O post de hoje é sobre um dos meus gêneros preferidos de todos os tempos: Chick-Lit. É um gênero que eu sempre preciso ler, tipo sempre mesmo!

Chick-Lit é um gênero dentro dos romances contemporâneos, que são escritos por mulheres – Nicholas Sparks não escreve Chick-Lit, nem algum outro autor masculino como muitos pemsam –  e,  tem como personagens principais mulheres, nunca vi algum Chick-Lit com algum personagem principal masculino, rsrs. O gênero Chick-Lit é chamado pejorativamente, no meu ponto de vista, como “livros para mulherzinha”. Muitas autoras escrevem livros desse gênero da forma mais variada, abrangendo o cotidiano da mulher, em suas várias faixas etárias, situações, dramas, relacionamentos, vida profissional e tudo que envolve o mundo feminino. Vale lembrar que esse não é um gênero feminista, muito pelo contrário, consegue desenvolver suas tramas de uma forma que suas leitoras conseguem se identificar devido à realidade que se passam os desafios na vida da mulher.

São muitas autoras que escrevem dentro do gênero Chick-Lit e vou destacar agora as autoras que mais leio…

maryan

Marian Keyes – Uma das minhas autoras preferidas, a rainha dos Chick-Lits! Irlandesa, tem 12 livros publicados no Brasil, sendo o mais conhecido “Melancia”, que faz parte da série de 6 livros da Família Walsh. Seus livros abrangem temas como a depressão, traição, suicídio, violência doméstica, vício em drogas e álcool, a partir de suas experiências pessoais a autora consegue desenvolver esses temas muito pesados de uma forma muito leve e descontraída. São vários momentos em que choramos de rir nas situações em que suas personagens se encontram, além também de nos emocionar e chegar às lágrimas. Farei um post futuramente só para falar sobre essa maravilhosa autora e seus livros!

Sophie-Kinsella-CBlake-Littlec22

Sophie Kinsella – Também uma das minhas autoras preferidas. Britânica, ex-jornalista de economia, tem também 12 livros publicados no Brasil, com destaque para a série “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, que já foi adaptado para o cinema em 2009. A série conta de forma hilariante as confusões em que uma viciada em compras se envolve. A autora também tem outros livros como “Fiquei Com Seu Número” e todos tem como característica marcante o humor e é impossível não chorar de tanto rir enquanto lemos. Outros livros da autora são escritos pelo pseudônimo Madeleine Wickham. Observação: a autora já tem presença confirmada para a Bienal do Rio de Janeiro em Setembro.

meg

Meg Cabot – A rainha dos livros juvenil e infanto juvenil. Norte-americana tem mais de 60 livros publicados. Seus livros mais conhecidos fazem parte da série “O Diário da Princesa” com dois filmes adaptados para o cinema com Anne Hathaway como personagem principal, outra série de destaque é “A Mediadora”.  A autora não escreve somente Chick-Lits, mas vários gêneros. Dentro dos “livros para mulherzinha” a série que mais gosto é “A Rainha da Fofoca” com 3 livros, que conta a história de Lizzie Nichols, uma estudante de moda que trabalha na restauração de vestidos de noiva, e tem um sério problema falando demais na hora errada, rs.

lauren-weisberger-01

Lauren Weisberger – Norte-americana. Autora do famoso e também adaptado para o cinema “O Diabo Veste Prada”, que se passa no ambiente de uma revista de moda muito famosa com uma chefe carrasca. Outros livros da autora que não tiveram o mesmo sucesso foram: “Uma Noite no Chateau Marmont”, “À Caça de Harry Winston” e a continuação “A vingança Veste Prada”, continuação do livro d maior sucesso da autora.

cecelia

Cecelia Ahern – Irlandesa. Seu livro de sucesso mundial e de fazer chorar até o mais duro de coração é “P.S. Eu Te Amo”. Além dos livros “Simplesmente Acontece”, “A Vez da Minha Vida”, “O Presente” e muitos outros. A autora é a mais “sensível” e consegue nos fazer chorar com suas histórias.

Outras autoras que também devem ser lembradas são:

Candance Bushanell – Sex and the city

Helen Fielding – “O Diário de Bridget Jones”

Emily Giffin – “Questões do Coração”

Cecily Von Ziegesar – “Gossip Girl”

Rachel Cohn – “Pão de Mel”

Susane Colasanti – “De Repente Acontece”

Ella Griffin – “Postais do Coração”

Carina Rissi

No Brasil, uma autora que tem conquistado muito seu espaço dentro de gênero é a Carina Rissi, nascida no interior de São Paulo a autora faz muito sucesso com seus fãs pelos livros “Procura-se Um Marido” e “Perdida”.

Anúncios

9 comentários em “*** O que você precisa saber sobre CHICK-LIT ***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s