DESAFIO MULHERES NA LITERATURA – 2016
Oies BOOKAHOLICS como eu disse neste post esse mês de março será dedicado à leitura de livros de mulheres que inspiraram ou inspiram o mundo. Minha primeira leitura foi desse livro fantástico de não-ficção que tinha certeza que mexeria muito comigo, só não esperava que mexesse tanto.
DESAFIO ANUAL: 11/50
- Título Original: I am Malala: The Girl Who Stood Up For Education And Was Shot By The Taliban
- Autora: Malala Yousafzai
- Lançamento: 2013
- Editora: Companhia das Letras
- 360 Páginas
- Classificação: 5/5 ❤
A luta é grande. No mundo existem 57 milhões de crianças fora da escola primária. Delas, 32 milhões são meninas. É triste, mas meu país, o Paquistão, ocupa um dos piores lugares: 5,1 milhões de crianças não vão sequer à escola primária, mesmo que na nossa Constituição esteja escrito que toda criança tem esse direito. Há quase 50 milhões de adultos analfabetos, dois terços mulheres – como minha própria mãe. (Pág. 326)
Em 2014, Malala Yousafzai, ais 17 anos, recebeu o prêmio de Nobel da Paz, pela sua luta pelo direito à educação feminina. A paquistanesa foi a mais jovem a receber o prêmio, juntamente com o indiano Kailash Satyarthi.
O livro vai muito além de uma biografia, é um livro tocante, motivador e inspirador sobre luta, quebra de paradigmas e preconceitos.
Prefiro receber com honra seu corpo crivado de balas a ter notícias de sua covardia no campo de batalha. (Poema tradicional pachto – Pág. 19)
O tema central do livro é uma abordagem à proibição das mulheres ao direito de receber educação formal, porém há outras questões que também são relatadas, como a cultura no Oriente Médio, principalmente devido à religião, a política e a influência do ataque às Torres Gêmeas em 2001 nos Estados Unidos.
A minha experiência no decorrer da leitura foi de choque, se aqui no ocidente, nós como mulheres, já enfrentamos tantos preconceito, imagina num lugar onde uma mulher só tem a função de cuidar da casa e procriar, que mulheres são obrigadas a usar burca e nem podem ficar com o rosto descoberto, de mulheres que são açoitadas publucamente se estiverem andando na rua, eu disse andando, com um homem que não for seu parente. Ou para chocar ainda mais de mulheres que são assassinadas por desistirem do marido que as agride num casamento arranjado. 😦 Poderia citar várias passagens, mas são tantas que meu coração até se aperta só em relembrar.
O contexto histórico do país, as suas incessantes lutas e guerras internas e externas, o controle do Talibã e os desastres naturais tecem o livro de uma forma que cheguei a pensar em quanta desgraça as pessoas que moram nesse lugar são obrigadas a enfrentar todos os dias a tanto tempo.
Malala foi muito além das leis impostas pelo seu direito de ir à escola pelas mulheres do Paquistão, que “pagou” com três tiros, um na cabeça. Parece até um filme por ser uma realidade tão distante da que vivemos, dos direitos e liberdade que possuímos. A jovem fez sua voz ecoar em todo mundo, levando seu clamor sobre as condições das mulheres no país, além de desenvolver um fundo de apoio, em que podemos fazer doações.
O livro também me refletir muito em algumas questões:
- Como reclamo tanto de um problema pontual quando milhões de pessoas sofrem muito mais?
- O que eu tenho feito para mudar uma situação?
- Qual o legado que vou deixar na Terra?
O livro é bastante pesado mas é um livro que todos devemos ler, e eu super recomendo!
Malala Yousafzai representa mais que um exemplo, é o registro de um legado, de uma missão, de uma luta, de persistência e perseverança, de conquistas!
Até o próximo post!
Camila Melo
Nossa Ca, adorei a resenha! Ouvi muito (bem) sobre esse livro e to louca para ler 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim é fantástico! Super recomendo 😉 Bjos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Noss não sabia que esse livro era assim. Já li “Cidade do Sol” porém é de ficção, mas conta exatamente sobre a vida dessas mulheres no Afeganistão. Já vou adicionar ele a minha lista, fiquei muito curiosa!
Adorei a resenha!!
Bjuss
https://colecionandohistoria.wordpress.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Raquel, eu super recomendo, é uma história real muito forte e tocante. Vou adicionar “Cidade do Sol” na minha listinha, obrigada pela recomendação. 😉 Bjos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa Ca, simplesmente amei tua resenha!! Fiquei ainda mais curiosa para ler este livro e pude saber mais a fundo do que se trata… adorei *-* parece ser incrível mesmo!
Um beijão ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Naty é muito tocante, por vários momentos tive que segurar as lágrima 😦 Bjos
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] livro I-N-C-R-Í-V-E-L! Triste, pesado e muito inspirador. Para saber mais basta conferir a resenha no […]
CurtirCurtir
Sim, esse livro é incrível e eu me arrepio só de lembrar! Ótima resenha, parabéns!
https://reclusidadesdiarias.wordpress.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa
É muita coragem e determinação dela! Obrigada! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] Mais detalhes na resenha de Eu Sou Malala – Por Malala Yousafzai ❤ […]
CurtirCurtir
[…] * Eu Sou Malala, Por Malala Yousafzai […]
CurtirCurtir
[…] 11 – Eu Sou Malala (Malala Yousafzai) […]
CurtirCurtir
[…] ❤ Eu Sou Malala, Por Malala Yousafzai […]
CurtirCurtir
[…] esse livro no ano passado e se tornou de um dos meus livros preferidos da vida! Confiram a resenha completa desse livro incrível […]
CurtirCurtir
Republicou isso em Memórias ao Vento.
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] Descobri recentemente uma série na Netflix chamada My Next Guest needs no introduction com David Latterman (O próximo convidado dispensa apresentações), por enquanto há duas temporadas disponíveis com vários nomes importantes (ou talvez não tão importante e polêmicas dependendo do seu ponto de vista, rs) da atualidade, incluindo Barack Obama, Jay-Z etc. Mas por enquanto só me animei para assistir o episódio com a Malala Yousafzai. Eu sou fã com a jornada dessa garota, inclusive tem post no blog sobre sua biografia: Resenha | Eu Sou Malala, de Malala Yousafzai. […]
CurtirCurtir