Oies BOOKAHOLICS! Mas uma leitura finalizada e logo de cara tenho que avisar que não estou sabendo lidar com o final desta história 😦

DESAFIO ANUAL: 27/50

NÃO HÁ SPOILERS NESSA RESENHA 

como eu era antes de você.jpg

  • Título original: Me before you
  • Autor: Jojo Moyes
  • Gênero: Romance / Literatura inglesa
  • Lançamento: 2012 – Lançamento Brasil: 2013
  • Editora: Intrínseca
  • 320 Páginas
  • Classificação: 5/5 ❤ ❤ ❤

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Eu tenho que admitir que me relutei muito para ler este livro, afinal todo mundo estava falando dele, principalmente depois das imagens e trailer do filme serem divulgados, e como despertou muito a minha curiosidade resolvi dar uma chance e ler antes de assistir ao filme, o fato é que eu amei! ❤

Eu esperava uma história toda “melosa” de amor, mas o livro representa muito mais do que isso, e até acredito que o relacionamento amoroso é o de menor relevância na história (espero que a adaptação não mude isso!). As características dos personagens me fizeram me apaixonar e amar a história de Will e Lou ❤

O que mais me chama a atenção, e o que me tocou profundamente, foi a forma com que a autora descreveu todas as dificuldades que um tetraplégico enfrenta, e não só nas questões de locomoção e dependência de outras pessoas para as necessidades mais básicas como comer, tomar banho, etc., mas principalmente todos os cuidados médicos que uma pessoa com lesão C4 e C5 possuí, além da facilidade em contrair doenças devido à baixa imunidade em seu sistema imunológico.

No começo da leitura tinha o mesmo pensamento de Lou, de querer mudar a realidade de Will para convencê-lo de não por fim a tanto sofrimento, mas com a descrição super detalhada das necessidades e muito sofrimento a cada capítulo fui entendendo o “seu lado da história” e entender que não tinha muitas opções.

Depois da leitura fui pesquisar e descobri que a Dignitas realmente existe na Suíça e fiquei chocada! (entendedores, entenderão!)

A história é realmente muito marcante, porque mostra o quanto a vida da Lou estava estagnada, e Will com todas as suas fragilidades é que faz com Lou enxergue o que há de bom e ser aproveitado no mundo, e tira a sua vida da zona de conforto. Mas toda a estagnação de Lou tem um motivo e descobrimos que ela também sofreu traumas que a deixou de algum modo paralisada, até mesmo no seu relacionamento de 7 anos com seu namorado Patrick.

O relacionamento familiar também é muito intenso e tenso, a relação entre Lou e sua família, bem como a de Will é muito complicada, cada família tem problemas e que interferem muito na relação de ambos.

Eu admito que subestimei o livro, mas confesso que é realmente muito bom, e não vejo a hora de ler a continuação “Depois de você” e assistir ao filme que estreia no próximo dia 16.

Caso vocês não tenham visto o trailer do filme vou deixar aqui para vocês 😉 ❤

 

Se já leram me digam nos comentários o que vocês acharam! 🙂

Até o próximo post!

Camila Melo 

Anúncios

17 comentários em “Resenha | Como eu era antes de você, Por Jojo Moyes

  1. Camila, finalmente encontrei alguém que consegue entender o lado de Will, todo mundo me diz que ele é egoísta e tals, e quando falo que eu entendo a decisão que ele tomou falto pouca apanhar. rsrsrs.
    Amo esse livro e estou em cólicas porque na minha cidade extreiou ontem e eu nao tenho como ir assistir essa semana, mas não tenho psicológico para ler a continuação.
    Ahh, e como tem um ano e meio que li, acho que vou reler ele esse fds antes de ir ao cinema.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Dani! Como eu disse na resenha não tinha conhecimento sobre como era a vida tão fragilizada de pessoas com esse tipo de lesão, então eu super entendo, não sei se apoiaria, mas entendo! Nem vou tentar assistir o filme na estreia porque provavelmente vai estar um “inferno”. Bjos da Cah! #TeamWill 😉

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s