Oies Bookaholics!

Hoje, dia 13 de novembro, aconteceu a Retrospectiva da Editora Valentina em São Paulo, na Saraiva MegaStore no Shopping Center Norte, e vou contar para vocês como foi 😉

O final do ano está chegando e a hora da Retrospectiva Valentina também! Em novembro, vamos relembrar os livros publicados em 2016 e conversar sobre o que vem por aí em 2017!

retrospectiva-valentina

A fofa da Bia, do blog Books And Birds, publicou sobre este evento e como já tinha participado de eventos semelhantes das editoras Intrínseca e Grupo Editorial Record, eu quis muito participar.

O evento passa por 19 cidades de todo Brasil e caso vocês tenham interesse, recomendo que vejam na página do Facebook Editora Valentina para conferir as datas e locais dos próximos eventos. 😉

Preciso falar que fiz amizade com a Isabela no evento do Salve Geral | Bate-papo com Pam Gonçalves e Tatiana Feltrin e acabamos combinando de nos encontrar hoje! 🙂 (Infelizmente não tiramos foto!)   Combinamos de sempre nos encontrarmos nesse eventos literários, para não ficarmos lá sozinhas.

retro 2.jpg

A ideia é muito parecida com a 5ª Turnê Intrínseca e ao Mochilão da Record 2016, e não, é impossível não comparar. Foi a primeira vez que participei deste evento (acontece há 4 anos) e eu particularmente não curti muito, e vou tentar explicar os porquês. Primeiro que eu só li apenas um livro dessa editora, e não me identifico com vários títulos e autores de seu catálogo, muitos livros de fantasia. Mas o próprio evento em si, estava bem “fraquinho”, acredito que por ser feriado prolongado e estar chovendo muito em Sampa, as pessoas desanimaram muito. Além da editora não ser tão famosa quanto as outras.

retro-1

Foram distribuídos vários marca páginas e um botom da editora como brinde. No sorteio ganhei essa linda ecobag! ❤

20161113_171706.jpg

Dos livros que tiveram lançamento nesse ano, os que mais gostei e fiquei curiosa foram:

pensei que fosse.jpg

Sinopse: “O Paraíso À Beira-Mar.” “O Segredo Mais Bem Guardado Da Nova Inglaterra.” A ilha de Seashell, onde passei minha vida inteira, é tudo isso e muito mais. No entanto, a única coisa que eu quero é ir embora daqui. Gwen Castle nunca quis tanto dizer adeus à sua ilha natal quanto agora: o verão em que o Maior Erro da Sua Vida, Cassidy Somers, aceita um emprego lá como faz-tudo. Ele é um garoto rico da cidade grande, e ela é filha de uma faxineira que trabalha para os veranistas da ilha. Gwen tem medo de que esse também venha a ser o seu destino, mas, justamente quando parece que ela nunca vai conseguir escapar do que aconteceu – ou da ilha –, o passado explode no presente, redefinindo os limites de sua vida. Emoções correm soltas e histórias secretas se desenrolam, enquanto Gwen passa um lindo e agitado verão lutando para conciliar o que pensou que fosse verdade – sobre o lugar onde vive, as pessoas que ama, e até ela mesma – com o que de fato é. Da aclamada autora de Minha Vida Mora ao Lado, um romance sobre um amor “impossível”, cheio de expectativas e arrependimentos, humor e… perguntas difíceis.

a-historia-do-brasil

Sinopse: Ilustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil. Diz o poeta alemão Bertold Brecht: “De nada vale partir das coisas boas de sempre, mas sim das coisas novas e ruins. ” Seguindo tais conselhos, “A História do Brasil Para Quem Tem Pressa” faz uma digressão sobre a história do país para tentar compreender o tempo presente e responder a algumas perguntas essenciais:
• Por que, do ponto de vista político, o Brasil ainda é um país muito frágil?
• Por que a nossa imensa riqueza natural não se reverte em um estado de bem-estar social universal?
• O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral ao Brasil?
• Por que o território foi dividido em Capitanias Hereditárias?
• Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo?
Além de responder a essas perguntas, Marcos Costa trata também de outros temas essenciais da nossa história: os verdadeiros milagres brasileiros — a cana-de-açúcar, o café e o ouro; a abdicação de D. Pedro I; a Guerra do Paraguai; o papel de D. Pedro II e da Princesa Isabel no cenário da futura República; a República do Café com Leite; a Inconfidência Mineira; a Revolução de 1930; o Estado Novo; a morte de Getúlio; a ascensão de JK; Jango e o golpe militar de 1964; o milagre econômico; o movimento das Diretas Já; FHC e o Plano Real; Lula e o PT no poder.

Espero que os próximos eventos sejam mais animados do que o hoje, de verdade! Se você já participaram de eventos desse tipo me digam o que acharam nos comentários 😉

Até o próximo post!

Camila Melo 

Anúncios

10 comentários em “Retrospectiva Valentina 2016

  1. Oiii Cah, obrigada por mencionar o blog ☺
    Fiquei muito feliz de saber que participou e que deu seu feedback a respeito da retrospectiva, é através dele que a editora poderá melhorar o evento. Infelizmente não pude comparecer, mas imagino que o tempo e a questão do feriado devam ter influenciado no resultado final.
    Quantos aos títulos que selecionou, eu já li “Pensei que fosse verdade” e gostei bastante, até já fiz uma resenha e quanto ao “História do Brasil para quem tem Pressa”, bem li “História do Mundo para quem tem Pressa” e é incrível a quantidade de informações e curiosidades que se aprende em pouco tempo e é interessante ressaltar que se tiver uma boa base do ensino fundamental/médio/leituras auxiliares/vida a experiência da leitura se torna melhor.

    Obrigada por ter comparecido ao evento e divulgar aos seus leitores, penso que é através das redes sociais e dos posts que podemos ajudar a editora a ser cada vez mais reconhecida. Sei que sou suspeita para falar, mas não posso deixar de mencionar o quanto gosto das obras da mesma, são fantásticas, tanto com relação a sinopse, quanto diagramação 😍

    Beijinhos ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aii Bia, faço questão de mencionar sempre! Nada mais justo 😉 Faz todo sentido o que vc disse, é preciso contribuir para ajudar de alguma forma a editora, já que nós tbm fazemos parte do processo e somos seus clientes, rs. Fiquei bastante empolgada com a coleção “para quem tem pressa”, acho que vou começar a comprar os títulos, rs. “Pensei que fosse verdade” já está na minha wishlist viu, lembro até que teve um projeto de leitura. Quando eu ler, digo o que achei! Muito obrigada pelo carinho, como sempre! Bjos da Cah! 🙂 ❤

      Curtido por 1 pessoa

    1. Raquel esses eventos são muitos legais, valem super a pena 😉 Se tiver oportunidade vá sim! Eu particularmente não curto muito os títulos da Valentina, mas tem alguns livros muito interessantes como o “Fale!” e “Passarinha” 😉 Bjos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s