Oies BOOKAHOLICS! Eu estava no YouTube quando vi a sugestão de um vídeo do Vitor Martins sobre como ler melhor, eu sempre fui muito receosa para esse tipo de assunto, mas resolvi assistir ao vídeo e adorei as dicas! 🙂 Apesar de estabelecer metas e desafios todos os anos, me preocupo na qualidade, não do que eu leio, mas daquilo que eu absorvo durante a leitura. Então aspectos como percepção, entendimento e lógica da história fazem muito diferença para mim.

A primeira dica que é a de carregar o livro já faz parte dos meus hábitos há muito tempo, mesmo que eu não encontre algum tempo, sempre tenho um livro comigo 🙂 Já a segunda dica preciso muito praticar e é um dos motivos que me inspirou a escrever este post, porque, eu particularmente, perco muito tempo não só na internet, mas fazendo “vários nadas” e não leio, mas depois fico com aquele sentimento de que eu poderia ter lido durante aquele período, seria muito mais proveitoso. Já a terceira dica sobre abandonar livros é algo que não consigo praticar, rs. Eu levo a leitura de um livro como a meta de “sempre terminar o que eu comecei”, mesmo que o livro esteja muito chato eu ainda tenho uma certa esperança de que vai ter algo no final da leitura que trará sentido, mas já abandonei livros, bem poucos mas já! 😉

Como o YouTube sempre acaba nos sugerindo vídeos com temas semelhantes acabei assistindo o vídeo do Danilo Leonardi do Cabine Literária que aborda os fatores de qualidade que eu já citei, entre outros:

Eu simplesmente adorei todas as dicas do Danilo e fazem muito sentido, o autor nos chama a atenção sobre como tornar a leitura eficiente, e ter um sentido no que se lê e na quantidade do que se lê. A dica polêmica sobre marcar sim os livros é polêmica, mas eu marco sim, risco sim e uso as tags sim! 🙂 Fazer anotações e buscar ensaios e dissertações sobre os livros clássicos é uma ótima dica, e eu utilizo muito, porque nem sempre a história e alguns detalhes ficam muito claros para mim.

Sobre a dica de registrar pontos sobre a leitura assim que finalizá-la é muito importante e até não sinto tanta vontade de escrever anotações ou fazer uma resenha depois de muito tempo de finalizar a leitura, parece que os sentimentos e percepções não são as mesmas. E ainda com as minhas anotações consigo fazer relação com outras coisas, posso ainda comparar as minhas anotações durante o tempo e ver se os sentimentos e impressões mudaram ou não.

Além disso, encontrei no site Revista Época sete dicas para ler mais e melhor:

1) Tenha sempre um livro ao seu alcance

2) Aceite um desafio

3) Marque um compromisso

4) Elimine as distrações

5) Varie para não enjoar 

6) Crie um diário de leituras

7) Compartilhe suas experiências 

E como justificativa para entender porque faço os desafios de leitura a segunda dica me motiva e não me sinto obrigada a cumprir, eu acredito que me incentiva a buscar leituras diferentes do que estou acostumada e me faz sair da zona de conforto, super recomendo buscar desafios que você possa cumprir, e o desafio que achei muito legal para esse ano foi o desafio do Calendário Ilustrado 2016. 😉

Espero que esse post ajude de alguma forma a estimular e impulsionar a leitura de vocês!

Até o próximo post! 🙂

Camila Melo 

 

10 comentários em “Algumas dicas para ler melhor

  1. Bem legal seu post, Cacá! Fiquei feliz pois já aplico algumas das dicas. E eu tenho que fazer um post, resenha logo após a leitura do livro porque, como vocÊ MESMO DISSE, DEPOIS DE UM TEMPO AS PERCEPÇÕES NÃO SÃO AS MESMAS, FORA A MEMÓRIA QUE SEMPRE FALHA RSRS

    Bjs

    (desculpe as letras maiúsculas mas quando percebi que havia escrito assim, já tinha terminado a frase e fiquei com preguiça de fazer de novo… rsrs)

    Curtido por 1 pessoa

  2. Obrigada pelas dicas! Eu SÓ faço resenha após ler um livro, se deixar para depois acabo não fazendo. As impressões mudam, você esquece de detalhes importantes, passagens que ligam fatores, enfim… Vira uma bagunça! Inclusive eu já tenho que reler alguns livros que li em Abril para resenhar, pois já me esqueci de tudo XD parabéns pelo post, já vou colocar as outras dicas que não aplicava em prática!

    https://reclusidadesdiarias.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

