Resenha | O Projeto Rosie, Por Graeme Simsion

Oies BOOKAHOLICS! Hoje vim trazer pra vocês a resenha desse livro que li ano passado e que se tornou um dos meus preferidos: O PROJETO ROSIE ❤

o projeto rosie

  • Título Original: The Rosie Project
  • Autor: Graeme Simsion
  • Gênero: Romance / Ficção Neozelandesa
  • Lançamento: 2013 – Lançamento Brasil: 2013
  • Editora: Grupo Editorial Record
  • 320 Páginas
  • Classificação: 5/5

Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Os seres humanos muitas vezes deixam de enxergar o que está perto deles e que parece óbvio para os demais. (Pág. 96)

A primeira coisa incrível que preciso falar desse livro é a CAPA! Uma das capas mais lindas da minha estante, a fonte utilizada, as cores, os desenhos combinam muito com a história, além do relevo! rs

Descobri esse livro por indicação da fofa e super simpática Fran Guarnieri do blog Morando Sozinha (blog incrível com dicas de decoração, maquiagem, músicas, séries, receitas, organização, livros e muito mais, vale a pena conferir porque é muito bom mesmo!)

Em sua resenha, a Fran fala que a personalidade de Don é muito parecida com a do Sheldon Cooper da série The Big Bang Theory (A Teoria do Big Bang) que eu adoro!

O livro conta a história de Don Tillman, professor de genética numa universidade, que está à beira dos 40 anos e nunca namorou. Após seus amigos convencer-lhe de que para sua vida ser completa ele precisa de uma companheira, ele elabora o Projeto Esposa: um questionário com vários assuntos específicos para encontrar uma parceira “adequada” ao seu estilo de vida.

O problema é que Don (assim como Sheldon) não tem um nível muito elevado de suas habilidades sociais, na verdade não tem nível nenhum, rsrs. Ele é muito metódico, tem cronograma de atividades para tudo e todas as suas tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo, sem imprevistos ou surpresas. Até que Rosie Jarman, que é totalmente o oposto daquilo que ele procura, entra na sua vida como suposta candidata ao Projeto Esposa e muda totalmente a vida de Don.

Por mais estranha que possa parecer ou até mesmo chato, por descrever os dias da semana como são organizadas as atividades, tarefas e até mesmo as compras no supermercado e o jeito de preparar as refeições, de forma bem “exagerada” é o fator primordial para os efeitos de humor na vida tanto de Sheldon na série e de Don no livro.

Narrado em primeira pessoa pelo personagem de Don, a história é muito hilariante, com cenas muito engraçadas devido às (quase nulas) habilidades sociais desse professor bastante peculiar à procura de uma esposa. É de chorar de rir. Sério! O autor também consegue criar uma narrativa tão envolvente que a leitura fluí naturalmente, tanto que acabei devorando o livro em pouco tempo.

Além disso, o livro também traz um mistério que é o Projeto Pai, que tenta descobrir a identidade do pai biológico de Rosie, resultando em momentos de imprevistos, impulsos e muita emoção, questões que até então não faziam parte da vida de Don Tillman. Podemos acompanhar as experiências e mudanças de uma forma bem emocionante na vida desse personagem, que é apaixonante e o faz rever todas as suas regras de vida que estabeleceu para si mesmo.

Se você realmente ama uma pessoa, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos motivos dela.” (Pág. 267)

Esse é o tipo de livro que se aproxima muito do estilo cômico e hilário dos Chick-Lits (SIM! Preciso citar meu gênero favorito em todos os post! rs 😉 ) Eu sou apaixonada pelos personagens, pela história e pelo ambiente que o autor criou no livro, além de todo o mistério envolvendo o pai de Rosie e se ela chegaria a ter um relacionamento com Don.

Incapacidade (ou capacidade reduzida) de sentir empatia não é a mesma coisa que incapacidade de amar. Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica. (Págs. 303/304)

O livro já teve os direitos adquiridos para a adaptação cinematográfica e até contava com Jennifer Lawrence para o papel de Rosie, mas a atriz desistiu do papel e não há ainda data prevista para o filme sair nos cinemas.

Eu super recomendo esse livro.

Se você já leu comenta o que achou 😉

Até o próximo post!

Anúncios

9 Comentários

  1. Preciso ler o livro, antes que o filme chegue nas telonas, e depois dessa resenha é NECESSÁRIO que eu leia. Te indiquei em uma tag, caso já tenha respondido, deixa o link para mim? Beijos!

    https://meapaixoneiporumlivro.wordpress.com/2015/10/20/respondendo-tags-versatile-blogger-award/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Um dos meus livros preferidos! Bjos e obrigada pela indicação, assim que possível farei a TAG.

      Curtir

  2. Eu sou apaixonada por “O Projeto Rosie”<3 Li ano passado e me encantei por Don e Rosie *-* Fora que as reviravoltas na história são sensacionais e boa parte delas é realmente inesperada. Estou ansiosa para que o vol 2 chegue ao Brasil. E concordo plenamente que a capa é super gracinha. *-* Eu o comprei pela sinopse quando o vi em uma promoção na Saraiva e acabou que gostei tanto que inclusive presenteei minha melhor amiga com esse livro e ela também adorou. Ah, e considero OPR como uma versão amadurecida de "O Teorema Katherine", que li uns meses antes.

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. […] é um dos meus preferidos,  acho a história perfeita e com vários elementos que eu adoro!  A resenha está aqui disponível no […]

    Curtir

  4. […] Continuação de O Projeto Rosie – Por Graeme Simsion <3❤❤ […]

    Curtir

  5. […] 1º Semestre | 2016 e não vou deixar a sinopse para não dar spoirlers sobre o primeiro livro O Projeto Rosie – Por Graeme Simsion, um dos meus livros […]

    Curtir

  6. […] Eu simplesmente amo esse livro!❤ Confiram a resenha de Resenha | O Projeto Rosie, Por Graeme Simsion <3❤ […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: