Resenha | O Pequeno Príncipe, Por Antonie de Saint-Exupéry

Oies BOOKAHOLICS! Para cumprir o desafio do calendário do Vitor Martins desse mês, que é ler um livro infantil, resolvi reler esse clássico da literatura mundial 😉

DESAFIO ANUAL: 23/50

o pequeno príncipe

  • Título original: Le Petit Prince
  • Autor: Antonie de Saint-Exupéri
  • Gênero: Literatura francesa
  • Lançamento: 1942
  • Editora: Pocket Ouro
  • 96 Páginas
  • Classificação: 5/5

Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1942 nos Estados Unidos e, três anos mais tarde, na França, ‘O Pequeno Príncipe’ tornou-se obra de apelo universal, um clássico moderno traduzido para mais de oitenta idiomas. Suas páginas abrigam valiosas lições sobre a solidão, a amizade, o tempo, a vida e a morte, compartilhadas conosco por meio do pequeno habitante do asteroide B 612. Apesar de escrito e narrado por um adulto, ‘O Pequeno Príncipe’ se dirige, desde suas primeiras linhas, às crianças. É, na verdade, uma ode à infância, uma delicada viagem a esse planeta que aos poucos abandonamos, vivendo em prol das nossas vaidades, vícios, obrigações, números e demais coisas ‘sérias e importantes’. Deixe-se conquistar pela fábula atemporal de Antoine de Saint-Exupéry e acompanhe o pequeno príncipe em sua jornada rumo ao nosso planeta. Lembre-se apenas de fechar um pouco os olhos e abrir bem o coração. Pois o essencial, como nos têm ensinado o pequeno príncipe e sua amiga raposa, por mais de setenta anos, é invisível aos olhos.

Eu já tinha lido esse livro em 2010 e não senti o “brilho” que muitas pessoas sentem, mas resolvi dar uma segunda chance para ver se a minha opinião mudava, rs. A primeira coisa que preciso lembrar é que essa história é uma fábula, que é uma  curta narrativa, em prosa ou verso, com personagens animais que agem como seres humanos, e que ilustra um preceito moral. 

O diálogo entre o diálogo entre um adulto que está tentando consertar seu avião que quebrou com um príncipe, ainda criança, tratam das questões simples da vida que quando somos adultos deixamos de ver a beleza e a simplicidade.

Porém, queria focar as minhas impressões sobre o livro dentro do contexto em que foi publicado, levando em conta dois ensaios do autor, ensaísta e crítico literário Walter BenjamimO narrador” e “Experiência e pobreza“. O autor de “O pequeno príncipe” era aviador e participou intensamente da Segunda Guerra Mundial, escreveu para jornais e revistas francesas, e suas diversas obras, eram sempre caracterizadas por elementos de aviação e de guerra, unindo a reflexões sobre valores humanos.

Em “O narrador” Benjamin aborda, entre outras coisas, dois tipos de narradores: um marinheiro e um homem muito velho que sempre viveu no mesmo lugar, ambos tem riquíssimas histórias para serem narradas. No contexto de Antonie de Saint-Exupéry, que é um aviador o conceito de Walter Benjamin se encaixa, pois um aviador também viaja por diversos lugares e tem experiência para narrar, e ainda mais no contexto da Segunda Guerra Mundial, que trouxe a experiência do choque, abordada no ensaio “Experiência e pobreza”. 

Então fica mais claro a ideia do autor ao escrever um livro que retoma os valores humanos e à crítica aos adultos que perdem a sensibilidade ao enxergarem as coisas, mesmo usando de simbolismos em sua narrativa, criando uma obra rica, atemporal não só para crianças, mas principalmente para adultos.

Para finalizar preciso compartilhar o vídeo hilário do Padre Fábio de Melo no snapchat sobre o livro 😉 😛

Se vocês já leram me digam nos comentários o que acharam 😉

Até o próximo post!

Camila Melo 

 

Anúncios

9 Comentários

  1. Eu estou lendo aos pouquinhos esse livro para o Matheus. Não estou conseguindo absorver muito bem peço fato de lê-lo “de soquinhos”. Vou pegá-lo um dia e ler de uma vez só, daí posso até fazer um post sobre ele.
    bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Faz sim Reh, é então, eu não consigo ainda ver todo aquele brilho, mas é legal, não sei se a linguagem é bem para crianças, rs Bjos

      Curtir

  2. Um livro fantástico e inesquecível. Indicado para todas as idades. E sua resenha ficou escelente, Cah querida.
    Um beijo enorme.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Alex! ❤ Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  3. Confesso que já li o livro e não achei tão maravilhoso, mas talvez relendo eu entenda o que todo mundo tanto gosta.
    Padre Fábio melhor pessoa
    /may

    Curtido por 1 pessoa

    1. Então, o livro é muito bom, mas não consigo classificá-lo como um dos meus livros preferidos da vida, haha Bjos

      Curtir

  4. […] – ler um livro infantil – o que na verdade para mim foi uma releitura e na resenha de O Pequeno Príncipe  dá para saber se o livro me encantou dessa vez ou […]

    Curtir

  5. […] O pequeno príncipe (Anronie de Saint-Exupéry) – eu li recentemente essa história e como retrata a viagem do Pequeno Príncipe por vários planetas até chegar na Terra, acho que esse livro se enquadra bem nessa categoria. Confiram a resenha de O Pequeno Príncipe – Por Antonie de Saint-Exupéry 😉 […]

    Curtir

  6. […] 23 – O Pequeno Príncipe (Antonie de Saint-Exupéry)  […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: