Maratona Literária de Inverno 2015

11698416_913321892064415_8171529356300638383_n

Durante os dias 06 de Julho e 03 de Agosto aconteceu a Maratona Literária de Inverno 2015, criada pelo Victor Almeida do canal literário Geek Freak, e que ainda contou com a participação de outros booktubers. Os objetivos dessa maratona eram ler uma quantidade maior que você não está acostumado durante um certo período, e ainda, “desencalhar” os livros há muito tempo parados da sua estante. Cada semana contava com um tema específico de gêneros literários, e ainda, alguns desafios. (Vídeo de Apresentação) Vale ressaltar que não era nada obrigatório, cada um poderia determinar quando, quantos e/ou quais livros iria ler durante esse período de férias.

AS EXPECTATIVAS…

Essa foi a primeira maratona literária que participei e achei fantástico aproveitar as minhas férias na faculdade me dedicando às minhas leituras, deixando de lado os textos técnicos e lendo apenas o que eu escolhi. 🙂 Separei (ousadamente, rsrs) para esse período de leituras intensas 11 livros, distribuídos dentro das semanas temáticas e desafios dessa forma:

Semanas Temáticas
– Semana I: Fantasias, Distopias e/ou Ficção Científica – SÉRIE DIVERGENTE (Divergente, Insurgente e Convergente)
– Semana II: Thriller, Suspense e/ou Terror – O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES / DESAPARECIDO PARA SEMPRE
– Semana III: YA Contemporâneo, Romance e/ou Drama: UMA CARTA DE AMOR / O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR
– Semana IV: Livros Nacionais – A PAIXÃO SEGUNDO G.H / A MENINA DO VALE/ A MENINA DO VALE II / À SOMBRA DO CIPRESTE

Desafios
– Um livro com figuras e/ou ilustrações: A MENINA DO VALE II
– Comece ou termine uma série, trilogia e/ou duologia: DIVERGENTE
– Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica: CONVERGENTE
– Um livro com capa azul: O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR
– Um livro do gênero que você menos leu ano passado: A MENINA DO VALE
– Um livro que você ganhou: À SOMBRA DO CIPRESTE
– Um livro com mais de 400 páginas: INSURGENTE

A REALIDADE…

Dos 11 livros que separei para a maratona li ao final 8 livros e meio, rsrs. Sendo eles:

  1. Divergente (Veronica Roth)
  2. Insurgente (Veronica Roth)
  3. Convergente (Veronica Roth)
  4. O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Ranson Riggs)
  5. Desaparecido Para Sempre (Harlan Coben)
  6. O Céu Está Em Todo Lugar (Jandy Nelson)
  7. A Menina Do Vale (Bel Pesce)
  8. A Menina Do Vale II (Bel Pesce)
  9. A Paixão Segundo G.H. (Clarice Lispector) … Não finalizado

Claro que o meu objetivo era conseguir ler todos os livros que eu separei porém, fiquei muito feliz com o meu resultado, sendo a minha primeira maratona. Mesmo porque não apenas li nas férias, tive outras atividades e também aqueles momentos de não querer ler nada, rs (os Jogos Pan-Americanos, o programa de confeitaria Que Seja Doce e os filmes do Telecine quase acabaram com a minha concentração nos livros hahaha). Quero deixar registrado também que não consegui ler todos os livros dentro das semanas específicas de cada tema, e isso se explica porque logo na primeira semana cada livro tinha mais de 500 páginas, atrasando as demais semanas e os livros “menores” ficaram só para a última semana.

Adorei participar da maratona e ainda poder interagir com outros leitores, a partir da #MLI2015 nas redes sociais, podíamos acompanhar o que os demais pretendiam ou estavam lendo, sugerir ou pegar sugestões de leituras, foi maravilhoso! Outro ponto muito legal foi a ideia das semanas temáticas, porque consegui variar bastante e não ficar presa num gênero só, evitando algum tipo de “ressaca literária”.

Espero participar de outras maratonas e até o próximo post!

7 Comentários

  1. […] nem fiz um post especial aqui no blog (como da Maratona Literária de Inverno 2015) porque eu falhei de forma muito insuperável para mim mesma, rs. Eu estava de férias e estava […]

    Curtir

  2. […] primeira maratona, o que me estimou ainda mais para ler (se você não viu as minhas leituras na Maratona Literária de Inverno 2015 é só conferir 😉 […]

    Curtir

  3. […] de não ter conseguido ler todos os livros que pretendia😉 (mais detalhes nesse post sobre a Maratona Literária de Inverno 2015 😉 […]

    Curtir

  4. […] outros posts que adoro maratonas literárias e é a segunda vez que participo e comparando com a Maratona Literária de Inverno 2015 nessa eu consegui ler […]

    Curtir

  5. […] foi e qual o meu desempenho nas edições passadas eu recomendo para vocês os seguintes posts: Maratona Literária de Inverno 2015, News #8 | Maratona Literária de Inverno 2016 e Maratona Literária de Inverno 2016 😉 […]

    Curtir

  6. […] ano, rs … Se vocês quiserem saber como foram as maratonas anteriores, confiram os posts Maratona Literária de Inverno 2015 e Maratona Literária de Inverno […]

    Curtir

Deixe um comentário

