DESAFIO MULHERES NA LITERATURA – 2016
Oies BOOKAHOLICS! Mais uma resenha nesse mês dedicado às mulheres na literatura 😉
DESAFIO ANUAL: 13/50
- Título Original: “Professions for women”,”The feminine note in fiction”, “Women novelists”, “The intellectual status of women”, “Two women”, “Memories of a working women’s guild”, “Ellen Terry”
- Autora: Virginia Woolf
- Lançamento Brasil: 2012
- Editora: L&PM Editores
- 112 Páginas
- Classificação: 4/5
Sinopse: Profissões para mulheres e outros artigos feministas reúne sete ensaios de Virginia Woolf nos quais ela questiona a visão tradicional da mulher como “anjo do lar” e expõe as dificuldades da inserção feminina no mundo profissional e intelectual da época. Numa era em que o papel da mulher modifica-se cada vez mais rapidamente, as críticas e reflexões de Virginia mostram que a autora estava à frente de seu tempo. Uma das romancistas mais inovadoras da literatura inglesa, Virginia Woolf (1882-1941) notabilizou-se também como uma das precursoras do feminismo contemporâneo. Além dos seus clássicos modernistas Mrs. Dalloway e Rumo ao farol, escreveu artigos nos quais explorou sem igual a questão da mulher e seu papel em uma sociedade dominada por homens, ideias que ajudaram a pavimentar o caminho do movimento feminista.
Primeiramente, eu só consegui ter acesso a esse livro graças à minha amiga Mari (muito obrigada 🙂 ), que participa de um projeto muito legal que se chama Livro Viajante e indico para todos 😉
Na verdade, penso eu, ainda vai levar muito tempo até que uma mulher possa se sentar e escrever um livro sem encontrar com um fantasma que precise matar, uma rocha que precise enfrentar. E se é assim na literatura, a profissão mais livre de todas as mulheres, quem dirá nas novas profissões que agora vocês estão exercendo pela primeira vez? (Pág. 17)
Virginia Woolf, como descrita na sinopse, é considerada uma autora a frente do seu tempo, uma mulher que luta pelo fefeminismo e pelos direitos das mulheres no século XX.
O problema da arte já é bastante difícil em si, mesmo sem ter de respeitar a ignorância do espírito das jovens ou pensar se o público vai julgar se os padrões de pureza moral apresentados na obra correspondem aos que ele tem direito de esperar de nosso sexo. (Pág. 27)
Nesse livro, a partir dos ensaios da autora, já é possível notar que a luta pela igualdade de gênero é uma luta não de agora. Woolf não mede suas palavras para rebater críticas machistas e os costumes durante o tempo que estava viva.
A maioria dos ensaios encontrados nesse livro são baseados em críticas literárias e eventos, o que torna algumas citações sem muita referência ou contexto. Confesso que tive certa dificuldade em desenvolver a leitura, mesmo com um livro tão curto, já que senti a necessidade de ler o livro ou resenha que a autora estava rebatendo.
Para mim é também para quem está iniciando sua jornada no mundo do feminismo, esse livro pode até ser um pouco complexo pelo ponto do contexto que me referi anteriormente, mas ainda assim é interessante fazer uma comparação entre as décadas de 20, 30 e 40 com os dias de hoje.
Querida, você é uma moça. Está escrevendo sobre um livro que foi escrito por um homem. Seja afável; seja meiga; lisonjeie; engane; use todas as artes e manhas de nosso sexo. Nunca deixe ninguém perceber que você tem opinião própria. E principalmente seja pura. (Pág. 12)
Acredito que conforme for me aprofundando na vida de Virginia Woolf mais claros podem ser o contexto de suas obras.
Até o próximo post.
Camila Melo
[…] é uma leitura sobre alguns ensaios da carreira da autora e na resenha eu conto melhor o que […]
CurtirCurtir
[…] R$ 34,90 […]
CurtirCurtir
[…] 13 – Profissões para mulheres e outros artigos feministas (Virginia Woolf) […]
CurtirCurtir
[…] Eu estava bem ansiosa para esta leitura, mas a maioria dos ensaios encontrados nesse livro são baseados em críticas literárias e eventos, o que torna algumas citações sem muita referência ou contexto. Confesso que tive certa dificuldade em desenvolver a leitura, mesmo com um livro tão curto, já que senti a necessidade de ler o livro ou resenha que a autora estava rebatendo. Foi um pouco decepcionante si e complexo rs … Confiram a resenha de Profissões para mulheres e outros artigos feministas, Por Virginia Woolf. […]
CurtirCurtir
[…] que ouvia falar na obra de Virginia Woolf ficava apreensiva, já que depois de ler Profissões para mulheres e outros artigos feministas , livro de ensaios e discursos em palestras, e A Marca na Parede e Outros Contos , histórias mais […]
CurtirCurtir