Oies BOOKAHOLICS! Queria levantar uma discussão com vocês sobre o título deste post, mas primeiramente vou tentar explicar o quê me levou a debater sobre esse tema!

cleção martin claret.jpg

Eu vi que a Editora Martin Claret tem uma coleção linda dos livros da Jane Austen e fiquei apaixonada, e eles disponibilizaram também uma edição de bolso que é mais econômica. Durante algumas aula de “Introdução à Editoração” (em breve farei um post sobre esse assunto) o caso Martin Claret foi abordado diversas vezes.

A editora já foi processada por plágio, ou seja, algumas obras que foram traduzidas tiveram o nome do tradutor trocado na sua edição. Vale lembrar que tradutores tem direito ao direito autoral em seus trabalhos e quando descobriram essa “manobra” da Martin Claret entraram com processo. É muito difícil encontrar na artigos na internet sobre o assunto, mas encontrei um artigo de 2007 no site do jornal Folha de S. Paulo, detalhes aqui.

No curso de Letras vi que vários professores condenavam, e com razão já que era a mesma categoria de muitos deles, a atitude da editora nos desencorajando a comprar seus títulos, afinal o trabalho e direitos de tradutores estava sendo desrespeitado e se comprássemos suas obras poderíamos influenciar essa cultura de plágio.

Mas depois de um tempo refletindo no assunto me pergunto: nós muitas vezes baixamos músicas, filmes e livros pela internet sem pagar pelos direitos autorais dos profissionais envolvidos, porque levantar uma bandeira contra a pirataria no mercado dos livros se fazemos a mesma coisa com outros produtos? Não seria muita hipocrisia levar em conta somente a questão dos livros?

Eu estou sendo muito sincera e queria levantar um debate aqui com vocês, o que pensam sobre este assunto? São a favor ou contra a compra de livros da editora? Me contem suas opiniões nos comentários, sem nenhum julgamento! Quero muito dialogar sobre 😉

Camila Melo 

Anúncios

18 comentários em “Discussão: Comprar ou não comprar livros da Martin Claret?

  1. Acho que no mercado editorial isso é mais complicado porque os outros artistas tem outras formas de ganhar dinheiro, já os tradutores, já ganham pouco e não tem outra forma de ganhar dinheiro. Mas também acho meio hipócrita. Enfim…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Minha professora de literatura condena a Martin Claret e eu faço curso de Tradutor e intérprete então fomos praticamente proibidos de comprar os livros deles. Concordo com você nessa comparação com as coisas piratas, mas quando baixamos um livro ele só não é “pago” para as partes envolvidas, o plágio da editora é mais grave pois eles estão usando nomes de outras pessoas (algumas que nem existem se você jogar os nomes no google) e usando coisas já feitas para ganhar dinheiro em cima disso! Eu já li e comprei os livros deles, mas depois de ter essa discussão levantada na faculdade sempre procuro evitar.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Concordo com vc Bia, quando mencionei essa comparação quis dizer mais no sentido ético de quem compra / baixa. Mas sem sombra de dúvidas foi uma atitude muito desrespeitosa da Martin Claret, desvaloriza muito o trabalhos dos tradutores como vc 😦 Faz faculdade onde? Bjos da Cah!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Ca esse assunto é um tanto complicado de ser discutido mesmo… Mas, sinceramente, na minha opinião, nós, muitas vezes, baixamos livros, filmes e músicas e acabamos contribuindo com a pirataria… mas achei esse caso que você relatou um tanto hipócrita, pois esses tradutores que plagiaram estão ganhando dinheiro em cima disso e de certa forma se aproveitando de nós consumidores… sem contar que muitas pessoas que compram os livros da editora não tem essa informação a respeito, eu pelo menos não sabia disso, apesar de não ter comprado nenhum exemplar..
    Beijoos ❤

    Curtido por 1 pessoa

  4. Nossa Cah, esse assunto é bem tenso hein? Eu já li Orgulho e Preconceito e não sabia disso! Chocada :0
    Eu fiquei na verdade sem saber o que pensar… Difícil dizer se sou contra, porque minha consciência me perturbaria “diz que é errado, mas também faz errado…” Muito complicado!
    Beijinhos :*

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s