Quatro Por 4 | Caixa de pássaros, de Josh Malerman

Oies Bookaholics!

Nesta edição do Projeto por 4 contamos com mais uma nova membra, a Willy do blog Entre nos Mundos, seja muito bem vinda ❤ , além disso, o livro escolhido foi Caixa de pássaros, do autor Josh Malerman, publicado pela Editora Intrínseca aqui no Brasil 🙂

CAIXA_DE_PASSAROS_NAO_ABRA_OS_1419970578428836SK1419970578B

Bird Box – Tradução: Carolina Selvatici – 2015

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

 

  • Cah (A Bookaholic Girl)

ASSUSTADOR.png

Eu costumava não gostar de histórias com a temática do mundo sendo destruído, mas de uns tempos para cá minha opinião tem mudado, ainda bem! Caixa de pássaros contribuiu muito para essa mudança. Essa foi uma leitura que ao mesmo tempo que me dava muita aflição eu não conseguia parar de ler. O sentimento de angústia foi semelhante à minha experiência com o filme Um lugar silencioso, em que a luta é contra qualquer barulho. Josh Malerman cria uma atmosfera sufocante e um terror psicológico ao trabalhar com outro órgão essencial para a humanidade: os olhos, me fazendo lembrar também de Ensaio sobre a cegueira (José Saramago) em que um surto inexplicável de cegueira branca que domina a sociedade, e ambos desenvolvem os comportamentos humanos em situações catastróficas.  Ao trabalhar com duas temporalidades, o presente e o passado de 4 anos atrás, somos instigados a entender o que tem provocado tantos surtos e mortes e de que forma as pessoas podem sobreviver, mesmo na escuridão. Essa realidade desoladora também pode ser vista como analogia e pode trazer diversas interpretações sobre as condições da nossa própria realidade atual tão problemática: loucura, insanidade e em quem confiar em tempos tão difíceis. Confesso que fiquei um pouco decepcionada porque esperava ver uma explicação do surgimento da criatura e senti que alguns pontos ficaram em aberto. Mas, ao mesmo tempo, o livro se torna único por isso, por não apresentar tudo tão claramente, colocando sobre o leitor a responsabilidade de decodificar e criar as possibilidades da história. E, isso, não ter as respostas que se procura, pode ser algo muito assustador.

 

ENVOLVENTE.png

Demorei para embarcar na história, logo de cara não me simpatizei com a protagonista, mas mesmo assim eu ficava com aquela pontinha de curiosidade para entender o que havia acontecido para causar toda esse caos nas pessoas. É muito difícil encontrar um livro que conta como o caos surgiu e como é estar no meio dele, normalmente lemos coisas pós apocalíptica, não que seja ruim, mas essa coisa de acompanhar tudo desde o inicio foi bem interessante. A escrita do autor é muito cativante e quando ele descreveu as mortes foi quando fiquei mais impressionada.

 

ENVOLVENTE

Eu morro de medo de filme de terror, mas adoro ler sobre o tema. Faz sentido? Não muito.
Mas, bem, eu adorei a chance de reler este livro e digo que nada mudou. Ainda senti a mesma aflição em cada virar de páginas, naquela agonia de saber se alguém iria abrir os olhos em determinados momentos.
Alternar entre passado e presente vai dando a chance de entender como tudo começou e saber como as pessoas vão conseguir sobreviver em meio a todo o caos de viver sem algo essencial, que é a visão.
A escrita do autor é fascinante, e o modo como cada cena é detalhada, principalmente quando se trata de mortes, é de arrepiar.
O que deixou um pouco a desejar foi o final; acho que eu ainda não estava pronta para o fim.. parecia que ainda cabia muito mais história naquelas últimas páginas.
Mas, no geral, é um livro deveras interessante e eu estou ansiosa para o filme.

NÃO GOSTEI.png

Caixa de Pássaros foi um livro que precisou de algumas tentativas antes de ter sua leitura devidamente concretizada e ainda assim foi meio complicado, diga-se de passagem. Eu não consegui me envolver com a história, nem com os personagens, muito menos me vi imersa no universo criado e confesso que só continuei lendo pra descobrir o que era o mistério que não poderia ser olhado.

Mesmo com a narração em terceira pessoa, o jeito da Malorie me irritou em diversos momentos. Não simpatizei com a protagonista e me incomodei com o jeito que ela tratava os filhos. Falando neles, as crianças foram o ponto alto pra mim. Eram inteligentes, atentos, dispostos a fazer o necessário pra salvar a mãe e a si mesmos. Premissa boa, porém mal trabalhada.
A próxima leitura do projeto será…
SEM_CORACAO_1528801177758122SK1528801178BCatherine era uma das garotas mais desejadas do País das Maravilhas e a favorita do ainda solteiro Rei de Copas, mas seus interesses eram outros. Por seu talento na cozinha, ela só queria abrir uma confeitaria em sociedade com sua melhor amiga e oferecer ao Reino de Copas os mais deliciosos doces e bolos. Porém, de acordo com sua mãe, era uma ideia inaceitável para a jovem que poderia ser a próxima rainha. Em um baile real em que o rei pretende pedi-la em casamento, Cath conhece Jest, o belo e misterioso bobo da corte. Pela primeira vez, sente a força da pura atração. Mesmo correndo risco de ofender o rei e contrariar os pais, ela e Jest iniciam um relacionamento intenso e secreto.
Cath está determinada a escolher o próprio destino e se apaixonar nos seus próprios termos. Mas em uma terra repleta de magia, loucura e monstros, o destino tem outros planos…

A aclamada autora das Crônicas Lunares oferece uma visão do País das Maravilhas diferente de qualquer outra já vista e conta a história de uma garota que viria a ser um dia a famosa Rainha de Copas.

 

Até o próximo post!

 

A Bookaholic Girl (2)

 

 

Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow

8 Comentários

  1. Hahaha, que legal ver impressões diferentes de uma mesma leitura. Eu fiquei mais curiosa pra ver o filme, confesso. Mas acredito que tanto na leitura quanto vendo o filme, eu ficaria tensa como quando vi Um lugar Silencioso , como disseram também no post.
    Bacana o projeto, é o próximo da lista é também um livro que ando muito vendo por aí no instagram de booklovers.
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies! Ah, fico feliz que vc tenha gostado do projeto 🙂 é muito bom ler um livro e ter a oportunidade de conversar com outros leitores sobre, principalmente quando as impressões são diferentes, como nesse caso, acho que torna a experiência e as reflexões mais ricas 🙂 Eu quase morri vendo Um lugar silencioso e sinto que vai ser semelhante com o filme de Caixa de pássaros, rs O próximo livro será um desafio para mim, pq eu costumo não gostar de livros de fantasias e tals. Se quiser participar com a gente diga, é sempre bom ter mais pessoas no projeto 😉 Bjos da Cah!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Ah, poderia participar assim esporadicamente? É que estou agora já com duas leituras hahaha, mas pra uma próxima, eu bem que toparia 😍

        Curtido por 1 pessoa

        1. Sim, o projeto funciona a cada 2 meses e não precisa participar em todas as edições. 😉 Mas podemos ir conversando sobre! Meu e-mail; camilaoms@gmail.com

          Curtido por 1 pessoa

  2. […] de dezembro. O filme é baseado no livro de mesmo nome do autor Josh Malerman (confiram a resenha Quatro Por 4 | Caixa de pássaros, de Josh Malerman) e traz a estrela Sandra Bullock no papel principal da adaptação. Eu adorei o livro e estou muito […]

    Curtir

  3. Gente, e essa variedade de impressões :O
    May, como assim a senhora não gostou? CHOCADA! hahaha
    Eu simplesmente amei a forma como o livro foi narrado. (A cena do barco, misericórdia! Quase fiquei sem unha!)
    E seja muito bem vinda Willy!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Viu as diferenças? rs Eu pensei que eu não fosse gostar por conta da hype, mas gente que agonia ler esse livro, credo! kkkk ❤

      Curtido por 1 pessoa

  4. […] 1. Misery: Louca obsessão (Stephen King) 2. O vilarejo (Raphael Montes) 3. Caixa de pássaros (Josh Malerman) 4. Formaturas infernais (Meg Cabot, Stephanie Meyer, Michele Jaffe, Kim Harrison e Lauren Myracle) […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: