Resenha | Como eu era antes de você, Por Jojo Moyes

Oies BOOKAHOLICS! Mas uma leitura finalizada e logo de cara tenho que avisar que não estou sabendo lidar com o final desta história 😦

DESAFIO ANUAL: 27/50

NÃO HÁ SPOILERS NESSA RESENHA 

como eu era antes de você.jpg

  • Título original: Me before you
  • Autor: Jojo Moyes
  • Gênero: Romance / Literatura inglesa
  • Lançamento: 2012 – Lançamento Brasil: 2013
  • Editora: Intrínseca
  • 320 Páginas
  • Classificação: 5/5 ❤ ❤ ❤

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Eu tenho que admitir que me relutei muito para ler este livro, afinal todo mundo estava falando dele, principalmente depois das imagens e trailer do filme serem divulgados, e como despertou muito a minha curiosidade resolvi dar uma chance e ler antes de assistir ao filme, o fato é que eu amei! ❤

Eu esperava uma história toda “melosa” de amor, mas o livro representa muito mais do que isso, e até acredito que o relacionamento amoroso é o de menor relevância na história (espero que a adaptação não mude isso!). As características dos personagens me fizeram me apaixonar e amar a história de Will e Lou ❤

O que mais me chama a atenção, e o que me tocou profundamente, foi a forma com que a autora descreveu todas as dificuldades que um tetraplégico enfrenta, e não só nas questões de locomoção e dependência de outras pessoas para as necessidades mais básicas como comer, tomar banho, etc., mas principalmente todos os cuidados médicos que uma pessoa com lesão C4 e C5 possuí, além da facilidade em contrair doenças devido à baixa imunidade em seu sistema imunológico.

No começo da leitura tinha o mesmo pensamento de Lou, de querer mudar a realidade de Will para convencê-lo de não por fim a tanto sofrimento, mas com a descrição super detalhada das necessidades e muito sofrimento a cada capítulo fui entendendo o “seu lado da história” e entender que não tinha muitas opções.

Depois da leitura fui pesquisar e descobri que a Dignitas realmente existe na Suíça e fiquei chocada! (entendedores, entenderão!)

A história é realmente muito marcante, porque mostra o quanto a vida da Lou estava estagnada, e Will com todas as suas fragilidades é que faz com Lou enxergue o que há de bom e ser aproveitado no mundo, e tira a sua vida da zona de conforto. Mas toda a estagnação de Lou tem um motivo e descobrimos que ela também sofreu traumas que a deixou de algum modo paralisada, até mesmo no seu relacionamento de 7 anos com seu namorado Patrick.

O relacionamento familiar também é muito intenso e tenso, a relação entre Lou e sua família, bem como a de Will é muito complicada, cada família tem problemas e que interferem muito na relação de ambos.

Eu admito que subestimei o livro, mas confesso que é realmente muito bom, e não vejo a hora de ler a continuação “Depois de você” e assistir ao filme que estreia no próximo dia 16.

Caso vocês não tenham visto o trailer do filme vou deixar aqui para vocês 😉 ❤

 

Se já leram me digam nos comentários o que vocês acharam! 🙂

Até o próximo post!

Camila Melo 

17 Comentários

  1. Danielle Viturino · · Responder

    Camila, finalmente encontrei alguém que consegue entender o lado de Will, todo mundo me diz que ele é egoísta e tals, e quando falo que eu entendo a decisão que ele tomou falto pouca apanhar. rsrsrs.
    Amo esse livro e estou em cólicas porque na minha cidade extreiou ontem e eu nao tenho como ir assistir essa semana, mas não tenho psicológico para ler a continuação.
    Ahh, e como tem um ano e meio que li, acho que vou reler ele esse fds antes de ir ao cinema.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Dani! Como eu disse na resenha não tinha conhecimento sobre como era a vida tão fragilizada de pessoas com esse tipo de lesão, então eu super entendo, não sei se apoiaria, mas entendo! Nem vou tentar assistir o filme na estreia porque provavelmente vai estar um “inferno”. Bjos da Cah! #TeamWill 😉

      Curtido por 1 pessoa

  2. Me julgue: ainda não li esse livro. Tenho uma certa relutância em ler livros que explodem do nada, vide “A Culpa é das Estrelas” e, agora, “Como Eu era Antes de Você”. Talvez um dia eu dê uma chance, mas nada muito necessário (não pra mim), mas pela resenha ele parece ser realmente ótimo! Parabéns!

    https://reclusidadesdiarias.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ann sem julgamentos! hahaha Eu pensava igual, mas eu sei que no final eu vou acabar lendo “as modinhas”. E esse tem muito mais do que romance! Eu super recomendo! Bjos da Cah 😉

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eu amei esse livro é estou louca pra ver o filme! Chorei pacas!!! Kkkkkk
    Eu também demorei para digerir o final do livro! Super normal!!

    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Reh acho que passei vergonha no metrô, rs Muito difícil lidar! Não vejo a hora de assistir ao filme ❤ Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  4. […] eu era antes de você” e depois de ter lido o livro (caso não tenham visto eu fiz uma resenha aqui no blog, confiram ;)) a palavra que posso usar para descrever o filme seria: […]

    Curtir

  5. […] A continuação de Como eu era antes de você – Por Jojo Moyes ❤ […]

    Curtir

  6. […] só vi a adaptação de Como eu era antes de você – Por Jojo Moyes e não curti muito não, achei muito superficial😦  No post Livro vs Filme: Como Eu Era Antes […]

    Curtir

  7. […] finalmente li esse livro e na resenha tem mais detalhes, além de uma comparação com o filme nesse post. […]

    Curtir

  8. Estou super ansiosa para ler!!! E a trilha sonora do filme ❤
    Fiquei sabendo do fim do livro, e sinceramente, gostei, entendo o porque de tal acontecimento, ficou um grande diferencial dos outros livros de romance.

    Adorei a resenha.

    🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. A trilha sonora é um ❤ Eu tbm super entendo e amei! Muito obrigada pelo carinho ❤ Bjos da Cah 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  9. […] Já falei tanto desse livro aqui😦 Confiram a resenha: Como eu era antes de você – Por Jojo Moyes ❤ […]

    Curtir

  10. […] Corri tanto e no final não teve jeito, e eu simplesmente amei❤ Super recomendo: Resenha | Como eu era antes de você, Por Jojo Moyes 🙂 […]

    Curtir

  11. […] Bookaholics! Eu me apaixonei pela história de Lou e Will em Como eu era antes de você e finalmente tomei coragem para ler a continuação dessa […]

    Curtir

  12. […] – Como eu era antes de você (Jojo Moyes) – Livro […]

    Curtir

Deixe um comentário

