Oies Bookaholics! O gênero Young Adult (YA) faz parte dos livros que leio com muita frequência, por abordarem temas relacionados ao público jovem adulto, serem mais leves e de rápida leitura.

Hoje vou falar sobre as minhas impressões de “Isla e o final feliz”, terceiro livro da Série Anna, Lola e Isla.  Vale a pena conferir as resenhas de Anna e o Beijo Francês e Lola e o garoto da casa ao lado, os dois primeiros livros da série, que não precisam ser lidos na sequência, já que os personagens principais aparecem em todas as histórias.

DESAFIO ANUAL: 45/50

SÉRIE ANNA, LOLA E ISLA – LIVRO III

isla-e-o-final-feliz

  • Título original: Isla and the happily ever after
  • Autora: Stephanie Perkins
  • Gênero: Literatura estrangeira / Romance Young Adult (Jovem Adulto)
  • Editora: Intrínseca
  • Lançamento: 2015
  • 304 Páginas
  • Classificação: 4/5

Sinopse: Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias, envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes. Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais. 

Saraiva

Desde que li “Anna e o beijo francês” me apaixonei pela escrita e estilo de Stephanie Perkins, e mesmo sem ter lido “Lola e o garoto da cada ao lado” no ano passado, “Isla e o final feliz” fazia parte da minha Wishlist de Lançamentos 2015.

(E ainda bem que a Editora Intrínseca manteve a capa original na edição brasileira ❤ )

A história de Anna se passa na School Of America in Paris – SOAP na França, a de Lola nos Estados Unidos e na história de Isla, a predominância se passa novamente no internato em Paris.

Isla é uma garota comum, adolescente, estudante do ensino médio e a filha do meio entre três meninas. Ela é ruiva, adora andar de vestidos e saltos, além de ser apaixonada por livros:

” – Gosto de histórias de aventura. Ainda mais quando tem algum desastre no meio… Também leio as que têm final feliz.

– Você lê bastante.

– É mais seguro do que me aventurar de verdade.” 

(Pág. 51) 

Isla nutre um crush por Josh desde o primeiro ano. E agora no terceiro, finalmente o garoto correspondeu aos sentimentos dela. Podemos acompanhar o relacionamento do casal durante o último ano do ensino médio. Ela tem várias dúvidas sobre que faculdade cursar, apesar de ser considerada uma nerd, não sabe o que decidir sobre seu futuro.

Josh é visto como aquele tipo de garoto que não está ligando muito para nada. Ele é bem fechado e introspectivo. Vive matando as aulas e não se dedica muito aos estudos. Sua grande paixão são ilustrações e passa boa parte do seu tempo se dedicando a esta atividade, acredita que o seu futuro será dedicado à arte de ilustrar.

Os personagens acabam descobrindo que possuem muitas coisas em comum, além de morarem muito próximos em Nova York, compartilham o gosto por quadrinhos e HQs. Mas nem tudo será fácil, o relacionamento dos dois passa por muita insegurança e incertezas. Josh é filho de um senador em pleno momento de eleições e Isla tem suas próprias crises de confiança.

E esse é o ponto que não me fez gostar tanto desse livro como dos outros. Em vários momentos era difícil ter que aguentar, de certa forma, os “mimimis” de Isla, era muito cansativo, já que conhecemos a história pelo ponto de vista da garota.

“Sempre peguei muito pesado comigo mesma. Mas não é melhor ser realista em relação a essas coisas antes que outra pessoa use isso contra você? Antes que alguém machuque você? Não é melhor que você mesmo faça isso? Sempre que pensei ser realista faz as pessoas serem mais fortes.” 

(Pág. 244) 

Mesmo porque a sua relação com Josh não era tão “inocente” assim, se é que vocês me entendem 😉 Então eu senti que as vezes a personagem parecia ser bem imatura pela sua idade e por tudo que estava vivendo com o garoto. =/

As viagens me agradaram muito, dá vontade de ir conhecer os pontos turísticos que a autora menciona. E até por isso a questão da arte é bem desenvolvida nesse livro. A arquitetura dos lugares são bem descritas e o espaço todo foi desenvolvido de forma bem satisfatória para mim.

A relação entre os familiares também recebe destaque. Como eu já disse anteriormente Josh é filho de um senador americano e precisa mostrar um comportamento “adequado” com as novas eleições para sustentar a imagem de família “perfeita”. Isla é a filha do meio, precisa saber lidar à sombra da irmã mais velha, que já está na faculdade, e se relacionar com a irmã mais nova, que está no seu primeiro ano também na SOAP.

Outro ponto muito interessante foi que a autora inseriu um personagem com Síndrome de Asperger, ou seja, autismo. Kurt é o melhor amigo de Isla há muitos anos, já que suas famílias são amigas antes mesmo deles nascerem. Para mim foi muito bom entender um pouco mais as características das pessoas que possuem essa síndrome e a forma com que elas agem e pensam.

O ritmo do livro é bem tranquilo e a história flui de forma bem rápida, sem nenhum problema. Acompanhar a vida de Anna e Lola também foi muito legal e pode situar os personagens numa ordem cronológica dentro da série.

Eu gostei bastante do livro e super recomendo! 😉 Me digam nos comentários se já leram algum livro dessa série e o que acharam, vou adorar saber!

Até o próximo post!

Camila Melo 

Anúncios

13 comentários em “Resenha | Isla e o final feliz, por Stephanie Perkins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s