Resenha | Martyn – O Detetive: E o sumiço dos encrenqueiros, de Marcelo Felix

Oies Bookaholics!

Nada melhor do que começar a semana com resenha não é mesmo?! O livro de hoje é do autor capixaba Marcelo Felix, e o melhor, por estar em formato digital pode ser adquirido por apenas R$ 3,99 no site Amazon, podendo ser lido tanto no Kindle ou pelo aplicativo em celular, tablet e/ou o próprio computador 😉 Como eu acredito que a literatura nacional precisa ser mais valorizada, aceitei a parceria com o autor, mesmo sendo um livro que foge da minha zona de conforto e eu não fazer parte do público alvo, o infanto juvenil, a história do detetive merece recomendação. 🙂

MARTYN__O_DETETIVE_1521725956765976SK1521725956B.jpg

Lura Editorial – 2017 – Infanto Juvenil – 356 Páginas

Sinopse: Martyn é um garoto de quase 15 anos que mora somente com a mãe, Luciele, e seu bichinho de estimação, Sherlock Hamster. Junto de seu inseparável e dramático amigo Kleber, estão prestes a entrar no tão sonhado colégio Darwin, um lugar ótimo para se estudar se não fosse pelos terríveis grupos de encrenqueiros. Entretanto, tudo isso muda quando um sequestrador misterioso resolve fazer justiça com as próprias mãos. Por coincidência ou não, Martyn acaba sendo o maior suspeito diante dos desaparecimentos. Por isso, junto de Kleber, resolve começar a investigar o sumiço desses encrenqueiros, encontrá-los e limpar seu nome de uma vez por todas. Em uma historia cheia de drama, suspense, romance e muita aventura, Martyn e sua turma o convidam a ser um detetive de verdade, a ingressar no ramo do mistério para desvendar “o sumiço dos encrenqueiros”, se apaixonar pelos personagens e começar a trilhar um caminho que vai muito além de um simples caso.

A história de Martyn mostra a progressão do protagonista do ensino fundamental para o ensino médio, a ansiedade pelas mudanças que envolvem a mudança de colégio, a adaptação em um novo espaço e com novas pessoas, permeado pelas dúvidas de como se encaixar em um determinado grupo, seja o de atletas, nerds, músicos e todos esses estereótipos que estamos habituados e que já vivemos (e há muito tempo no meu caso). O ensino médio realmente não é fácil, pois parece ser uma fase em que seremos rotulados por qualquer situação ou pelo que gostamos, e pior ainda, por aquilo que as pessoas enxergam de nós, e nem sempre é algo positivo. E quem dirá de Martyn, que foge dos padrões por ser um garoto mais certinho, que ama ler e estudar e foi criado apenas pela mãe, devido a um acidente de carro que matou seu pai! Ao retratar sobre o bullying o autor cria uma trama que pode criar empatia com seus leitores, e ainda, ser uma história que se passe no Brasil, fugindo do padrão do ensino high school norte-americano.

A amizade de Martyn, Kleber e Diana pode agradar a muitos leitores que curte o trio famoso de Harry Potter, que se mete em diversas confusões, mesmo que fora do controle e vontade dos amigos que se tornam inseparáveis. Claro que a relação é provada em diversos momentos até que a confiança entre os três se torne algo mais sólido, principalmente com a vinda de uma garota que precisa provar que está no mesmo nível dos amigos que já se conhecem há anos. O que move essa união em um primeiro momento é mistério que ronda o sumiço de três alunos, e não quaisquer alunos, são os alunos mais bagunceiros do colégio.

Diante da busca pela resolução do caso os três amigos seguem pistas e raciocínios alá Sherlock Holmes, fazendo-os enfrentar aventuras, perigos e muitos desafios ao longo dessa jornada liderada por Martyn. Com tantos acontecimentos a história te prende porque envolve o leitor para desvendar os vários mistérios que rondam o colégio Darwin e os seus estudantes, em um ritmo que consegue equilibrar bem ação e moderação. Eu não tenho muito o hábito de ler livros de mistérios e confesso que não soube adivinhar o responsável pelos desaparecimentos dos arruaceiros e acabei surpreendida com o desfecho!

Outro ponto importante que eu quero ressaltar é que além dos mistérios no colégio outros mistérios fazem parte da vida do garoto, envolvendo segredos do passado e que envolvem a morte do seu pai. Acredito e espero muito que o próximo livro retrate essas questões, já que Martyn – O Detetive: E o sumiço dos encrenqueiros é o primeiro livro de uma série 😉

Porém alguns pontos me incomodaram um pouco durante a leitura, como a narrativa em terceira pessoa que parecia mais um adulto contando a história para o público mais novo, talvez se a própria linguagem utilizada fosse mais atrativa, com o uso de algumas palavras e expressões mais comuns este público leitor, e não termos e expressões que dificilmente são utilizas por um adolescente de 15 anos. A revisão deixou passar alguns poucos erros de grafia e repetição de palavras como entrementes, principalmente no final da história.  Outro ponto foi o uso de nomes estrangeiros em muitos personagens, afinal, é uma história que se passa no Brasil com personagens do Brasil.

 

Até o próximo post!

 

A Bookaholic Girl (2)

 

 

Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow

9 Comentários

  1. Parabéns! Adorei a resenha Camila! É sempre bom poder ter um olhar de fora diante do mundo que criamos com tanto amor. Me sinto imensamente feliz por essa parceria e por poder contribuir de alguma forma para o cenário nacional. E espero que goste dos próximos livros que seguem com esse trio de detetives, que além de desvendar mistérios tem a função de ensinar o real valor de uma amizade. Um grande abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei seu post . resenha rsrs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah, não sabe como fico feliz por isso! 🙂 Bjos

      Curtir

  3. […] Parceria com o autor Marcelo Felix: Resenha | Martyn – O Detetive: E o sumiço dos encrenqueiros. […]

    Curtir

  4. […] 1. Senhorita Aurora (Babi A. Sette) 2. Martyn – O Detetive: E o sumiço dos encrenqueiros (Marcelo Felix) 3. Allegro em hip-hop – Cidade da Música II (Babi Dewet) 4. Dois a dois (Nicholas […]

    Curtir

  5. adorei a resenha garota foi divino o esclarecimento foi inadiável parece realidade

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: