Adaptações Cinematográficas | 11 filmes baseados em 11 livros do Nicholas Sparks

Oies Bookaholics!

Faz muito tempo que eu planejo escrever esse post, mas nunca parava e sentava para escrever, rs. O autor Nicholas Sparks fez parte da minha formação como leitora ( e de muitas outras pessoas) mas depois um tempo eu cansei de suas histórias e dramas e parti para outros horizontes. Porém, após encontrar com o autor no ano passado (confiram: Nicholas Sparks em São Paulo … Eu fui!) e  ler Dois a dois no mês passado resgatei da minha memória as lembranças não só dos livros, mas dos filmes inspirados na obra do autor.

Claro que pensando no que vemos hoje em relação às questões de diversidade, representatividade e crítica social (reparem bem nas semelhanças dos pôsteres),  Sparks deixa muto a desejar, mas cabe reconhecer a importância dos livros dos livros não só para os leitores, mas também para o cinema, que lucra muito com a obra do autor. Apesar de todo o preconceito posso dizer que se você nunca leu nenhum livro do autor você provavelmente deve ter assistido algum filme e chorado muito (sem nem mesmo saber que foi inspirado em algumas das tramas). Vou provar listando os 11 filmes baseados em 11 livros do autor, servindo também de indicação para os apaixonados por histórias de amor e não sabe o que assistir nesse feriado.

Let’s go?!

 

diário de uma paixãoDiário de uma paixão (Nick Cassavetes, 2004)

Todo dia um homem visita uma senhora com sérios problemas de saúde que prejudicaram irreversivelmente sua memória. Em cada uma destas visitas, ele lê para ela um capítulo de uma linda história de amor, que começa assim: “Noah era um jovem operário numa pequena cidade. Allie era uma garota rica e culta da capital. Eles se conheceram num parque de diversões e, apaixonados, viveram o mais intenso verão de suas vidas. Porém, por imposição da família de Allie, o jovem casal teve que se separar. Veio a 2ª Guerra Mundial e Allie conheceu um soldado de família tradicional que a pediu em casamento. Sete anos mais tarde, às vésperas de seu casamento, Allie reencontra Noah e tudo vem à tona outra vez, colocando a jovem em um terrível dilema, com o coração dividido entre seu primeiro amor e o belo rapaz que pode lhe oferecer a vida tranqüila que sua família sempre sonhou.” Enquanto o homem que a visita lhe conta este envolvente romance, a senhora doente parece redescobrir o prazer de emoções há muito adormecidas, relembrando passagens de sua própria juventude. 

 

um amor para recordarUm amor para recordar (Adam Shankman, 2002)

Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.

 

querido johnQuerido John (Lasse Hallstrõm, 2010)

Adaptação do romance de Nicholas Sparks, sobre um soldado em licença que se apaixona perdidamente por uma linda e conservadora garota universitária. Embora eles pensem em se casar, o tempo e a distância podem custar caro ao comprometimento dos dois.

 

 

 

a última músicaA última música (Julie Anne Robinson, 2010)

É ambientado em uma pequena cidade praiana do sul, onde um pai afastado tem a chance de passar o verão com sua relutante filha adolescente, que preferia estar em casa, em Nova Iorque. Ele tenta se reaproximar dela através da única coisa que eles têm em comum – a música – em uma história sobre família, amizade, segredos, salvação e também sobre primeiros amores e segundas chances.

 

 

82210497be3b91a6435bdb3a107a4cc4Um homem de sorte (Scott Hicks, 2012)

Um fuzileiro naval norte-americano (Efron) encontra no meio do deserto iraquiano a foto de uma mulher que nunca conheceu e começa a ter uma sorte surpreendente. Após sobreviver três campanhas no Iraque, Logan Thibault retorna à Carolina do Norte decidido a encontrar a misteriosa mulher da fotografia, que se tornou um verdadeiro talismã de sorte para ele.

 

 

o melhor de mimO melhor de mim (Michael Hoffman, 2014)

Na adolescência, Amanda e Dawson se encontram e se apaixonam. Mas o pai da garota não aprova o relacionamento, e os jovens acabam se afastando e tomando rumos diferentes. Muitos anos mais tarde, um funeral faz com que os dois voltem à cidade natal, e se reencontrem. É o momento de ver se os sentimentos persistem, e de avaliar as decisões que tomaram na vida.

 

 

a-escolha_t101824A escolha (Ross Katz, 2016)

Travis Parker (Benjamin Walker) tem uma vida confortável, um bom emprego, amigos leais e uma casa em pequena cidade costeira. Ele busca diariamente viver plenamente e acredita que um relacionamento sério limitaria o seu estilo de vida. Isso até que Gabby Holland (Teresa Palmer) se muda para a casa ao lado. Mesmo que ela tenha um namorado, a moça o instiga logo de cara e faz com que os dois se entreguem a uma relação que nenhum deles esperava. Baseado em romance do autor Nicholas Sparks.

 

um porto seguroUm porto seguro (Lasse Hallstrõm, 2013)

Um viúvo (Duhamel), pai de dois filhos, tem sua rotina transformada quando Katie (Hough) se muda para Southport, no estado da Carolina do Norte. Apesar da moça estar determinada a não formar laços afetivos na nova cidade, ela não consegue cumprir esse objetivo e acaba levantando questionamentos sobre seu passado, que esconde um terrível segredo.

 

 

noites de tormentaNoites de tormenta (George C. Wolfe, 2008)

Baseado no romance best-seller de Nicholas Sparks, Diane Lane estrela o papel de Adrienne Willis, uma mulher cuja vida está um caos. Ela busca refúgio em Rodanthe, pequena cidade litorânea na Carolina do Norte, indo passar um fim de semana na pousada de uma amiga. Ali ela espera encontrar a tranqüilidade de que precisa desesperadamente para refletir sobre os conflitos que a angustiam: seu volúvel marido pediu para voltar para casa, e sua filha adolescente critica todas as suas decisões. Pouco depois de Adrienne chegar a Rodanthe, ouve-se a previsão de uma grande tempestade, e o Dr. Paul Flanner (Richard Gere)chega à cidade. Único hóspede da pousada, Flanner não está atrás de um final de semana de descanso, e sim enfrentando uma crise de consciência. Agora, com a tempestade se aproximando, eles procuram consolo um no outro e, em um final de semana mágico, iniciam um romance que trará mudanças profundas para ambos, repercutindo pelo resto de suas vidas.

 

uma carta de amorUma carta de amor (Luis Mandoki, 1999)

Uma jornalista encontra em uma praia uma garrafa contendo uma apaixonada carta de amor. Ela então resolve usar todos os meios disponíveis para descobrir quem foi o autor desta misteriosa carta.

 

 

 

 

uma-longa-jornada_t84752_9dTtTP5Uma longa jornada (George Tilman Jr., 2015)

Aos 91 anos, com a saúde debilitada e sozinho no mundo, Ira Levinson (Alan Alda) sofre um acidente de carro e se vê abandonado em um lugar isolado. Ele luta para manter a consciência e passa a ver sua amada esposa Ruth (Oona Chaplin), que faleceu há nove anos. A poucos quilômetros de distância, a bela Sophia Danko (Britt Robertson) conhece o jovem cowboy Luke (Scott Eastwood), que a apresenta a um mundo de aventuras e riscos. De forma inesperada, os dois casais vão ter suas vidas cruzadas.

 

E vocês, já assistiram alguns dos filmes citados? Se sim, gostou e quais os seus favoritos? Me contem tudo nos comentários, vou adorar saber! 😉

 

Até o próximo post!

 

A Bookaholic Girl (2)

 

 

Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow

 

 

14 Comentários

  1. Fiquei bem surpresa em saber que só não assisti 1 da sua lista :O
    O Nicholas fez parte do comecinho da minha vida de leitora! Foram muitos livros (e muitas lágrimas!). Mas é como você mesma disse, falta representatividade, (e quem sabe um pouquinho mais de criatividade). Ou alguém morre, ou o casal sofre para ficar junto, mas mesmo assim ainda não consigo deixar de amar a escrita dele. Ele é um dos meu autores favoritos e ainda quero ler todas as obras dele, mas acho que se ele desse uma diferenciada nas histórias, seria maravilhoso. Acaba que eu só revisito os livros quando a vida me dá uma desacreditada no amor hihi

    Beijinhos 😘

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Geo! 🙂 Ah, fiquei surpreendida porque a imagem que tenho de vc é a de fã de livros e filmes de terror hahaha. Pois é, super concordo, é aquela coisa de “receita” né. Eu tbm cansei pq fiquei decepcionada ao ver que na “vida real” não tem nenhum cara tão apaixonado e disposto a enfrentar tudo como o autor descreve, rs. Mas é isso, sempre vou ter muito carinho pelas histórias na minha formação. Bjos ❤

      Curtido por 1 pessoa

      1. A imagem por fora é de bruxa das trevas mas o coração é de princesa hahaha amo romances, só que esse gênero anda bem batido ultimamente 😦

        Curtido por 1 pessoa

        1. Hahahaha! Acho que hj tem temas mais relevantes, e para mim, o mesmo se aplica aos livros!

          Curtido por 1 pessoa

          1. Exatamente!

            Curtido por 1 pessoa

  2. Só não assisti um da sua lista, meu favorito é “Diário de uma paixão”, mas a verdade é que nunca li nenhum dos livros acho que faltou vontade mesmo adorando os filmes.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Luana! Ah, é muito bonito, mas acho que os meus favoritos são Querido John, Um homem de sorte e A última música, impossível escolher um só, rs. Olha eu até que compreendo, dificilmente eu leio o livro depois de ter visto o filme hahaha. Bjos

      Curtir

      1. Acho que a maioria dos filmes são incríveis, não leio acredito que por saber que os romances do Nicholas seguem sempre um enredo parecido mais em situações diferentes. Acaba que não me interesso, haha beijos.

        Curtido por 1 pessoa

        1. Ah, super compreensível, tanto que parei de ler hahaha. Bjos

          Curtido por 1 pessoa

  3. Aii eu não sabia que a escolha e uma carta de amor sao do Nicholas. Amei o post.
    Seu blog é lindo, parabéns. ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies! Primeiramente seja muita bem vinda ao meu blog 🙂 Obrigada pelo carinho e fico muito feliz que vc tenha gostado ❤ Eu ainda não vi "A escolha", tanto que já tinha lido o livro e quando estava para estrear o filme eu reli e não consegui ir ao cinema, rs Bjos da Cah!

      Curtir

  4. De autores de romance não gosto muito, logo os evito, e do Nicholas Sparks li apenas dois livros, um impresso e um e-book, e vi o filme A Última Música (foi o livro impresso lido), Jojo Moyes li alguns, o melhor A Garota Que Você Deixou Para Trás, e Nora Roberts, baixei um e-book, o primeiro, ainda por ler.
    Para ler um livro, independente de impresso ou e-book, não pode já existir o filme, pelo menos que eu tenha visto.
    Tinha me interessado por um livro dos dois irmãos Sparks, quem sabe ainda eu o compre, mas impresso. Certos livros tem que ser impressos.
    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah, ótimos pontos a se considerar! Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

  5. […] posts que saíram neste mês foram Adaptações Cinematográficas | 11 filmes baseados em 11 livros do Nicholas Sparks e Tag | To All the Boys I’ve Loved Before (Para todos os garotos que já amei), já […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: