Oies BOOKAHOLICS! Continuando o desafio desse mês do calendário do Vitor Martins, em ler um livro de um autor nacional, resolvi finalmente ler esse livro de contos (SIM! o terceiro livro de contos do ano, rs) da Lygia Fagundes Telles. Na verdade a minha ideia era ler no mês passado dentro do desafio Mulheres na Literatura – 2016, mas esse mês rolou! 🙂

DESAFIO ANUAL: 17/50

uma pomba

  • Título Original: Uma pomba enamorada ou uma história de amor e outros contos escolhidos
  • Autora: Lygia Fagundes Telles
  • Lançamento: 2013
  • Editora: L&PM Editores
  • 176 Páginas
  • Classificação: 4/5

Sinopse: Nos contos de Lygia Fagundes Telles lêem-se as transformações que afetam a classe média brasileira a partir dos anos cinqüenta e, mais especificamente, no período da ditadura militar. Seus contos, porém, não se restringem a documentar as vidas privadas da burguesia urbana. Trabalhando as emoções com a força da palavra, ela sofisticou a forma para criar um mundo em que os limites entre o vivido e o imaginado se confundem e tocam as dimensões do onírico.

Eu ganhei esse livro de uma amiga em 2014, tentei ler 3 vezes e não consegui, acho que esse livro se enquadra naquela questão de “ler o livro na hora errada”, eu já disse algumas vezes que tenho um certo problemas com contos porque achava que era impossível “achar graça” numa história com apenas algumas páginas. Mas depois de um semestre na faculdade só analisando contos (clássicos) percebi que sim, tem contos maravilhosos e cheios de surpresas, revelações e reviravoltas incríveis. Depois dessas aulas comecei a me apaixonar por esse gênero e finalmente consegui finalizar essa leitura 😉

lygia

AGORA PARA TUDO! Lygia Fagundes Telles  é a primeira mulher brasileira a ser indicada ao prêmio Nobel de Literatura ❤ Vamos torcer para que em outubro, finalmente um brasileiro venha ganhar esse prêmio (e que realmente ganhe, já que a autora tem 92 anos, e homenagens e prêmios devem ser feitos enquanto a pessoa estiver viva, só acho! 😉 )

Sobre os contos…

O livro é super curto e conta com 16 contos, dos quais eu me apaixonei por 7! (que progresso, haha):  “Antes do baile verde”, “O jardim selvagem”, “Natal na barca”, “A ceia”, “Venha ver o pôr do sol”, “O menino” e “Dolly”. Não que eu não tenha gostado dos outros contos, mas dessa coletânea esses foram os meus preferidos 😉

Alguns contos possuem um tom muito sombrio de terror e mistério, muito estilo do Edgar Allan Poe (se vocês nunca leram nada dele eu super recomendo os contos: “O gato preto”, O barril de Amontillado” e “O coração delator”, dá para encontrar facilmente na internet 😉 ).

Uma dica legal que o meu professor (#TeamTitan <3) nos deu era sempre reler os contos, porque sempre passa despercebido um ponto ou detalhe que depois pode fazer toda a diferença no desfecho da história, e realmente faz muita diferença. #FicaDica 😉

O estilo da autora varia muito de um conto para outro, temas como decepção amorosa, vingança, relacionamento familiar e até mesmo um toque sobrenatural ou de fantasia, que marcam esses contos, é interessante ver como a autora conseguiu produzir ótimas histórias que você não pode prever o desfecho, ou que trazem alguma reflexão.

Eu super recomendo esse livro, e é uma ótima oportunidade de conhecer a obra de uma autora nacional tão importante e reconhecida.

Me contem nos comentários se já leram algum conto da autora, e o que acharam! 😉

Até o próximo post!

Camila Melo 

 

 

5 comentários em “Resenha | Uma pomba enamorada ou uma história de amor e outros contos escolhidos, Por Lygia Fagundes Telles

Deixe um comentário

