Oies Bookaholics!

Essa foi a última leitura finalizada durante a Maratona Literária de Carnaval Segura o Livro, e esse livro não estava na minha lista de livro para ler e não fazia parte de nenhum desafio, ou seja, eu dei uma roubadinha mesmo, rs Acontece é que eu vim de leituras muito pesadas e queria ler ainda nessas férias algum livro da Sarah Dessen, por se tratar de um livro do gênero Young Adult, já que geralmente são de leitura mais rápida e leve.

MARATONA LITERÁRIA DE CARNAVAL – SEGURA O LIVRO

aquele_verao__1358263539b

 

  • Título original: That summer
  • Autora: Sarah Dessen
  • Editora: iD Editora
  • País: Estados Unidos
  • Gênero: Literatura norte-americana / Young Adult
  • Lançamento: 1996 – Lançamento Brasil: 2012
  • 200 Páginas
  • Classificação: 3,5 / 5

Sinopse: Há muita coisa acontecendo na vida de Haven… Primeiro, o casamento do pai com Lorna Queen, a “Mulherzinha do Tempo” da televisão local. Depois, o casamento da irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley de jeito algum. Haven também não consegue ignorar o fato de ter quase um metro e oitenta e cinco de altura e ainda continuar crescendo. Ela mal consegue ver quem ela é agora ou onde ela pode se ajustar. Então, o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito… ou pelo menos assim parecia.

A primeira coisa que meio que me atrapalhou durante a leitura é que na capa diz que o livro inspirou o filme Meu novo amor (2002) com a Mandy Moore (a mesma atriz que faz “Um amor para recordar”), eu ficava o todo tempo imaginando a Haven com a atriz e comparando o livro com o filme, rs A propósito o filme é completamente diferente!

No geral eu gostei do livro, tem uma leitura super rápida e fluída. A temática é bem interessante, trata de uma adolescente de 15 anos que precisa passar por algumas mudanças: os pais se separaram, o pai se casa com a amante, e sua irmã mais velha está prestes a se casar e sair de casa também.

Haven sofre com todas essas mudanças, mas todos parecem não ligar para o que a garota está sentido, já que Haven é muito quieta e não consegue expor seus sentimentos. Mas é a época é o verão, período de férias para os estudantes nos Estados Unidos, Haven trabalha no shopping no que poderia ser um dos piores empregos do mundo, tem que ir ao casamento do pai, mas pensando em quanto a mãe sofre com toda a situação e os preparativos do casamento da irmã, que está surtando o tempo todo e parece não ser mais a pessoa que Haven conhecia e gostava.

O que eu mais gostei é que a autora criou um traço diferente na protagonista, o fato de Haven ser alta e as pessoas ao seu redor ficarem o tempo todo lembrando-a disso tornaram o livro um pouco mais real, sem aquele esteriótipo de menina perfeita, se é que vocês me entendem.

O livro é bem curto e se assemelha mais a um conto do que ao romance propriamente dito, se pensarmos em tamanho. O livro poderia ter seus temas mais aprofundados, concordo que poderia sim, mas a narrativa e a história ficaram bem fechadas e desenvolvidas na minha cabeça, e não encontrei nenhum outro “problema”.

As temáticas de relacionamento familiar, e o como lidar com mudanças são pertinentes e acredito que a autora consegue dialogar com muitos jovens que passam por situações semelhantes às de Haven.

É interessante notar o quanto a autora amadureceu sua escrita se comparar “Aquele verão” (primeiro livro que escreveu em 1997) com Os Bons Segredos (2015), por exemplo. É uma leitura leve e rápida e eu recomendo sim para os fãs do gênero Young Adult.

Espero que vocês tenham gostado e me digam nos comentários se já leram algum livro da Sarah Dessen, e se sim, qual é o livro preferido, vou adorar saber 😉

Até o próximo post.

Camila Melo

Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow

12 comentários em “Resenha | Aquele verão, por Sarah Dessen

  1. Eu adoro YA e não conhecia o livro. Adivinha onde ele foi parar? Isso mesmo, na minha listinha haha Gostei muito do que você falou sobre o livro, em especial sobre a parte do desenvolvimento da escrita da autora! Adoro fazer essas comparações rs.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá ^^ eu gosto muito da Sarah, mas esse foi o livro dela que achei mais fraquinho, acho que a passividade da personagem me incomodou bastante rsrs
    Sobre a comparação com o filme super entendo! haha
    Eu fui ler ele doida para ver o filme depois e comparar, porém tive duas surpresinhas o filme é baseado nesse livro e em outro dela o *Someone Like You* que não veio para o Brasil ainda 😦 e o filme está super raro de achar, não se encontra nem no Netflix e nem em sites na net 😦 fiquei muito #chateada hehe enfim adorei a Resenha 😀
    PS: Meu livro favorito dela (até agora) é o *O que aconteceu com o Adeus* ,mas no momento tô lendo *Uma canção de ninar* e adorando 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies… Muito obrigada pela visita 🙂 Esse é o segundo livro que eu leio da autora e fica bem claro que há muito diferença sabe? Vi que muitas pessoas tem a mesma opinião que você, rs 😉 Sobre o filme eu não sabia que era baseado em 2 livros da autora, lembro que assisti o filme pela tv a cabo e ficava repetindo várias vezes na semana kkk … Eu tenho “O que aconteceu com o adeus” mas não li ainda, espero gostar também 😉 Quero muito comprar “Uma canção de ninar” pq gostei muito de “Os bons segredos”. Bjos ❤ ❤

      Curtir

Deixe um comentário

