Resenha | Paris for one, por Jojo Moyes

Sobre a terceira leitura finalizada da Maratona Literária de Inverno 2017…

Oies Bookaholics!

A terceira e última leitura finalizada durante a MLI 2017 foi este conto da autora Jojo Moyes. O livro cumpriu o desafio de livro com menos de 200 páginas. Apesar de poucas páginas, foi um desafio já que a minha edição é inglês, da série Quick Reads da Penguin Books, uma ótima oportunidade para praticar ainda mais a leitura, e fiquei surpreendida ao finalizar a leitura em poucas horas. 🙂

 

paris-for-one

  • Título original: Paris for one
  • Autora: Jojo Moyes
  • Editora: Penguin Books
  • País: Inglaterra
  • Gênero: Conto
  • Lançamento: 2014
  • 106 páginas
  • Classificação: 4/5

 

 

Sinopse: Nell is twenty-six and has never been to Paris. She has never even been on a weekend away with her boyfriend. Everyone knows she is just not the adventurous type. But, when her boyfriend doesn’t turn up for their romantic mini-break, Nell has the chance to prove everyone wrong. Alone in Paris, Nell meets the mysterious moped-riding Fabien and his group of carefree friends. Could this turn out to be the most adventurous weekend of her life?

 

Paris e considerada a cidade luz, cartão postal e destino certo para casais que buscam a cidade mais romântica do mundo. Nell tinha plena convicção disso, comprou duas passagens de trem da Inglaterra para Paris a fim de passar um final de semana romântico com seu namorado Pete.

O problema é que Pete não aparece na estação de trem para embarcarem para a viagem dos sonhos de Nell, combinando encontrar com ela no hotel na hora do jantar. Ela decide ir sozinha, um grande feito para Nell, já que é considerada por todos uma mulher não muito aventureira, que se mantem sempre nos planos e não se arrisca.

Mesmo decepcionada Nell não acredita que Pete poderia abandoná-la em Paris, ela programou tudo, pesquisou diversos locais para visitarem, abriu mão de uma viagem anual com as amigas, reservou hotel, pagou as passagens sozinha, era seu sonho, sua primeira vez em Paris. Mas quando parece que as coisas começam de forma não planejada a situação só piora: ao chegar no hotel, Nell descobre que por um erro da organização do hotel ela precisará dividir seu quarto com uma mulher americana muito esnobe e grossa. Após receber uma mensagem de Pete de que ele não conseguirá ir a Paris, ela fica tentada a voltar para casa ao descobrir que sua passagem não tem reembolso e o valor de uma nova é muito alto.  Sem mencionar sua dificuldade com o idioma, já que a nossa “heroína” não fala francês.

Por mais curta que seja, a história mostra que Nell está num relacionamento de merda (desculpa a expressão, rs) e somente ela não percebe. Fiquei com tanta pena da personagem, ver seus esforços e dedicação a um relacionamento que não funciona e ainda ter uma viagem em que tudo parece estar dando errado. Por outro lado temos Fabien, um aspirante a escritor que trabalha como garçom, e ainda precisa lidar com o fim de um relacionamento. O caminho dos dois se cruza em vários momentos, e Nell decide vencer seu lado mais “conservador”, digamos assim,  se aventurando pelas ruas de Paris com um desconhecido. O conto ainda traz algumas reviravoltas, e mostra que Nell precisa  se libertar e descobrir uma versão mais independente e corajosa de si mesma para aproveitar tudo de melhor que existe na cidade francesa, mesmo que sozinha.

ParisParaUm_G

Para quem ficou interessado, no Brasil a Editora Intrínseca publicou o livro Paris para um e outros contos, uma coletânea de pequenas histórias da autora Jojo Moyes. Confiram maiores detalhes na sinopse:

Nessa vibrante coletânea, o leitor poderá conhecer mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários. No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa. Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida. E em “Lua de mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás, Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor. Dez pequenas amostras da saborosa escrita de Jojo Moyes, divertidas, autênticas e irresistíveis – você vai ler e se encantar.

 

Eu super recomendo a leitura! Por que Jojo Moyes é Jojo Moyes não é mesmo? rs 🙂 Sua escrita é maravilhosa e suas histórias encantadoras. ❤

Até o próximo post!

EST. 2015

 

 

Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow

Anúncios

2 Comentários

  1. […] Já a terceira leitura finalizada foi um desafio para mim, pois o livro era em inglês. Na verdade eu percebi que tenho que parar de procrastinar leituras em inglês, na verdade deixar a preguiça de lado mesmo, rs. Paris for one foi uma delícia, e mesmo sendo um conto consegui me apegar facilmente aos personagens e a história. Confiram maiores detalhes no post Resenha | Paris for one, por Jojo Moyes 😉 […]

    Curtir

  2. […] Confiram: Resenha | Paris for one, por Jojo Moyes […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: