividades do blog dela e saiu do projeto 😦 , A Bia (Books and Birds) ficou empenhada em outras coisas e também não conseguiu acompanhar todas as leituras com a gente. Entrou a Willy (Entre nos mundos) e adorei conhecê-la! As meninas do Coelho da Lua criaram ainda um novo projeto que eu não consigo participar e as postagens do Projeto Quatro por 4 acontecem nos meses pares!

 

> Caderno de organização de leituras? Se Deus quiser e em nome de Jesus vai acontecer! Oremos! Mesmo porque conversando com a minha mãe fiquei pensando que era importante anotar o que eu leio. As resenhas não têm sido suficientes, já que a grande maioria das resenhas que faço não possuem spoiler, e aí seria legal anotar os mistérios e resoluções, temáticas e reviravoltas para não esquecer. 😉

Maior fracasso de 2018! Até comprei um caderninho e nem sei onde ele foi parar, rs

 

> Maratonas literárias? Vão continuar na medida que eu tiver tempo disponível e organização para participar! Ano passado foram 5 maratonas e vamos ver o que acontece nesse ano! 😉

Duas: Sobre o meu desempenho na #JornadaMLV : Maratona Literária de Verão e uma tentativa de ficar 24 horas seguidas lendo: Leituras de Setembro de 2018 | Maratona 24h No Sleep, filmes, e-books e 7 livros lidos

 

> Filmes e séries? O foco principal do blog é o universo literário, mas confesso que sinto muita falta de assistir séries! ❤ Com o blog e a faculdade minhas obrigações e minhas horas de lazer são na maioria das vezes em torno dos livros, e querendo ou não, acaba cansando um pouco. Quero tentar cumprir o Desafio Adaptações Literárias, assim como as 10 séries que quero assistir em 2017, das quais assisti apenas 4, rs.

Eu percebi que o Desafio das Adaptações Literárias não estava funcionando e nem fazendo sentido mais pra mim e resolvi parar de me enganar e parar de vez. E às vezes isso é bom: a gente reavaliar nossas metas, planos, objetivos e sonhos. Consegui assistir a mais séries que tinha estipulado em 2017, além de poder assistir muito mais coisas! (confiram: Retrospectiva A Bookaholic Girl 2018 | Os 146 filmes e 8 séries assistidos + os melhores do ano).

 

> Diário da Faculdade? Sim, também vai continuar, já que como disse anteriormente, será o meu maior foco nesse ano 😉 Tenho algumas ideias já anotadas e elaboradas para colocar em prática aqui no blog espero que dê certo e vocês curtam 🙂 Ah, para quem não sabe estou no quarto ano do curso de Letras (Português – Inglês) na Universidade de São Paulo.

Sim, rolaram muitos posts sobre a USP, mesmo eu reclamando sobre, principalmente!

 

Enfim, sou grata pelas muitas coisas boas que aconteceram nesse ano por aqui. Enquanto algumas angústias e embustes da minha vida pessoal me deixaram desanimada, triste e até mesmo desmotivada o blog foi um espaço que eu pude concentrar minhas energias em coisas que realmente gosto. Não é fácil e nem tanto recompensador manter e atualizar um blog, mas cada comentário carinhoso percebi que cada esforço para postar uma resenha ou qualquer outra coisa valiam a pena! Agradeço aos novos leitores que chegaram em 2018 e daqueles que viraram amigos também!

 

Que 2019 seja incrivelmente melhor para todos nós! Que traga leituras marcantes, filmes e séries especiais e muito amor nessa blogsfera! ❤ Feliz ano novo! 

 

Até o próximo post!

 

armesan Cheese

 

 

Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow

 

 

 

 

Anúncios

2 Comentários

  1. […] A última semana do mês de dezembro foi dedicado à retrospectiva do blog, em que falei sobre os eventos, os lançamentos do 2º Semestre, todos os livros que comprei no ano, os 62 livros lidos + as 10 melhores leituras do ano, os 146 filmes e 8 séries assistidos + os melhores do ano e por fim os desafios, metas e projetos de leitura. […]

    Curtir

  2. Feliz ano novo Cah! (super atrasado hihi)
    Esse trem de metas é bom e ao mesmo tempo não. Sufoca e incentiva 😦
    De metas mesmo, que tentarei seguir em 2019 são:
    – ler mais livros teóricos
    – entrar no mundo das graphic novel
    – bater minha meta de 22 livros anuais
    – ouvir mais audiobooks

    Desejo que o ano de 2019 seja ainda mais legal do que o passado. Traga mais experiencias boas e menos embustes (porque tá tenso, misericórdia!)

    Beijinhos :*

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: