Mês do Horror 2016 | Especial Edgar Allan Poe

Oies Bookaholics! Eu sei que o mês já está na metade, mas em outubro é comemorado o Halloween, uma festa não muito comum aqui no Brasil, mas um costume nos Estados Unidos, principalmente entre as crianças, que saem fantasiadas pedindo doces pela vizinhança.

Outubro também é considerado o mês do horror, por ser comemorado o dia das bruxas, e aí filmes de terror, horror e morte são mais divulgados e contam com programação especial nos canais.

Eu sou muito medrosa, odeio levar susto e tenho pavor aos filmes, livros e séries com essa temática sobrenatural e de horror. Mas em 2014 conheci o paraíso do mundo dos BOOKTUBERS, e vários canais citavam livros desse gênero. A Tatiana Feltrin do canal Tiny Little Things, há 4 anos faz o Mês do Horror, em que ela propõe a leitura de livros e quadrinhos, bem como filmes nessa temática, o que incluí um de seus autores preferidos: Edgar Allan Poe.

Só pela vinheta eu tinha um certo desconforto (leia-se medo!) e imagina então ler algo, provavelmente não conseguiria dormir à noite, hahaha! Até que no ano passado, durante as aulas de Introdução aos Estudos Literários II no 1º Ano do Curso de Letras | FFLCH – USP, meu professor dedicou algumas aulas para análise do conto “O barril de Amontillado” de nada mais, nada menos que Edgar Allan Poe, para o meu desespero!

Mas, para a minha própria surpresa eu adorei! E comecei a ler outros contos do autor.

  • Quem foi Edgar Allan Poe? 

poe-portrait-jpg__800x600_q85_crop

Edgar Allan Poe (nascido Edgar Poe; Boston, Massachusetts, Estados Unidos, 19 de Janeiro de 1809Baltimore, Maryland, Estados Unidos, 7 de Outubro de 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário estadunidense, integrante do movimento romântico estadunidense. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é geralmente considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por sua contribuição ao emergente gênero de ficção científica. Ele foi o primeiro escritor americano conhecido por tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difíceis. (Fonte: Wikipédia)

Edgar Allan Poe também revolucionou a literatura exigindo um efeito único nos contos. Alfredo Bosi, em seu ensaio “Situação e formas do conto brasileiro contemporâneo” aborda a estrutura e qualidade do conto com base nas ideias do autor:

“É provável, também, que o “efeito único” exigido por Edgar Allan Poe de todo conto bem feito não resida tanto na simplicidade do entrecho ou no pequeno número de atos e de seres que por ventura o habitem; o sentimento de unidade dependerá, em última instância, de um movimento interno de significação, que aproxime parte com parte, e de um ritmo e de um tom singulares que só leituras repetidas (se possível, em voz alta) serão capazes de encontrar. 

Diz Poe: “Um escritor hábil construiu um conto. Se foi sábio, não afeiçoou os seus pensamentos para acomodar os seus incidentes, mas, tendo concebido com zelo deliberado um certo efeito único ou singular para manifestá-lo, ele inventará incidentes tais e combinará eventos tais que melhor o ajudem a estabelecer esse efeito preconcebido. Se a sua primeira frase não tender à exposição desse efeito, ele já falhou no primeiro passo. Na composição toda, não deve estar escrita nenhuma palavra cuja tendência, direta ou indireta, não se ponha em função de um desígnio preestabelecido.”  

Prometi a mim mesma a ler um pouco mais desse gênero nesse mês, mas com três provas, estágio, aulas, e sono para tentar colocar em dia, não conseguiria ler tudo que pretendia.Entretanto, aproveitei que a Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura trouxe uma linda edição do livro (como toda a coleção) “Assassinatos na Rua Morgue e outras histórias” e resolvi fazer um projeto de leitura 🙂 E até sugiro a resenha da Val do blog Uma Pedra no Caminho sobre esse livro e opinião dela é bem sincera! 😉

11-allan-poe

A Bárbara do blog The Room 1408 está participando de um desafio muito legal, o “12 meses de Poe” que consiste em ler em cada mês um conto do autor, recomendo uma visita ao blog dela 😉

  • Como será o projeto?

Poe tem uma forma tão envolvente de narrar suas histórias que não queria fazer a resenha geral do livro, como costumo fazer. Não dá para falar em uma única resenha sobre todos os contos de forma genérica, então, nas duas últimas semanas desse mês, eu trarei resenhas de cada conto que esse livro possui. 🙂 E ainda vou abordar de uma forma um pouco mais analítica, com base nas aulas que tive sobre análise e interpretação de contos. Eu só não decidi ainda se irei seguir a ordem em que os contos aparecem, mas o fato é que todos os contos aparecerão aqui.

Os contos que estão no livro são:

– O demônio da perversidade;

– Hop-Frog ou os oito  orangotangos acorrentados;

– Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar; 

– O gato preto;

– Nunca aposte sua cabeça com o Diabo; 

– Assassinatos na Rua Morgue;

Se preparem para conhecer um pouco mais da obra e estilo de Edgar Allan Poe nos próximos dias! E me digam nos comentários se já leram alguma obra do autor, ou se costumam ler livros desse gênero, vou adorar saber! 😉

Até o próximo post!

Camila Melo 

17 Comentários

  1. Oii Cah, boa noite 🙂
    Eu sou muito medrosa, comecei a me aventurar pelo gênero de suspense mais leve e pelos thrillers que apresentam um toque de romance. Mas, não posso deixar de mencionar que amo livros que abordam resolução de crimes, estilo Agatha Christie e Sherlock Holmes, tem casos que me fazem ter um pouco de medo, até porque estamos falando de livros, a imaginação vai mais alto e aprendi a gostar desses assuntos pela maneira como os autores conseguem se expressar e realmente, quando a história do livro é cativante, o gênero é um mero coadjuvante. Até penso que um dia eu possa ler um clássico do terror e gostar, tudo depende da maneira como a história será apresentada, rs.
    Beijinhos ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Bia! Eu pensei que fosse a única medrosa, rs. Mas penso da mesma forma que vc, tem que ter uma história cativante, e é isso que consigo enxergar na escrita de Poe. Agora até esses livros mais sanguinários, me dão desconforto, rs. Não sei algum dia isso irá mudar não hahaha. Bjos da Cah! ❤

      Curtido por 1 pessoa

  2. Já amei o projeto!
    Eu AMO terror/horror, só não curto muito suspense, pois sou ansiosa e impaciente demais kkkkkkk
    Costumo mais assistir filmes de terror, mas quero começar a ler livros do gênero e provavelmente vou começar com a Antologia Tratado Oculto do Horror, que eu participei rs
    Em seguida, pretendo me aventurar por Poe e Stephen King. ❤

    Um beijo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Marcela, fico muito feliz que vc tenha gostado do projeto 🙂 Você é muito corajosa, eu odeio levar susto kkkkk. Vamos trocando experiências então! 😉 Bjos da Cah! ❤

      Curtido por 1 pessoa

  3. Ei, Cá!!
    Obrigada pela menção 🙂
    Vai ser bem legal esse projeto. O legal é q vc vai poder aplicar o que viu na faculdade nos novos contos. Eu sou medrosa pra caramba então fica difícil aproveitar rs Mas estou ansiosa para ver o que vc vai falar 🙂
    Bjos!!
    Obs. Consegui completar a Coleção da Folha!! 😉 Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oies Val! Você sabe como adoro os seus posts né? Precisa mencionar, sem dúvidas! Eu sou muito medrosa e ler os contos do Poe me dão uma certa apreensão e desconforto, mas quando a gente vê por um lado mais analítico a coisa fica surpreendente, então por isso que a faculdade conseguiu me estimular a ler esse autor. Uauu que bom que você conseguiu completar a coleção, a minha tia/madrinha comprou os livros para mim, ainda bem, tenho a minha primeira coleção (enorme) completa, e as edições estão maravilhosas! 🙂 Obrigada pelo carinho e espero que você goste das resenhas! 😉 Bjos da Cah! ❤

      Curtir

  4. Amei o projeto! Vou acompanhar!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico muito feliz por isso! 🙂 Bjos da Cah! ❤

      Curtir

  5. […] Bookaholics! Hoje é o dia da primeira resenha do projeto de leitura para o Mês do Horror 2016 | Especial Edgar Allan Poe 🙂 Esse é o terceiro conto que aparece no livro “Assassinatos na Rua Morgue e outras […]

    Curtir

  6. […] é o dia da segunda resenha do projeto de leitura do Mês do Horror 2016 | Especial Edgar Allan Poe, para quem não viu ainda a primeira resenha foi do conto Os fatos que envolveram o caso de Mr. […]

    Curtir

  7. […] resenha de hoje do projeto de leitura do Mês do Horror 2016 | Especial Edgar Allan Poe vai abordar o quinto conto dos seis que compõem o livro “Assassinatos na Rua Morgue e […]

    Curtir

  8. […] é dia da quarta resenha do projeto de leitura do Mês do Horror 2016 | Especial Edgar Allan Poe 🙂 Os contos que fazem parte deste projeto compõem o livro “Assassinatos na Rua Morgue e […]

    Curtir

  9. […] é o dia da quinta resenha do projeto de leitura do Mês do Horror 2016 | Especial Edgar Allan Poe, que traz resenhas do livro “Assassinatos na Rua Morgue e outras histórias” na linda […]

    Curtir

  10. […] é o dia da última resenha do projeto especial de leitura do Mês do Horror 2016 | Especial Edgar Allan Poe 🙂 O projeto foi baseado na leitura do livro “Assassinatos na Rua Morgue e outras […]

    Curtir

  11. […] do Vitor Martins que era ler um livro de horror. Para conhecer o projeto basta conferir o post do Mês do Horror 2016 | Especial Edgar Allan Poe. Foi uma experiência muito legal e eu adorei fazer, apesar de pensar que não conseguiria fazer as […]

    Curtir

  12. […] Morgue” e outras histórias” e resenhar os seis contos que compoem o livro (confiram: Mês do Horror 2016 | Especial Edgar Allan Poe), sendo […]

    Curtir

  13. […] essa temática. No ano passado eu foquei as leituras em contos do autor Edgar Allan Poe (confiram: Mês do Horror 2016 | Especial Edgar Allan Poe) devido ao pouco tempo disponível de […]

    Curtir

Deixe um comentário

