Discussão: você costuma abandonar uma leitura que não está gostando?

Oies Bookaholics!

DISCUSSÕES LOGO

Continuando com os posts de com alguns temas específicos que permeiam o universo dos livros e com o objetivo de discutir, no sentido de trocar ideias, e sem a pretensão de estabelecer regras ou desmerecer a opinião alheia. Tem algum tempo que estou pensando sobre abandonar uma leitura que você não está gostando.

Percebi de uns tempos para cá que no meio booktube muitos têm defendido a ideia de não se apegar a uma leitura que não esteja sendo agradável, já que ainda temos pouco tempo para ler tudo o que queremos e seria uma perda de tempo continuar numa leitura que não corresponda às suas necessidades, por N motivos. Eu sofro muita influência dos canais literários, desde que comecei a companhá-los em 2014 e minha vida mudou por receber indicações de tantos livros, sendo muitos deles fora dos que eu estava acostumada a ler. Porém, eu ainda tenho muito apego aos livros e dificilmente abandono uma leitura, mesmo que elas estejam tomando muito tempo.

Um dos motivos é a própria faculdade (aqui eu me refiro somente aos livros de ficção mesmo) que tem uma carga de livros obrigatórios, principalmente os livros que serão tomados para a realização de provas e trabalhos. Um caso recentemente foi o livro Almas Mortas, de Gógol, um dos grandes nomes da literatura russa, e que foi um porre para mim vencer as quase 500 páginas que compõem a obra. Outro motivo, que não tem um fator obrigatório, mas é que eu não desisto de é porque tenho esperança de a história pode me surpreender, e/ou ainda acrescentar algo novo, e lidando com a sorte, as coisas ficam melhores, como Destinos e fúrias, de Lauren Groffum livro que eu tinha altas expectativas, mas até a metade foi nada menos que insuportável, com um narrador que me fazia ter vontade de matar. Entretanto, nem sempre isso acontece, e pela teimosia acabo confirmando que o livro é realmente chato ou ruim, e por entrar nesse parâmetro de valor, sugiro o post de Discussão: que elementos tornam um livro bom para você? 😉 Confesso que às vezes eu costumo variar essa leitura mais densa com alguma outra mais leve e num gênero que eu goste, porque acaba me dando um gás para continuar depois.

Mas, diante da minha realidade de trabalho e estudo, sendo pouco tempo disponível para ler algo que não é obrigatório, assistir filmes e séries, dormir e conseguir realizar outra atividade, fico pensando que se manter numa leitura que não me agrada pode não ser a melhor opção.  Por isso eu queria saber de outros leitores como esse ponto funciona para vocês fazem questão de abandonar uma leitura, desistem, deixam para terminar depois: você costuma abandonar leituras que não está gostando?  

 

Até o próximo post!

 

A Bookaholic Girl (2)

 

 

Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow

Anúncios

30 Comentários

  1. Minha política de leitura é: se não é obrigatória (como por exemplo para faculdade) e eu não estiver curtindo, melhor deixar de lado e encontrar o momento certo para retomar a leitura. Fiz isso com On The Road e funcionou. A primeira vez que fui ler, a coisa não engrenava. Deixei de lado e um tempo depois peguei de novo para ler e fluiu. Acho que eu que não estava pronta pro livro na primeira vez. Então, gosto de respeitar esse tempo. Não sei se faz sentido, mas para mim funciona. haha

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Bia! Obrigada pela participação da discussão e sim, faz sentido! Vou tentar, talvez funcione comigo tbm 😉 Obrigada! Bjos da Cah!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Para mim, depende. Vc citou alguns livros de literatura russa que acho que parece minha experiência com livros clássicos de sci-fi. Livros assim eu insisto, pq sei que são famosos e importantes por um motivo, seja histórico/cultural/o que for.
    Agora, livros de ficção que até podem serem conhecidos e bestsellers, mas não tanto aclamados pela crítica especializada, não vejo motivo para me apegar, sabe. Se não estou gostando da escrita/enredo/personagens, abandono mesmo (seja livros nacionais ou internacionais).
    Agora, o tempo que levo para ler um livro não significa nada para mim. Às vezes, eu to amando um livro, mas leio ele bem devagar, porque tem muitos conteúdos para refletir e me trazem muita informação. Enquanto tem livros que nem gosto tanto assim que leio rapidão, com pressa de saber se vai melhorar.
    Acho que o leitor precisa ter autoconhecimento e conhecimento sobre a obra para tomar decisão de continuar ou não a leitura.
    (Desculpa pelo textão).

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Lids! Não precisa se desculpar não, gostei muito da sua perspectiva, principalmente por colocar essa diferença entre os livros clássicos x livros bestsellers. E super concordo quando vc diz sobre a importância do autoconhecimento do leitor! Obrigada pela participação na discussão ❤ Bjos da Cah

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eu sou teimosa, vou lendo naquela esperança de que melhore. Mesmo que eu deixe por um tempo, depois eu retomo, tenho que concluir. kkkkk ♥♥♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Gio! Percebi que teimosia temos de sobra, não é mesmo? hahaha. Obrigada pela participação da discussão ❤ Bjos da Cah!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Eu sempre abandono livros que não me prendem. A vida é muito curta para perder tempo com o que não gostamos. 😉

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies! Ahh, queria ser assim mais desapegada viu, rs 😉 Obrigada pela participação na discussão! ❤ Bjos da Cah

      Curtir

  5. Hoje em dia não abandono mais livros que esteja achando um porre. Mas também sou mais resistente a começar a ler livros que imagino que a leitura será desagradável pra mim. Felizmente, este ano, só li um livro que achei extremamente ruim. Todos os demais que insisti me surpreenderam positivamente ao longo da leitura 🙂 não sou muito exigente não, mas gosto de livros que eu termine e tire algo de positivo, de novo, de aprendizagem.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. OIes! Parando para pensar no que vc disse, percebi que certos livros eu costumo evitar mesmo, rs e faz muito sentido, porque o risco de decepção acaba sendo menor. Uma coisa que faço é variar os gêneros e estilos, pq evito fazer grandes comparações se ficar apenas focada em um gênero ou temas específicos. Obrigada pela participação na discussão! ❤ Bjos da Cah

      Curtido por 1 pessoa

  6. Depende, se eu tiver outro livro pra ler e não estiver gostando mesmo da leitura eu abandono, mas se não tiver outra coisa pra ler eu vou até o fim mesmo que seja chato. bjks

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Cotia, que felicidade te ver por aqui 🙂 Hahaha gostei, depende das visitas na biblioteca então, né? rs Obrigada pela participação na discussão! ❤ Bjos da Cah

      Curtido por 1 pessoa

  7. Só me lembro de realmente ter abandonado um livro (Iracema) além de ter começado a ler Grande Sertões e ter parado, com a intenção de um dia retomar essa leitura. De resto, acabo insistindo, na esperança de me surpreender também.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies! Ah, mais uma para clube das teimosas, rs. É, eu acredito que tem livro que depende de um tempo particular de cada um para ler, principalmente os clássicos. Recentemente comecei a leitura de “Bestiário” do Cortázar, mas vi que mesmo relendo os contos não estava funcionando para mim, deixei de lado, rs, quem sabe um dia eu esteja preparada para isso! Obrigada pela participação na discussão! ❤ Bjos da Cah

      Curtido por 1 pessoa

  8. Oie, tudo bem?
    Durante a maior parte da minha vida de leitora haha eu não abria mão de livros, mesmo sem gostar. Por teimosia/orgulho, provavelmente, mas também por querer dar uma chance e ver se o livro melhora.
    Entretanto, do ano passado pra cá, ou talvez um pouco mais, tenho conseguido desapegar um pouco. E não me arrependo! A vida é muito curta pra ler algo que não te fisgou MESMO, sabe? Nem sempre eu desisto, mas se eu tento 2-3x e não rola, eu largo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Priih! Ah então é um processo de desapego pelo visto, rs Espero muito que um dia eu consiga me desapegar, pelo menos um pouco! Obrigada pela participação na discussão ❤ Bjos da Cah!

      Curtir

  9. fagulhadeideias · · Responder

    Concordo com você. Também me decepcionei com Destinos e Fúrias. Veja só o que postei há uma ano atrás.
    https://fagulhadeideias.wordpress.com/2017/04/18/livro-destinos-e-furias/

    Curtido por 1 pessoa

    1. OIes! Poxa, mais alguém que concorda comigo sobre esse livro, rs E o pior que o marketing dele foi bem pesado na época em que foi lançado e me influenciou muito. Vou fazer questão de conferir sua resenha, obrigada pela participação na discussão! ❤

      Curtir

  10. Certa vez, uma professora me disse que às vezes não estamos prontos para o livro, e que deixá-lo de lado nem sempre quer dizer abandono, e sim que não era o momento certo dele te tocar. Achei muito legal!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies! Concordo muito com isso, pena que não consigo deixar os livros de lado, por um tempo, pelo menos 😦 Obrigada pela participação na discussão! ❤ Bjos da Cah

      Curtido por 1 pessoa

  11. Eu costumo abandonar, mas antes não era assim. Eu lia um determinado livro e achava péssimo, mas ficava com receio de desistir porque ficava com aquele sentimento de missão nãos cumprida. Depois de algum tempo eu deixei essa bobeira de lado e prefiro ter a ideia de que é melhor reservar o seu tempo para uma leitura bacana do que perder tempo tentando empurrar empurrar um leitura chata. É horrível e desgastante.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Thais! Ah, acredita eu ainda penso na leitura de um livro como uma missão? rs Vou me esforçar para não abandonar os que não são de leitura obrigatória da faculdade! Obrigada pela participação na discussão ❤ Bjos da Cah!

      Curtido por 1 pessoa

  12. Uau, que pergunta hein? Antes, bem no comecinho da minha vida de leitora, eu encarava cada livro como uma missão. Mas hoje, aprendi que ficar “carregando” um livro que não está agradando, me impede de conhecer quem sabe, o meu próximo favorito da vida.
    A vida é tão curta, mesmo se eu vivesse 200 anos, não conseguiria ler todos os livros do mundo, então não fico mal quando deixo um pelo caminho.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Geo muito obrigada pela participação na discussão! ❤ Pois é, acho que hoje ainda tenho um pouco dessa coisa de ter um livro como missão e tals, talvez quando acabar a faculdade eu consiga ficar um pouco mais desapegada. Oremos por isso! hahaha. Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  13. Sim por mais que me doa abandonar é isso que faço, claro que se for um livro para faculdade eu me forço a terminar mais em outros casos isso não acontece. Exemplo é o livro “A Cabana” que já tentei ler duas vezes e sempre paro na mesma parte, acredito que quando algo não nos conquista é melhor deixar pra lá.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Lu, obrigada pela participação na discussão! 🙂 Tirando o grande “peso” chamado faculdade, espero conseguir ser mais desapegada! Muitas pessoas me falaram de A cabana, mas nunca me animei, acho que é uma história muito pesada para mim, rs. Bjos

      Curtido por 1 pessoa

      1. Olha particularmente “A Cabana” é um livro que você ama ou abandona, me encontro na segunda parte.

        Curtido por 1 pessoa

  14. […] trouxe a Discussão: você costuma abandonar uma leitura que não está gostando? e gostei muito da interação de vocês. Gosto de fazer posts desse tipo para ter uma noção e […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: