Oies Bookaholics!

Minhas aulas retornam na segunda-feira, dia 6, e esse é o último post sobre o 2º ano. Espero conseguir postar o diário com as experiências do 3º ano conforme as coisas forem acontecendo, se o tempo disponível deixar, é claro, rs.

Vou listar todos os posts dessa série de diários para que vocês possam conferir tudo:

 

Como eu disse várias vezes aqui no blog um dos maiores motivos que me incentivaram a escolher Letras como curso de graduação foi porque sou apaixonada por Literatura, e há uma área específica para isso: Teoria Literária e Literatura Comparada ❤

Desde do começo do curso eu tive contato com essa área, mas o meu interesse maior se deu a partir das matérias de Literatura Brasileira I e II. E eu estou apaixonada. ❤ ❤ Basicamente essa área tem foco nas seguintes linhas de pesquisas: Literatura e Sociedade; Estudos Comparatistas da Literatura; Formas e Gêneros Literários; Crítica e História Literária e Literatura e Psicanálise.

Na Universidade de São Paulo há um departamento exclusivo para essa área o DTLLC – Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada que vocês podem conhecer mais detalhes e se aprofundar. 🙂

Quando se pensa em teoria e comparação na literatura há que se pensar também em pesquisa, muita pesquisa sobre determinado assunto. Muitos críticos literários se valem de anos de pesquisas e estudos para falar sobre uma determinada obra ou assunto, que analisa os padrões e formas, conseguem determinar se uma obra é boa ou não (mas isso é outro assunto que prefiro não entrar agora para abordar o debate sobre o cânone, rs).

O legal nessa área é que você pode se aprofundar em um determinado assunto, estudar as obras literárias, fazer comparações e ainda cruzar com assuntos de áreas diferentes como a psicanálise, filosofia, sociologia, por ser uma área interdisciplinar. Linha de raciocínio que meu professor em Literatura Brasileira II seguiu para analisar as obras estudadas no programa do curso.

Outro detalhe legal é que esse é um campo aberto, nada em teoria literária está fechado, é possível fazer debates e questionar posicionamentos. Por exemplo, as críticas que existem sobre “Vidas Secas” da década de 1950/1960 se aplicam mais ao estudos e avanços da teoria literária hoje.

Os maiores pesquisadores sobre essa temática com ensaios e estudos (muito difíceis de decifrar, inclusive) que me acompanham desde o primeiro semestre são:

  • Walter Benjamin
  • Theodor Adorno
  • Anatol Rosenfeld
  • Georg Lukács
  • Antonio Candido

 

Os meus interesses nessa área são o gênero do testemunho, a ideia de memória, violência, autoritarismo que englobam a Ditadura Militar Brasileira e a Segunda Guerra Mundial. Eu comecei a investir em livros com essa temática sendo eles:

 

Nesse semestre eu vou cursar a disciplina optativa de Teoria Literária I e se dependesse de mim, cursaria todas disponíveis pelo departamento! ❤ Eu espero muito gostar da matéria e conseguir me aprofundar no assunto para iniciar a minha Iniciação Científica! Oremos!

Até o próximo post!

Camila Melo

Me acompanhem nas redes sociais *Skoob / *Instagram / *Facebook / * Filmow

 

 

 

 

 

 

16 comentários em “Diário da Faculdade | Teoria Literária e Literatura Comparada

    1. Oies tudo bem e vc? 🙂 Seja muito bem vinda (o)… Na USP, temos somente como matérias obrigatórias no primeiro ano e depois são matérias optativas, e são muito concorridas, estão sempre com turmas lotadas =/ Imagino como deve ser aí, que frustração 😦 Muito obrigada pelo carinho ❤ ❤ Bjos da Cah! ❤

      Curtido por 1 pessoa

          1. Exatamente! Eu estou tentando cursar Teoria Literária I, só que a turma que escolhi é de manhã, pq a profs tem um programa que me interessa muito que fala sobre memória e experiência, à noite o programa é totalmente diferente. Ou seja, preciso madrugar, ir para o estágio e voltar para a aula da noite… E é como vc disse, é só por amor mesmo!

            Curtir

Deixe um comentário

