DESAFIO MULHERES NA LITERATURA – 2016

Oies BOOKAHOLICS! Prontos para mais uma resenha de um livro incrível?!

DESAFIO ANUAL: 12/50

VAMOS JUNTAS

 

  • Título Original: Vamos Juntas? O guia da sororidade para todas
  • Autora: Babi Souza
  • Lançamento: 2016
  • Editora: Grupo Editorial Record (Galera Record)
  • 144 Páginas
  • Classificação: 5/5 ❤ ❤ ❤

Sinopse: Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras.

 

Eu particularmente não conhecia o movimento Vamos Juntas? e quando descobri há duas semanas foi super encorajador e estimulante. Vi que haveria lançamento do livro e Sampa e fui, quanta experiência incrível pude viver em poucas horas,  mas esse assunto para outro post 😉

O livro é um guia, como diz no próprio título,  e ele veio justamente num momento muito propício.  Como estou começando agora minhas pesquisas sobre feminismo sentia falta de livros que tivessem uma abordagem para “iniciantes” na temática.

A autora conseguiu desenvolver  de forma muito didática os conceitos da sororidade,  feminismo e empoderamento das mulheres de uma forma clara e objetiva. Por mais que o livro tenha esse “caráter educativo” a leitura é muito fluída com a linguagem clara, direta e objetiva.

Além de conceituar o que não é feminismo,  como o machismo,  femismo,  humanismo,  sexismo e misandria.

Sororidade é a união e aliança entre mulheres,  baseadas na empatia e companheirismo,  em busca de alcançar objetivos em comum. (Pág.  41)

O foco principal do guia é a sororidade,  e a busca de quebrar os mitos sobre a rivalidade e competição entre nós mulheres. As situações de risco que só quem é mulher conhece e os desafios que vive todos os dias dentro e fora de casa, no trabalho, na faculdade ou escola.

Outro ponto muito relevante foram os dados estatísticos e históricos utilizados, como a violência contra a mulher e as leis criadas no Brasil nos últimos anos.

Pequenos depoimentos de várias mulheres, de variadas idades e estados do país, assim como na página do movimento,  também trouxeram à realidade situações do cotidiano feminino e trouxeram esperança de que não estamos sós.

Sororidade não é amar todas as mulheres e sim não odiar alguém só por ser mulher. (Pág. 59)

Além de conceituar o guia também tenta quebrar conceitos estabelecidos desde que somos crianças, e mudarmos a nossa própria realidade  e das gerações futuras.

Não posso também não comentar sobre a edição do livro,  as cores (rosa e amarelo), as fontes e as ilustrações foram muito bem pensadas com muito carinho e capricho. Sério,  o trabalho ficou muito lindo ❤

Eu super recomendo esse guia e juntamente com “Sejamos todos feministas” da Chimamanda Ngozi Adichie, é um ótimo livro de introdução ao feminismo é a que das desigualdades e violência de gênero.

Até o próximo post!

Camila Melo 

 

 

Anúncios

18 comentários em “Resenha | Vamos Juntas?, Por Babi Souza

    1. Aiii Reh, que vergonha, rs Eu vou marcando algumas passagens do livro que me chamaram atenção, de alguma forma, é depois fica mais fácil para resenhar 😉 Mas sei lá, cada um tem um jeitinho de falar sobre um livro, nem que seja com pequenos comentários para incentivar, ou não, os demais a ler também 😉 . Bjos ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s