Oies Bookaholics!

Hoje quero compartilhar mais um evento que pude participar na faculdade nesse semestre 🙂 Na verdade, a primeira edição desse evento aconteceu no ano passado e devido ao sucesso terá, pelo menos, uma edição por semestre! Confiram: 1ª Jornada de Leitores e Leituras na Contemporaneidade – FFLCH / USP 😉

17992181_1334389269949101_5291144761140075787_n.jpg

Como eu disse anteriormente, o evento teve muito sucesso que cresceu muito nessa edição. As inscrições para ouvintes (gratuitas) acabaram rapidamente, além do local ser mudado, para o prédio da Faculdade de Ciências Sociais, e não no prédio da Letras, como foi na edição anterior. O evento não se limita somente à comunidade uspiana, mas com todos que tinham interesse, principalmente professores da rede pública.

O evento, desenvolvido pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada – DTLLC do curso de Letras, é mais focado no ensino e uso da literatura contemporânea nas salas de aulas da educação básica (ensino fundamental e médio) e nem tanto no contexto universitário e acadêmico.

Outra mudança significativa foi a abertura para 6 sessões de comunicações, acontecendo simultaneamente em salas diferentes, cabia ao ouvinte escolher aquela que mais tinha interesse e participar. Vocês podem conferir a programação completa no site do evento para conferir com mais detalhes, mas eu acabei participando da Sessão II que tinha como tema “Leitura e as formas de exclusão”.  Três professoras tiveram 15 minutos para expor seu trabalho, e com isso, alguns temas me chamaram muito a atenção.

A primeira professora utilizando o livro “Pretinha, eu?” do autor Júlio Emílio Braz, trabalhou com as crianças o racismo e preconceito. Como atividade pediu aos alunos para fazerem um auto-retrato, e o resultado foi bem triste. Todas as crianças negras se desenhavam pequenas, se comparando com as crianças brancas, e uma aluna não queria fazer a atividade porque não queria ter que usar a cor marrom para “se pintar”, fez a atividade, mas depois pediu para fazer novamente, e na segunda versão se desenhou branca, cabelos lisos e loiros, olhos azuis =/ A professora também relatou os depoimentos dos alunos diante do preconceito que sofriam na escola.

A segunda professora abordou a polêmica sobre livro de Monteiro Lobato, eu não tinha muita noção dessa polêmica que rolou no ano passado, e com a fala da professora eu pude entender melhor a situação. Ela mencionou a Lei 10639/2003, que diz respeito aos direitos humanos e a educação para a diversidade, bem como o ritual pedagógico do silêncio em torno do racismo nas escolas. A fala da professora também abordou o limite e o preparo que os professores precisam ter ao trabalhar a obra “Caçadas de Pedrinho” com os alunos, contra a ideia de censura ao livro e a defesa de leitores e leituras além da educação antirracista. Eu simplesmente adorei! 🙂

A terceira professora da sessão,  com uma apresentação um pouco confusa e rasa ao meu ver, abordou os projetos que desenvolveu com seus alunos de ensino médio. Além de trabalhar a poesia (qualquer uma que eles quisessem) e abordar algumas obras clássicas a partir da confecção de um jornal, também trabalhou o livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada” da autora Maria Carolina de Jesus (está na minha lista de leituras, rs) e a ideia principal era a construção do indivíduo na sociedade brasileira. A professora conseguiu levar os alunos à Biblioteca Maria Carolina de Jesus e desenvolver um sarau. Eu não iniciei a minha licenciatura ainda, achei interessante as propostas, mas não senti um objetivo específico nas tarefas, principalmente com a de poesia, além de descontextualizar as obras clássicas que também pareceram não ter um objetivo específico nas obras. (Sinceridade exalando, rs)

  • Sobre as mesas redondas…

A mesa 1 contou com os temas “Mídia brasileira e práticas de leitura de presidentes” com a professora Luzmara Curcino Ferreira (UFSCAR), e “Projetos de leitura literária na rede estadual paulista” com a professora Renata da Silva F. Asbahr (USP). O primeiro foi sobre o desenvolvimento de um grupo de pesquisas sobre os textos midiáticos sobre os hábitos de leitura de alguns dos presidentes do Brasil. Foi interessante ver as fotos publicadas de FHC, e episódio inédito de Lula numa foto com o livro de cabeça para baixo, destacando assim as divisões sociais dos leitores no Brasil. Já o segundo tema foi uma abordagem mais específica de como o sistema estadual educacional paulista funciona.

Na mesa 2 a professora Marisa Lajolo (UNICAMP / UPM) abordou as obras e estilo de Antonio Candido (que infelizmente faleceu no mês passado, mas ainda terá um post exclusivo sobre), a partir do tema “Leitura, literatura e educação”. Foi maravilhoso poder ter acesso ao trabalho do autor ❤ ❤ . Já, José Castilho Marques Neto abordou as “Políticas pública e formação de leitores no Brasil – os últimos 10 anos”, o professor foi secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, e deixou o cargo no ano passado por não não colaborar com governo ilegítimo (polêmica). Destacou que não há possibilidade de política pública no Brasil devido às descontinuidades, além da crise mundial no mercado editorial com a não percepção do que é o leitor contemporâneo e a banalização da cultura como algo supérfluo.

Durante as perguntas levantadas pelo público, foram bem marcadas as falas das dificuldades que os professores enfrentam na rede pública, bem como a dificuldade e a relação com os programas do Governo. O cenário é bem triste e caótico. Assim, quero dizer que sim o evento foi mais uma vez incrível e já estou ansiosa para as próximas edições. Ter contato com profissionais renomados da área é uma oportunidade maravilhosa de conhecimento.

Até o próximo post!

Camila Melo

Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow

Anúncios

2 comentários em “2ª Jornada de Leitores e Leituras na Contemporaneidade – FFLCH / USP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s