Flipoços 2017 | 12 ª Feira Nacional do Livro e Festival Literário de Poços de Caldas

Oies Bookaholics!

Nesse post quero compartilhar com vocês a minha aventura incrível que foi participar da 12ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e a FLIPOÇOS 2017 🙂 O evento aconteceu entre os dias 29 de abril e 07 de maio, e, teve como patrono o autor Milton Hatoum ❤ (confiram: Resenha | Dois irmãos, por Milton Hatoum), pude acompanhar pela página do evento a sua palestra porque eu só fui no dia 06 de maio. E isso só foi possível devido ao Projeto Quatro Por 4 (confiram: Quatro por 4 | O caminho para casa, por Kristin Hannah) e a minha amizade virtual com as meninas dos blogs. ❤

O Festival Literário de Poços de Caldas, Flipoços, tem se firmado como um dos mais importantes festivais de literatura do Brasil. Conceituado não só pelo grande conteúdo e diversidade de temas, ele também, promove os novos escritores, formando assim uma legião de militantes das letras.

O Flipoços tem características próprias e busca no Brasil e exterior o que há de melhor na Literatura e suas particularidades oferecendo a todos os tipos de públicos, de forma gratuita, contato direto com os mais variados estilos de autores.

O Flipoços, busca na diversidade cultural, o despertar para os livros e leitura. O estimulo ao pensamento estético e ético em relação à vida e ao mundo.

Fonte: Flipoços

  • Encontro das blogueiras literárias…

Eu não conhecia o evento, e depois de ter conhecido a cidade no mês de março (confiram no post Mochilão 2017 | Um dia em Poços de Caldas – Minas Gerais), fiquei bem ansiosa para voltar. Mesmo porque a Bia (Books and Birds), que mora em Minas Gerais, me motivou bastante. Então eu e a Mayara (Coelho da Lua) saímos de São Paulo para Poços de Caldas, porque além de participar do evento, seria uma oportunidade para a gente se conhecer pessoalmente, loucura né? rs

WhatsApp Image 2017-05-10 at 07.59.22.jpeg

Eu a May nos encontramos na Rodoviária do Tietê e saímos de São Paulo por volta das 7h (depois da correria para imprimir as passagens 8 minutos antes do horário da saída) e chegamos ao nosso destino por volta das 11h30. Fizemos o check in no hotel e fomos encontrar a Bia no local da feira 🙂 Gente, a primeira coisa que pensei foi como a Bia era alta, rs … Andamos um pouco pela feira e fomos almoçar no centro da cidade, conversamos muito, demos risadas, trocamos livros e mimos. A Bia nos presenteou com biscoitinhos da cidade dela, que estavam maravilhosos (quase deu briga em casa, rs) além de um marcador do blog dela. A May me deu uma edição de “Sonhos de uma noite de verão” de Shakespeare, já que tínhamos que levar livros para serem doados para as palestras master.

WhatsApp Image 2017-05-06 at 17.41.03.jpeg

  • Palestra com a Carina Rissi…

Voltando à feira, participamos da palestra com a autora Carina Rissi, muito simpática para variar, e depois de um pouco mais de uma hora as meninas conseguiram autografar seus livros e tirar fotos. Eu não levei e nem comprei nenhum livro da autora, porque já tinha a encontrado em dois outros eventos, confiram: Lançamento e Bate-Papo | Mentira Perfeita e 24ª Bienal do Livro de São Paulo 2016… Eu fui! 😉

 

WhatsApp Image 2017-05-06 at 17.12.59.jpeg

A autora respondeu às perguntas dos leitores, bem como falou sobre os próximos lançamentos: o terceiro volume de “Procura-se um marido”, com previsão para o primeiro semestre de 2018, o último volume da série “Perdida”, e a possibilidade de mais um volume para o livro “No mundo da Luna”. Carina também falou sobre a adaptação cinematográfica de “Perdida”, suas inspirações para escrever e sua relação com os familiares. Eu perguntei com que autores ela gostaria de escrever, mesmo com o projeto “O livro dos vilões”, e ela prontamente respondeu que seria com a Paula Pimenta. A May, perguntou que livro a autora indicaria para ela que não conseguia nada a respeito da escrita da Carina, e pedindo apoio dos leitores presentes, a resposta foi unânime: “Procura-se um marido”.

  • Circulando pela feira…

Depois, fomos circular mais uma vez pela feira e aproveitamos para tirar fotos no relógio floral, da outra vez eu não consegui ir, e fiquei surpresa porque eu estava muito perto, rs …

WhatsApp Image 2017-05-06 at 21.02.44WhatsApp Image 2017-05-06 at 21.02.50

Fomos ao estande da Editora Coerência que tinha as capas maravilhosas, e apaixonadas pela capa de “E se…” acabamos comprando. O mais legal é que a autora estava lá, de forma muito simpática, nos contou a história, autografou os livros  e marcadores, ela fez questão de tirar fotos com a gente ❤ Eu fiquei bem curiosa para ler!

18301297_751544175013659_2985931932031873043_n

WhatsApp Image 2017-05-06 at 17.41.00

  • Palestra Tati Bernardi e Jacques Fux: Literatura, amor e loucura

Por volta das 17h30 fomos à palestra que eu estava muito ansiosa com a Tati Bernardi, e gente, ela é hilária 🙂 Eu chorei de dar risada com as suas histórias, e apesar de não ter lido nenhum livro dela, fiquei admirada por saber que grande parte dos textos que se encontram na internet não são dela kkkk. Jacques Fux também é muito engraçado e fiquei curiosa para conhecer o seu trabalho, o autor fez várias referências literárias ao falar de suas obras.

É possível conferir toda a palestra neste link 😉

Depois da palestra, eu e a May nos despedimos da Bia e sua amiga, infelizmente, e fomos deixar as compras no hotel, voltamos para jantar e andar um pouco pelo centro da cidade. E Poços de Caldas é maravilhosa! Todo aquele clima do interior, uma praça com coretos e “bandas” tocando, pessoas dançando, crianças brincando. Ah, preciso falar que o lanche grande da cidade é um tamanho que não existe em São Paulo, e o pequeno lanche deles é o grande daqui, rs, e o preço é muito mais em conta. Voltamos para o hotel para descansar, eu estava exausta e no outro dia os planos era turistar pela cidade.

  • O que achei da feira…

Como estou acostumada a participar de feiras literárias, eu achei que essa estava maravilhosa! Não tinha nenhuma editora grande, e muitos livreiros, e os livros estavam muito baratos, tinha bancas com livros de $5, $10 e livros conhecidos, vários do gênero Young Adult, New Adult, Romances e até tinha livros da série Guerra dos Tronos por $20. Apesar de não ter comprado quase nada, tinha muitas coisas e precisei me controlar muito. Além do livro “E se…” achei uma edição de “Simplesmente acontece”, e por estar um pouco danificada na capa negociei com o vendedor e paguei apenas $10.

Outros pontos legais que merecem destaque são: a diversidades de autores e temas abordados na feira, apesar de ter ido apenas um dia, na programação tinha muitas coisas legais (confiram a site oficial). Não ter custo para entrar na feira foi muito interessante também abrindo possibilidade para que mais pessoas pudessem visitar e conhecer o evento, e somente para as palestras master era necessária a doação de um livro. Só o lugar, o Espaço Cultural da Urca, era bem apertado e em um determinado horário estava quase impossível caminhar pelos estandes e conferir os livros.

  • Turistando…

No domingo, dia 8, depois de tomar café da manhã, fomos ao Mercado Municipal de Poços de Caldas, e podemos provar queijos (pena que tínhamos acabado de tomar café, rs) e comprar doces. Eu só comprei um doce de mamão verde com coco para a minha mãe, porque ela adora!

Também fomos ao Teleférico, ao Cristo Redentor de Poços de Caldas e também à Serra São Domingos.

WhatsApp Image 2017-05-10 at 07.59.13

WhatsApp Image 2017-05-10 at 07.59.16

Por fim, voltamos para São Paulo por volta das 14h, num ônibus sem escalas, mas com um barulho infernal do tipo buzina que não me deixaram dormir, rs … Sim, confesso que uma velha de 80 anos habita o meu interior!

Uauuu, nem preciso dizer o quanto esse final de semana foi incrível para mim! Eu agradeço às meninas por compartilharem esse momento tão incrível e 2018 tem mais Flipoços! ❤ ❤ Eu super recomendo a feira, é maravilhoso para comprar livros, conhecer autores e ter mais contado com a cultura.

Meus próximos planos como mochileira é Paraty, especificamente a Flip, que acontece entre os dias 26 a 30 de Julho, no Rio de Janeiro, maiores detalhes no site oficial do evento 😉

Espero muito que vocês tenham gostado! Me digam nos comentários que feiras literárias vocês já participaram ou gostariam de participar, vou adorar saber! 😉

Até o próximo post!
Camila Melo
 Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow
Anúncios

14 Comentários

  1. Que legal! Fiquei com muita vontade de ir na próxima edição! (Quaaaase considerei ir este ano, mas a grana tá curta. =s) Acho muito legal também quando amizades literárias se formam por causa de blogs, não é mesmo?

    Ai, Cah, fui nas duas últimas edições da Flip e me apaixonei. AMO Paraty! Super recomendo, acho que você vai adorar!

    Beijo,
    Brenda

    Curtido por 2 pessoas

    1. Oies Brenda! 🙂 Menina voltei tão pobre, rs, mas a experiência valeu muito a pena ❤ Eu não esperava que o blog pudesse me proporcionar algo tão maravilhoso e conhecer pessoas tão legais, como você tbm! Depois do seu comentário, me deu mais vontade de ir para Paraty em julho, shuahusa. Bjos ❤

      Curtido por 1 pessoa

  2. Que post MARAVILINDO Cah ♥ ♥ ♥
    Já estou com saudades da Flipoços, foi um evento que me proporcionou muitas alegrias, só tenho a agradecer!
    Vou aguardar seu post a respeito da Flip, tenho muita vontade de saber mais detalhes.
    Beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aiii Bia, uma semana só e a saudade já está desse jeito ❤ Vou começar a vender um rim, ou parar de comprar livros para viajar para Paraty em julho shuahsua. Bjos ❤

      Curtido por 1 pessoa

      1. Vamos ter que criar uma caixinha só para os eventos literários, hahaha ❤

        Curtido por 1 pessoa

        1. Meninas, desculpa me intrometer na conversa! =x Hahaha Mas, se tiverem interesse, eu escrevi sobre a Flip 2015 e 2016 no SLET! ;D
          https://sobrelivrosetraducoes.com.br/flip-2015-a-festa-literaria-internacional-de-paraty/
          https://sobrelivrosetraducoes.com.br/flip-2016-a-festa-literaria-internacional-de-paraty/

          Beijo,
          Brenda

          Curtido por 2 pessoas

          1. Brenda, não precisa se desculpar não, imagina! Vou conferir seus posts e me animar ainda mais para a Flip desse ano! 🙂 Obrigada ❤ Bjos

            Curtir

          2. Oii Brenda, imagine, fique à vontade, hahaha 🙂
            Que bacana, vou ler sim, obrigada!
            Beijos ♥

            Curtido por 1 pessoa

        2. Exatamente isso Bia! Hahaha, gostei da ideia! 🙂 ❤

          Curtido por 1 pessoa

  3. Camila , sua linda!!! Conheceu a Bia e a May. Que demais !!!! De feiras literárias eu só conheço a FLIPOÇOS é a Bienal SP. Dois eventos maravilhosos. MAS prefiro a FLIPOÇOS rsrs … sou avessa a multidões. Parabéns pela postagem. Ficou descritiva e empolgante. Espero encontrar vcs um dia.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Lua ❤ Muito obrigada pelo carinho! 🙂 Para comprar livros as melhores opções são a Festa do Livro da USP (mais voltada para livros acadêmicos, mas tem várias opções de livros não acadêmicos) e agora a Flipoços, rs … Realmente dá uma certa agonia a Bienal, mas parece que as coisas estão melhorando com a disponibilização de senhas pela internet, pelo menos foi assim no ano passado em SP. Se eu pudesse, participaria de todas as feiras do país, para não só comprar livros, mas conhecer os blogueiros amigos e os lugares maravilhosos! Quem sabe um dia, não é? rs Bjos ❤ ❤ ❤

      Curtir

  4. […] por 4, que foi base para a minha viagem à Poços de Caldas no início do mês para participar da Flipoços 2017 | 12 ª Feira Nacional do Livro e Festival Literário de Poços de Caldas ❤ E nessa semana o blog conseguiu a primeira parceria!!! (confiram: News #20 | Parceria com o […]

    Curtir

  5. […] únicas! Para começar o mês eu viajei novamente para o sul de Minas Gerais e conferi a Flipoços 2017 | 12 ª Feira Nacional do Livro e Festival Literário de Poços de Caldas  além de encontrar e conhecer a Bia e a May, amigas e blogueiras parceiras ❤ Minha visita […]

    Curtir

  6. […] do Projeto Quatro Por 4, que dessa vez foi uma escolha minha! 🙂 Esse livro eu comprei durante a Flipoços 2017 | 12 ª Feira Nacional do Livro e Festival Literário de Poços de Caldas pagando apenas […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: