Quatro Por 4 | Em Águas Sombrias, de Paula Hawkins

Oies Bookaholics!

A leitura do mês de Fevereiro do Projeto Quatro Por 4 foi dedicada ao livro Em águas sombrias da autora Paula Hawkins, publicado pela editora Record.

EM_GUAS_SOMBRIAS_1490016221664356SK1490016221B

Editora Record – 2017 – Thriller – 364 Páginas

Sinopse: Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos…
Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.

 

  • Cah (A Bookaholic Girl)

AMEI.png

Depois de A garota no trem Paula Hawkins conseguiu me conquistar novamente, tornando Em águas sombrias uma das minhas leituras favoritas no início desse ano. As diversas perspectivas narrativas, (motivo este que desagradou a muitos leitores), com personagens não confiáveis e fatos mudando a cada página, foram para mim o grande diferencial na história, deixando a trama totalmente envolvente do começo ao fim. A autora abordou a temática do feminicídio, abuso e violência contra a mulher de maneira muito profunda e angustiante, que fez meu coração se apertar em diversos momentos. É difícil falar muito sobre o livro sofrendo o risco de dar spoilers, mas é uma leitura extremamente fluída, confusa no começo por conta dos diversos pontos de vista como disse anteriormente, exigindo um pouco de mais atenção do leitor para ligar o nome dos personagens aos fatos que eram narrados. Eu com certeza indico este livro, principalmente para os fãs de thrillers eletrizantes desses que Paula Hawkins sempre consegue construir.

 

INDICO.png

UAU! Eu já conhecia a escrita da autora, tive a oportunidade de ler um tempo atrás A Garota no Trem e gostei muito, inclusive foi também graças ao mesmo que minha paixão por thrillers foi despertada. A Paula sabe como envolver o leitor da primeira a última página com trechos repletos de ação, mistério e temas impactantes. Este é o típico livro que você se sente próximo dos personagens e seus respectivos dramas de tal forma que é quase como se você fosse teletransportado para a história, sabe?!

Em Águas Sombrias conhecemos as histórias de várias mulheres que tiveram seus destinos interligadas por um rio. As mesmas foram encontradas sem vida no mesmo local e é em cima da investigação destas mortes que o enredo é trabalhado. Serão os boatos de suicídios reais? Ou será que há muito mais por trás destas tragédias?

Que história intensa! Os capítulos são alternados, ora narrados por um personagem, ora por outro, o que permite uma maior aproximação do leitor com a história e o faz conhecer cada angustia, medo e pensamento dos mesmos. Assim como penso que isso ajudou, também devo mencionar que inicialmente me senti muito incomodada com o grande número de personagens, pois são tantos que houve momentos que me senti perdida, que precisei parar e até mesmo retroceder para confirmar que não estava pensando no personagem errado, rs. Por isso, minha dica é que anotem os nomes e as características mais marcantes para não se perderem como me perdi. Além disso, há trechos da história que foram um tanto quanto lentos, que imagino que podem ter sido adicionados pela autora exatamente com o intuito de trazer para o leitor aquele clima de mistério e o desfecho, bem, eu esperava um pouco mais. Por fim, apesar destas pequenas ressalvas, foi uma ótima leitura, é um livro que te fará perder o ar e que te fará querer chegar as últimas páginas o quanto antes para poder, enfim, descobrir o desfecho e a real história por trás das águas sombrias do Poço dos Afogamentos.

 

NÃO GOSTEI.png

Ainda estou muito confusa sobre os meus sentimentos a cerca da história. No momento exato em que terminei o livro, quase gritei de indignação! Nunca na vida que eu ia imaginar que teria acontecido o que aconteceu, (essa é uma parte que tenho que destacar: a autora soube fazer uns mistérios maravilhosamente bem! Cada capítulo que eu iniciava, mudava de suspeito, odiava outro personagem…). Um ponto negativo, foi o início, muitos personagens entrando de uma vez, me deixou confusa; De vez em quando eu lia um nome e ficava me perguntando: quem era? De onde surgiu essa pessoa? Mas logo me acostumei e a narrativa voltou a fluir. Entretanto, não consegui apegar-me aos personagens, não sei o que aconteceu dessa vez, achei arrastado, e de vez em quando surgia uma vontade de abandonar o livro, mas continuei firme, e a minha recompensa veio com o final. Sim, como disse acima, a indignação reinou, mas foi uma indignação do bem (se é que isso existe hahaha), pois foi surpreendente! Um dos melhores finais que já li. Bem amarradinho! Enfim, não me agradou muito, mas pretendo dar uma nova chance para a autora.

 

AMEI

Achei impossível ler este livro sem lembrar da escrita da Gillian Flynn; o que não é nem de longe ruim, já que eu adoro ela! Aquela maneira familiar de explorar o lado sombrio da mente humana – especialmente ao abordar tragédias como as da história em questão.
Os capítulos mais curtos facilitaram muito a leitura, fazendo com que fosse muito mais rápida. Mas, por outro lado, foram tantas visões, tantos personagens diferentes dando a sua versão… que eu fiquei bastante confusa, tendo que parar algumas vezes a leitura para ter certeza de que estava pensando na pessoa certa. Rs
De uma leitura fácil e escrita fascinante, a autora nos conecta às personagens de maneira tão impressionante, que mais de uma vez me peguei sentindo a mesma agonia/aflição que as mesmas. Mantendo-nos presos até o último instante, refletindo sobre o quanto, muitas vezes, nosso ódio e as “verdades” que criamos na nossa cabeça nos cegam.
Bom, talvez, só talvez, agora eu tenha vontade de ler o outro livro da autora, e aumente minha listinha. (Riso nervoso!)
Pelo que vocês puderam perceber as opiniões dessa vez variaram muito, e vocês, já leram Em águas sombrias? Me contem nos comentários o que acharam 😉

Até o próximo post!

Camila Melo

 

 

Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow

7 Comentários

  1. Esse é um dos livros que está na minha lista! Adorei a resenha!! Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Ju! Opa, espero que goste, depois me diga o que achou 😉 Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  2. Eu não gostei da garota no trem, imagino que esse tbm não gostaria…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies! Hahaha, eita, então é bem capaz de você não gostar tbm, rs. 😉 Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  3. […] O segundo livro da Paula Hawkins e também o mais controverso, foi a leitura do Projeto Quatro por 4, e acabou dividindo muito as nossas opiniões. Confiram: Quatro Por 4 | Em Águas Sombrias, por Paula Hawkins 😉 […]

    Curtir

  4. […] Quatro Por 4 | Em Águas Sombrias, por Paula Hawkins […]

    Curtido por 1 pessoa

  5. […] 1. Uma viagem sentimental (Lawrence Sterne) 2. Em águas sombrias (Paula Hawkins) 3. Férias de natal (W. Somerset Maugham) 4. Fiquei com seu número (Sophie […]

    Curtir

Deixe um comentário